Para alcançar objetivos, garantir a participação dos supermercadistas nas decisões técnicas da Associação e criar uma Asserj mais forte e assertiva — com representatividade e voz— foram criados os conselhos. Todos eles são formados por profissionais das respectivas áreas, que atuam nos supermercados associados:

Conselho de RH

Produz os índices de interesse do setor tais como: turnover, absenteísmo pesquisa salarial, dentre outros. Toda vez que se fala de Turnover no varejo estão incluindo números do varejo total. Os índices reais dos supermercados só a Asserj tem, graças ao trabalho que o Conselho de RH realiza.

Conselho do Alimento Seguro  

Atua em concordância com os órgãos públicos, através das Câmaras Técnicas, em níveis municipal, estadual e federal, a fim de realizar discussões com os principais representantes do setor para garantir qualidade e eficácia nas operações, prevenindo multas e autuações e garantindo alimento seguro para o consumidor.

Conselho de Comunicação e Marketing

Responsável por formular e implementar a política de comunicação da Associação. Compete a ele apreciar e deliberar sobre o plano de comunicação institucional; supervisionar a execução e avaliar os resultados de implementação; decidir sobre programas, projetos e ações pertinentes ao setor, discutindo problemas e soluções em comum.

Conselho Jurídico

Trabalha para defender os interesses do setor supermercadista, na forma da lei, buscando benefícios e conquistas para os associados, tais como: interpretação de projetos de lei e leis, emissão de pareceres que servem de base para demandas judiciais, acompanhamento de normas de interesse do setor, dentre outros.

Conselho Comercial

Responsável por realizar a gestão de relacionamento entre fornecedores e supermercadistas, a fim de fortalecer não só os supermercados, mas a indústria e toda a cadeia de abastecimento. É o conselho que trabalha para     produzir os índices de variação de vendas e de cesta básica, entre outros.