Super Rio Expofood estima gerar R$2,5 bilhões em negócios

O mais inovador Trade Show do varejo na América Latina pretende bater o recorde de 56 mil visitantes

Nos dias 28, 29 e 30 de março acontece no Riocentro a 33ª edição do Super Rio Expofood (SRE), o maior e mais inovador Trade Show do varejo na América Latina. A feira conta com a participação das maiores empresas do setor e tem o propósito de proporcionar experiências, apresentar inovações e lançamentos para os mercados nacional e internacional, além de estimular negócios entre os empresários.

Durante os três dias de evento, as empresas expositoras têm a oportunidade de fechar contratos, fazer demonstrações, lançar produtos, informar e fortalecer a imagem da marca para um público B2B qualificado. Já o público participante vai ter privilégio de conhecer em primeira mão as novidades do setor e fazer contato direto com os distribuidores, em cerca de 500 estandes.

Uma das maiores novidades desta edição é a Convenção das Américas de Supermercados, que acontece pela primeira vez no Brasil e vai ser sediada dentro da SRE, com palestras de grandes nomes do setor, como Camila Farani, Neil Patel, Zico, Celine Costeau e Danni Suzuki, por exemplo.

Para o presidente da Asserj, Fábio Queiróz, esta edição do Super Rio Expofood vai ser a maior de todos os tempos, justamente pela maior procura do público:

“Ano passado já batemos o recorde histórico com 56 mil pessoas e estamos motivados a ultrapassar este número. Além disso, a chegada da Convenção das Américas dentro do SRE engrandece ainda mais o evento e o qualifica, principalmente devido ao nível do conteúdo das palestras”, comenta.

Asserj traz para o Brasil a Convenção das Américas de Supermercados

Pela primeira vez no país, a Convenção das Américas de Supermercados acontece dentro da Super Rio Expofood, no pavilhão três, em um espaço com capacidade de receber até duas mil pessoas por dia, com a participação de 15 países da América Latina, Estados Unidos e Caribe.

Esta é considerada a maior convenção americana do setor, tanto pelo tamanho, quanto pela riqueza das palestras, que contam com nomes de grandes personalidades como Camila Farani, Neil Patel, Zico, Celine Costeau e Danni Suzuki, além de outros especialistas no segmento.

Este ano, a conferência tem como tema principal “Sustentabilidade”, que é muito debatido pela Celine Costeau. Durante os três dias, executivos de empresas renomadas vão falar sobre as inovações no setor e contar Cases de sucesso. Além disso, a convenção conta com painéis com grandes líderes, que vão dar informações valiosas sobre o mercado.

Resultado da parceria entre a Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) e a Associação Americana de Supermercados (ALAS, sigla em espanhol), a conferência tem o intuito de viabilizar o networking entre, aproximadamente, mil supermercadistas dos 15 países participantes.

A realização da Convenção das Américas dentro da SRE pretende fomentar ainda mais a promoção de acordos internacionais. Para o presidente da Asserj, Fábio Queiróz, é previsto que o evento estimule o fechamento de negócios na ordem de R$2,5 bilhões.

“Esta é a maior convenção do setor no continente americano não só em termos de conteúdo, mas de público. É esperado duas mil pessoas por dia e já estamos com as inscrições quase esgotadas. Com isso, temos a expectativa de geração de muitos negócios, pois a área internacional da feira cresceu. Temos um recorde absoluto do número de expositores e, por isso, espera-se que vai haver um aumento do número de negócios gerados dentro da feira”.

Além disso, figuras ilustres vão participar da cerimônia de abertura da convenção, como o presidente da ALAS, Ricardo Zórzon, o presidente do Conselho de Supermercados das Américas, Christian Cieplick, o presidente da Asserj e vice-presidente da ALAS, Fábio Queiroz, o governador do Estado do RJ, Cláudio Castro e o prefeito da Cidade do RJ, Eduardo Paes.

Outra novidade da conferência é a posse de Fábio Queiróz como vice-presidente da ALAS, que acontece no dia 28 de março, às 14h, durante a abertura do evento.

Queiróz está há sete anos na presidência da Asserj e tem mais de 20 anos de atuação no setor supermercadista brasileiro. Ele reformulou a SRE Trade Show e criou o Conecta Varejo, que originou o Rio Innovation Week, o maior evento de tecnologia da América Latina. Sua nomeação se deve ao excelente trabalho que desempenha à frente da Asserj.

As maiores empresas do setor vão estar na SRE

Esta é uma oportunidade para o público conhecer os mais de 500 estandes com novidades da área, ter a possibilidade de degustar e ver demonstrações. A expectativa é que os fornecedores consigam fechar ainda mais negócios em 2023 do que na edição anterior.

Luciano Oliveira, diretor comercial da Bom Gosto Alimentos, que esteve na última edição da SRE, afirma que a empresa teve um aumento significativo após a participação:

“Nosso acréscimo foi fantástico. Estivemos pela primeira vez em 2022 e posso afirmar, sem dúvidas, que crescemos cerca de 55%. Geramos mais de R$3 milhões de faturamento apenas nos três dias de exposição, e este número continuou expandindo durante todos os meses subsequentes. A SRE superou muito nossas expectativas”, afirma Luciano.

Nesta edição, a Bom Gosto Alimentos vai lançar a linha de goma para tapioca. Segundo o executivo, a quantidade de negócios deve ser superior ao do ano passado: “Acredito que vai valer cada recurso investido”, comenta.

Já o Grupo Assim Saúde, vai participar pela primeira vez da SRE e já conta com uma grande estrutura para atrair os visitantes. Com um Stand inovador, a empresa irá posicionar um ônibus equipado com consultórios médicos, onde uma equipe multidisciplinar vai realizar procedimentos tais como aferir pressão, glicemia, circunferência abdominal e IMC, sem custo.

A ideia é mostrar o formato dos serviços feitos com clientes corporativos, pois o atendimento móvel atua em eventos relacionados com a segurança do trabalho e é destinado para empresas com no mínimo 300 funcionários.

“Temos grandes expectativas para a SRE, pois já somos o plano de saúde líder em atendimento para os setores supermercadista e varejista, ou seja, grande parte das empresas que irão participar do evento já são nossos clientes ou potenciais clientes. A ideia é levar um consultório móvel para apresentar um dos nossos diferenciais. Desta forma, o público poderá conhecer uma das nossas ferramentas, garantindo um atendimento humanizado e personalizado”, informa Fábio Maia, diretor comercial do grupo.

Além disso, a Assim Saúde vai participar da Convenção das Américas no dia 28 de março, às 18h, por meio da palestra com Pamela Beça Ferraz, nutricionista especializada em nutrição comportamental, ortomolecular, fitoterapia e cirurgia bariátrica. Na oportunidade, Pamela vai falar sobre a importância da alimentação, com foco na conscientização alimentar com a temática do teor dos alimentos.

Além dessas, outras novidades vão ser apresentadas na feira, como o creme de leite e a manteiga da marca Vida Veg, ambos veganos, o lançamento da Usina Solar de Vassouras pela empresa Quanta Geração, os produtos para limpeza da Bettanin, a cozinha 4.0 da FM Cozinhas, além de muitos outros.

Espaços com atrações

A SRE tem algumas áreas temáticas para apresentar novidades de setores específicos. O Sesc Senac Gourmet Show Arena, por exemplo, é um ambiente exclusivo para apresentar as tendências da gastronomia, com aulas, degustações, exibição de novas técnicas e demonstração de produtos. 

Destinado para profissionais de bares, restaurantes, padarias e hotelaria, ele tem o intuito de promover a criatividade, a economia e a maior qualidade para as cozinhas dos estabelecimentos. As aulas-show vão ser ministradas por chefes e instrutores do Senac RJ.

Já o Agro Business vai ter um palco para a apresentação de palestras com grandes nomes da área, empresas e rodadas de negócios.

Além disso, a SRE conta com o Lounge Premium para receber autoridades, empresários, associados, formadores de opinião e os grandes patrocinadores.

Tecnologia

A feira conta ainda com o aplicativo SRE Trade Show, que funciona como uma rede social exclusiva. Nele o usuário tem a oportunidade de se inscrever no evento, ver a programação, conferir o perfil dos palestrantes da Convenção das Américas e ter informação dos expositores, dos patrocinadores e da feira. Além disso, é possível fazer amizade com os outros inscritos, trocar mensagens e participar de quiz e de enquetes.

O App oficial do maior Trade Show do varejo está disponível para download no Google Play e na App Store, e foi desenvolvido pela Yazo, empresa que cria soluções digitais para eventos corporativos.

Sustentabilidade

A SRE conta ainda com gestão de resíduos para a reciclagem. Latas de separação de lixo são distribuídas pela feira e recolhidas por uma empresa especializada.

Ela impulsiona ainda o Mesa Brasil, uma ação desenvolvida pelo Sesc RJ, que luta contra a fome e o desperdício. Ao final da feira, alimentos e produtos que não foram utilizados pelos estandes são arrecadados e doados para instituições beneficentes.

 

Resultados surpreendentes

Em sua última edição, em 2022, o Super Rio Expofood reuniu 56 mil visitantes e R$500 milhões convertidos em negócios. Contou ainda com 60 palestras, divididas em cinco palcos diferentes.

O evento deste ano estima bater um recorde do número de visitantes nos pavilhões 3 e 4 do Riocentro, em um espaço com cerca de 40 mil m². Além disso, vai ter a participação de cerca de 500 marcas expositoras e um investimento de 30 milhões de reais no Estado do Rio de Janeiro, com potencial para gerar cerca de R$2,5 bilhões em negócios fechados.

A feira atua ainda na geração de renda e de empregos. Na última edição, oito mil empregos diretos e indiretos foram criados.

Promovido desde 1981 pela Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) e pela Base Eventos, o SRE tem como objetivo reunir profissionais de redes supermercadistas, bares, restaurantes, padarias, hotéis, fornecedores, indústrias e distribuidores. Os associados da Asserj têm inscrição gratuita.

 

Conheça alguns dos palestrantes da Convenção das Américas

 

Zico

Ele é ex-futebolista e ex-treinador. Foi considerado um dos melhores jogadores da história pela revista World Soccer e é um dos brasileiros a figurar no Hall da Fama da FIFA.

Em sua atuação como jogador, conquistou sete vezes o título Estadual (1972, 1974, 1978, 1979, 1979 Especial, 1981 e 1986), três vezes o Campeonato Brasileiro (1980, 1982 e 1983), a Copa União (1987), a Libertadores da América (1981) e do Mundial Interclubes (1981).

Como político, assumiu a secretaria de Desportos do Governo Fernando Collor, onde criou a Lei Zico, que, assim como a Lei Pelé, propunha a extinção do passe.

Durante o evento, Zico vai fazer a palestra: “Desvendando o Jogo da Liderança: Lições de um Líder Empreendedor e Campeão”, no dia 28/03, às 17h.

 

Camila Farani

Participante do programa Shark Tank Brasil durante seis anos, Camila Farani é empreendedora, investidora e educadora. Além disso, ela é colunista da revista Forbes, do Estadão e do MIT Tech Review, e autora do livro Desistir não é opção.

Sócia-fundadora da boutique G2 Capital, membro do Conselho de Administração do PicPay, sócia e investidora da Play9 e investidora, embaixadora oficial e Conselheira Especial de Marketing e Growth da Nuvemshop. Também é criadora do Ela Vence, comunidade que conecta e inspira lideranças femininas, empreendedoras e investidoras.

Considerada pela Bloomberg Línea uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina, e pela revista IstoÉ Dinheiro a empreendedora do ano 2022, na categoria Inclusão Social.

Ela também venceu o Women in Tech Latam Awards 2022, na categoria Best Ally (Melhor aliado, em tradução livre), é bicampeã como a melhor Investidora-Anjo no Startup Awards e reconhecida por cinco vezes referência em investimento na América Latina pela Associação para o Investimento de Capital Privado na América Latina  (Lavca, sigla em espanhol).

Durante a convenção, Camila Farani vai participar do painel NEGTUB (Negociando com Tubarões), no dia 29/03, às 16h20, juntamente com Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ e vice-presidente da ALAS, e com Sérgio Álvim, fundador do Centro de Inteligência e Negócios do Varejo (CINVA), dono da marca SA Varejo.

 

Celine Cousteau

Cineasta norte-americana com foco em questões ambientais e socioculturais, Celine Cousteau é palestrante frequente nas Nações Unidas e no Fórum Econômico Mundial.

Fundadora da CauseCentric Productions, Céline cria conteúdos impactantes e focados em causas ambientais, incluindo seu longa-metragem, Tribes on the Edge (Tribos no Limite, em português), feito a pedido dos Povos Indígenas do Vale do Javari, na Amazônia brasileira. Inspirada pelo filme, Céline co-fundou o The Javari Project, uma organização com propósitos de implementar ações tangíveis para os povos indígenas do Javari.

Céline faz parte do conselho de administração do National Aquarium (Aquário Nacional dos EUA), o primeiro no país a planejar a mudança de seus golfinhos para um santuário oceânico.

Ela escreveu dois livros, o Blue Mind (Mente Azul), que mostra os efeitos da água no corpo humano, e o Le Monde Après Mon Grand-père (O mundo depois do meu avô), que faz homenagem ao seu avô, o também cineasta e ambientalista Jacques Cousteau.

Durante o evento, Celine Cousteau vai fazer a palestra: “Importância do tema ESG no Segmento de Alimentos”, no dia 28/03, às 15h.

 

Neil Patel

Reconhecido como um dos 100 melhores empreendedores até 30 anos pelo presidente Obama e como um dos melhores até 35 anos pelas Nações Unidas. Neil Patel é empresário de marketing digital e o criador das ferramentas de SEO mais populares do mundo. Além disso, ele é autor Best Seller do New York Times e proprietário de um dos blogs sobre marketing mais acessados.

Neil Patel também foi considerado Influenciador Top na Web pelo The Wall Street Journal, está entre os 10 melhores profissionais de marketing da Forbes e foi considerado pela revista Entrepreneur como criador de uma das 100 empresas mais brilhantes do mercado.

Durante o evento, Neil Patel vai fazer a palestra: “O Poder das Lojas Físicas Alinhadas ao Digital”, no dia 29/03, às 14h.

 

Danni Suzuki

Atriz, apresentadora, diretora e roteirista, Danni Suzuki se formou em Desenho Industrial, em Ballet Clássico, em direção e em atuação. Ela trabalhou nas maiores redes de televisão do país como atriz e apresentadora. Por seu trabalho em “Os Normais 2” foi indicada como melhor atriz coadjuvante pelo Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Ela estreou em 2015 como roteirista e diretora. Seu último filme “Pulso” foi indicado e premiado em diversos festivais nacionais e internacionais, nas categorias de melhor filme, direção, roteiro, fotografia, atuação, em eventos como Festival Internacional de “Mar Del Plata” na Argentina, “LABRRIF” e “Olympus Film Festival” em Los Angeles.

Foi madrinha da Campanha Nacional de Amamentação e Saúde, e da ONG americana Waves for Water (Ondas para Água) e atualmente é embaixadora no Brasil da ONG Make a Wish (Faça um pedido). Ativista social, Danni palestrou em três TEDx e desde 2001 desenvolve seus próprios projetos sociais com crianças, se dedicando nos últimos anos às famílias refugiadas.

 

SERVIÇO:

Data: 28, 29 e 30 de março
Horário da Convenção das Américas: das 14h às 18h
Horário da Super Rio Expofood:
Dias 28 e 29 de março – das 14h às 22h
Dia 30 de março – das 14h às 21h
Local: Pavilhões 3 e 4 do Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
Patrocinadores e Expositores: comercial@asserj.com.br
Credenciamento para a imprensa: credenciamento.imprensa@asserj.com.br
Inscrições: sretradeshow.com.br
QR Code do aplicativo:

Por Publicado em: 17 de março de 20230 Comentários