Eficiência energética e sustentabilidade serão os temas abordados

O alto custo com energia elétrica e a restrição para o uso do R22 (HCFCs) têm feito com que o setor supermercadista invista em soluções energeticamente eficientes e ecologicamente corretas. Como os sistemas de refrigeração e ar condicionado respondem por grande parte do consumo de energia no ramo varejista, a automação tem sido uma das soluções empregadas para reduzir em curto prazo a despesa.

Com o intuito de promover uma discussão sobre o setor, será promovido o 1º Simpósio Danfoss sobre tendências em eficiência energética e sustentabilidade para supermercados amanhã, das 9h às 12h30. O evento será realizado no auditório da Associação Paulista de Supermercados (APAS) e transmitido ao vivo na página da Danfoos no Facebook (facebook.com/DanfossBrasil).

Confira abaixo a programação:
9h: bloco 1 – Eficiência Energética para Supermercados

Moderador: a confirmar

  • Os desafios das grandes redes de supermercados para elevar a eficiência energética de suas lojas, Pierre-Yves Mourgue, Diretor Presidente da Greenyellow.
  • A eficiência energética dentro de um mercado em transformação, Rogério Marson, gerente de engenharia da Eletrofrio.
  • Eficiência energética, fluidos refrigerantes e soluções para um mercado com nichos cada vez mais distintos, Marcelo Merolli, diretor da Plotter Racks.

11h: bloco 2 – Sustentabilidade

Moderador: Maurício Cavicchiolli, diretor de sustentabilidade da APAS.

  • Desafios do supermercadista no desenvolvimento de lojas mais sustentáveis, Thiago Pietrobon, diretor da Ecosuporte.
  • Ações brasileiras para a eliminação dos HCFCs no setor de refrigeração, Gabriela Lira e Frank Amorim, Ministério do Meio Ambiente.
  • Ações de sustentabilidade no Grupo Pão de Açúcar, Thatiana Zukas, coordenadora de sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *