Assim como esportistas têm treinadores, pode ser bom para um novo investidor ter um mentor

Estar preparado é essencial para qualquer competição. Seja uma corrida, uma apresentação de nado sincronizado ou uma partida de vôlei, os atletas passam por processos de treinamento intenso para entrar confiantes em jogo. Nós, espectadores, não conseguimos mensurar o esforço real que esses profissionais empregam em suas rotinas para se manterem focados em obter sucesso em suas carreiras esportivas, pois os vemos já na reta final, em campo, na piscina ou até mesmo ganhando medalhas e troféus.

A vida do empreendedor não é muito diferente. Nós, consumidores e usuários, vemos o resultado final: seus negócios proporcionando algum serviço ou produto que torna nossas vidas mais fáceis.  No entanto, o empreendedor, como o atleta, passa por um processo desafiador de preparo antes de abrir seu negócio. As etapas e conceitos que tanto o empreendedor quanto o atleta seguem para se preparar são, em sua natureza, muito semelhantes.

Veja algumas dicas de preparação para abrir um negócio, ou entrar numa competição, que podem te ajudar a manter o foco em seu objetivo final: obter sucesso profissional.

Perseverança

Tanto no caminho do empreendedorismo quanto dos esportes, você vai escutar muitas negativas. Talvez aquela primeira ideia em que você apostava todas as suas fichas não pareceu tão legal aos olhos do mercado e investidores. Calma, não desanime!

É importante saber que você deve perseverar para poder ir além. Lembre-se se que muitas pessoas têm ideias boas, mas apenas algumas de fato as executam. Não é a ideia que te diferencia, mas sim a ação. Por isso ao ouvir muitas negativas e sentir-se desanimado, respire fundo e repense seu empreendimento. Feedback é relevante e pode te guiar para melhorar seu negócio, por isso, escute às preferências do mercado e comece de novo, se necessário. Sempre existem formas de melhorar seu plano de negócios, seus produtos e ofertas.

Vale mencionar que, às vezes, aquela primeira ideia é inviável por inúmeros motivos, e talvez você precise começar do zero, o que nos leva ao próximo ponto:

Aprenda com suas experiências

Com certeza famosos atletas vitoriosos se prepararam muito até alcançar êxito e reconhecimento. Quantas vezes não devem ter caído e se reerguido? É a mesma coisa com um novo negócio. Se a primeira ideia não vingar, você vai carregar essa experiência com você e quando partir para a próxima, já não vai cometer os mesmos erros e cair nas mesmas armadilhas.

Todos os erros e acertos te ajudam a ter uma melhor perspectiva pra a sua próxima tentativa no empreendedorismo.

Outra coisa que pode te ajudar a adquirir mais experiência são cursos. Você pode aprender bastante com apoio de teorias e exercícios, além de te ajudar a se sentir mais confiante perante o mercado.

Seja estratégico

Muitas vitórias esportivas dependem de estratégia e seu novo negócio também. Planeje tudo o que puder: trace previsões e tendências, entenda seu mercado e tenha um planejamento claro sobre seus próximos passos. Imprevistos acontecem, mas serão mais fáceis de contornar se você tiver um planejamento estratégico para seu negócio.

Tenha conhecimento técnico

Pode parecer um ponto óbvio a se destacar, pois é claro que um jogador de vôlei vai treinar sua técnica de saque. Mas, para o empreendedorismo, talvez passe batido.

Para abrir um novo negócio, no entanto, você precisa de conhecimento técnico: entenda seu mercado a fundo. Saiba as variáveis e o que move seu segmento, compreenda seu público e ofereça o que eles precisam. Com essas noções você vai conseguir entregar os produtos e serviços de que o mercado precisa e que seus clientes potenciais procuram.

Além disso, também pode ajudar saber conceitos básicos de tecnologia e Internet para que você possa deixar sua ideia visível no ambiente online. Atualmente existem muitas ferramentas online acessíveis que podem ajudar a alavancar seu novo negócio, seja com a criação de um site, divulgação em redes sociais e ferramentas de e-mail marketing que ajudarão a interagir com seus clientes e promover sua marca de forma mais abrangente.

Esteja psicologicamente preparado

Tanto para esportes quanto para negócios, é importante estar psicologicamente preparado. Muitos imprevistos podem acontecer ao longo de uma partida de Handebol, por exemplo, e também durante sua trajetória de empreendedorismo.

Diante de desafios, às vezes ajuda se respirarmos fundo para pensar com lógica e foco. Você precisa aceitar que às vezes as coisas saem do seu controle e planejamento, e manter-se firme e continuar olhando para frente.

Cuide de sua saúde emocional e você poderá encarar os desafios com mais leveza. Depende apenas de você dar o primeiro passo e manter-se equilibrado ao longo do caminho para o sucesso.

Tenha um mentor

Assim como atletas têm treinadores, pode ser bom para um novo empreendedor ter um mentor. Compartilhe sua ideia com alguém que tem mais experiência de negócios que você e ele poderá te orientar quanto aos melhores caminhos, dará dicas de mercado e te guiará por momentos difíceis.

Não tem problema pedir ajuda e fazer perguntas, afinal, sua vida profissional depende desse seu novo negócio e seu mentor será sua referência para você poder executar sua ideia da melhor forma possível e alcançar o sucesso. Além disso, um olhar de fora pode fornecer perspectivas diferentes para ajudar a melhorar seu novo empreendimento.

Você se surpreenderá com o quanto as pessoas são abertas para compartilhar experiências e dar dicas de mercado, por isso, não tenha medo de abordar potenciais mentores. Lembre-se que pode te ajudar a estar a um passo mais próximo de alcançar seus sonhos.

* Artigo retirado do site Newtrade e escrito por Cristiano Mendes, diretor de Business Development para América Latina da GoDaddy, maior provedor de tecnologia para pequenas empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *