Evento acontecerá em Itaipu, São Conrado e Copacabana

Desde junho, a ASSERJ apoia o projeto socioambiental De Olho no Lixo, realizado pela Viva Rio e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Amanhã, a iniciativa promove um grande mutirão de limpeza no Rio e em Niterói para celebrar o evento global Clean Up Day. Serão realizadas ações de conscientização ambiental que têm como objetivo a redução do lixo descartado que polui rios, praias e lagoas.

O evento acontece das 8h às 13h nas praias de Itaipu, São Conrado e Niterói. Em Itaipu, agentes ambientais do Reserva Extrativista de Itaipu (Resex) e do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), administrados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vão atuar no mutirão em conjunto com mergulhadores do Inea, da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), da Polícia Civil, e voluntários das escolas de mergulho Netuno Diving e Pro Divers que vão trabalhar na coleta submarina de resíduos, com o apoio de embarcações da Resex e da 7ª Unidade de Polícia Ambiental (UPAm) Marítimo e Fluvial.  Policiais ambientais da 6ª UPAm e escoteiros mirins também vão estar presentes na ação informando aos banhistas sobre a importância do descarte correto de lixo.

Já em São Conrado, as areias da praia prometem ficar movimentadas com as oficinas de construção de instrumentos musicais sustentáveis e a confecção de roupas, feitos a partir do lixo coletado na Rocinha. Serão promovidas apresentações musicais do Grupo Chegando de Surpresa, da Comlurb, do DJ Fábio ACM, que irá tocar com vinis descartados, além da mostra fotográfica de Rodrigo Anis que expõe o trabalho de limpeza realizado nos canais e vielas da Rocinha pelo Projeto De Olho no Lixo.

Durante todo o evento, a Associação de Surf da Rocinha, vai oferecer oficinas de surf gratuitas. A Associação também receberá doações de pranchas e equipamentos para serem reaproveitados em suas aulas.

O encerramento das atividades será em um quiosque da praia de Copacabana, em frente à Rua Miguel Lemos, às 13h, com uma apresentação musical especial da banda de alunos e professores do Projeto Funk Verde. Os percursionistas vão tocar um repertório inédito de músicas utilizando instrumentos construídos a partir do lixo coletado nas ruas e vielas da Rocinha.

A partir das 10h, a praia de Copacabana também receberá um mutirão com cerca de mil voluntários. Serão distribuídas sacolas plásticas e luvas aos participantes. Este evento é uma realização do Instituto Eventos Ambientais e Amigança Produções e Promoções.

As ações de mobilização ambiental fazem parte da 14ª edição anual do evento Clean Up The World (CUW), que envolve 35 milhões de pessoas em 125 países. No Rio de Janeiro, as iniciativas vão acontecer nas principais praias, como: São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Urca, Praia Vermelha, Joatinga, Barra, Recreio, Sepetiba, Prainha, Macumba, Itaipu, além das praias das ilhas do Governador e de Paquetá.

O projeto “De Olho no Lixo: transformando resíduo em arte, cultura e educação”, desde fevereiro de 2016, desenvolve um trabalho de manejo correto dos resíduos sólidos na favela da Rocinha para minimizar o impacto negativo provocado pelo lixo. Desde março de 2016 já foram removidas 218 toneladas de resíduos de pontos estratégicos da com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *