SA-Trade-ASSERJ-e-ALAS-apoiam-Workshop.jpeg

ASSERJ e ALAS apoiam Workshop Trade da SA+ Trade

09/10/2025 • Última actualización 1 Mes

SA-Trade-ASSERJ-e-ALAS-apoiam-Workshop.jpeg

Promovido pela SA+ Trade, em parceria com a ASSERJ e a Associação de Supermercados das Américas (ALAS), o Workshop Trade foi realizado na última quarta-feira, 9 de outubro, no Lead Américas, na Barra da Tijuca. Uma tarde repleta de insights, palestras de excelência e de networking qualificado entre os mais diversos atores do varejo supermercadista fluminense.

Abrindo o encontro, Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ e da ALAS, destacou a importância de eventos que promovam a troca de visões e o compartilhamento de conhecimento para o desenvolvimento do varejo supermercadista: “Me parece que fazemos o melhor que podemos. Mas chegou a hora de fazermos um pouco mais, entendermos um pouco mais, abrirmos um pouquinho mais a cabeça".

SA+ Trade -Fábio

Na sequência, Fábio Queiróz enfatizou o tema do dia: trade marketing. Ressaltando a importância da área para uma melhor experiência do cliente, e no relacionamento com a indústria: "Temos supermercados muito grandes com compradores cuidando de 200, 300 fornecedores. É óbvio que ele não vai conseguir extrair de cada um as melhores oportunidades. A indústria tem dinheiro, sim, e sabemos disso. O nosso comprador, naquela rotina pesada do dia a dia... eu pergunto a vocês: por que não investir em um departamento de trade? Uma estrutura exclusiva, única e harmônica. É custo? Não é. É investimento. Tem muito dinheiro na mesa”.

Queiróz também frisou o pioneirismo da ASSERJ em temas relacionados, como o retail media: “A ASSERJ tem muito orgulho de ter capitaneado no Brasil essa visão do retail media. Certamente foi a primeira Associação que abriu os olhos do setor, difundiu o tema, promoveu curso atrás de curso. Não existe um evento da ASSERJ que não tenha pelo menos um painel de retail media. Temos o Conecta Varejo, dentro do Rio Innovation Week, o maior evento de inovação do mundo, com o braço de varejo todo da ASSERJ. E agora estamos lançando o São Paulo Innovation Week".

O presidente da ASSERJ e da ALAS retomou a abordagem sobre a tarde de palestras fazendo uma provocação: “É impossível não falarmos de retail media. E agora, pensem comigo: é o comprador que vai fazer o retail media? O retail media não é fazer mídia no ponto de venda. Isso é brilhante! Porque, em uma frase, sintetiza o que nós estamos fazendo hoje como primeiro passo. O segundo passo, trocar o cartaz pelo LED, é muito bacana, claro. Mas isso é apenas o começo. O próximo passo é pegar, o que as indústrias colocam em outras mídias, TV aberta, YouTube, e trazer esse dinheiro para dentro do nosso supermercado. Por quê? Porque nós temos duas armas que quase ninguém tem. E juntas, ninguém tem mesmo: a mensurabilidade da promoção e a capacidade de conversão. Outras mídias têm alcance. Mas no ponto de venda? Só nós".

Fábio Queiróz prosseguiu salientando que a hiperpersonalização é um caminho natural do varejo supermercadista: "Existem tecnologias como Lift & Learn, é fantástico. O que eu tenho mais visto é a tela de LED, que, quando eu, Fábio Queiroz, consumidor de cerveja e não de vinho, olho para ela, a tela me identifica, através da hiperpersonalização por inteligência artificial. Ela já sabe os meus hábitos de compra e, quando eu olho para a tela, ela mostra exatamente a promoção que eu costumo consumir. Pois bem: eu pego o produto, levo ao caixa, olha aí a mensurabilidade da promoção, a rastreabilidade da ação. Vocês acham mesmo, voltando à provocação inicial, que é o comprador que vai fazer isso? Deixa eu contar um segredinho pra vocês: o comprador às vezes não consegue nem visitar loja!".

O presidente da ASSERJ e da ALAS ainda frisou que trade marketing e retail media são vitais na construção do varejo supermercadista moderno, vinculado ao consumidor e ao serviço primordial de abastecer a população: "A ideia de hoje é sobre desenvolver as artérias, aquilo que chega ao coração e leva o sangue para ele. E eu tenho visto muitas dessas artérias surgindo. Duas delas são fundamentais: o trade e o retail media, este último está dentro do trade. Então, quero parabenizar por essa iniciativa mais do que bem-vinda, mais do que oportuna. É uma iniciativa que desenvolve o setor. O Estatuto da ASSERJ e o Estatuto da ALAS dizem: a missão é desenvolver o setor. Eu estou há 10 anos na presidência da ASSERJ e descobri, na pandemia, que a missão principal é abastecer a população. Sabe por quê? Porque desenvolver o setor é o nosso sangue, é a nossa veia. Mas se a população não se vê abastecida, tudo isso perde sentido. Esse tipo de iniciativa, da SA+ conosco, desenvolve o setor naquilo que realmente precisamos. Fico muito feliz em ver esta sala cheia, ávida por conhecimento”.

Por fim, Fábio Queiróz alertou para a necessidade de colocar em prática aprendizados de eventos com o Workshop Trade: “Sabem qual é um dos grandes problemas do nosso setor? Estudamos, estudamos, estudamos... e executamos muito menos do que deveríamos. Então, saiam daqui e, quando chegarem às lojas, disparem inúmeros, incontáveis WhatsApp’s para os seus gerentes, para os seus compradores. Vocês são líderes, e uma das funções do líder é multiplicar conhecimento e aplicá-lo. Transformem o dia a dia de vocês e depois me contem".

SA+ Trade -1

Eduardo Jaime, CEO da SA+ Trade, também exaltou a tarde de palestras: "Realizamos esta tarde em parceria com a ASSERJ, uma associação super importante que está conectada conosco para trazer muito conteúdo, para que consigamos desenvolver as áreas de trade marketing do varejo. Falamos de JBP, que não é o Midia Kit, da migração do trade básico para o trade estratégico, discutimos retail media, calendário promocional e também gerenciamento de categoria e como potencializar as gôndolas. É um movimento de muito conteúdo e interação, para que nosso varejo saia cada vez mais desenvolvido".

Associados da ASSERJ marcam presença

Diversas redes supermercadistas associadas da ASSERJ enviaram representantes. A avaliação positiva do encontro foi unânime.

Bruno Oliquerque, gerente de Marketing da Redeconomia SuperPax, afirmou: "Um evento muito legal, que traz à tona o que o trade marketing tem de potencial para evoluir e crescer, e vermos o que podemos realmente fazer nas lojas para a coisa acontecer estrategicamente, taticamente e operacionalmente. Um evento como esse é enriquecedor".

Bruno Caputo, gestor de Marketing do Superthal Supermercados, declarou: "Em parceria com a ASSERJ fomos convidados a participar desse workshop, que trouxe muitas novidades. Ficamos muito felizes de participar de um evento como esse com tanto conhecimento e um networking fantástico".

Diego Paixão, proprietário do Supermercados Tio Dongo, também pontuou: "Somos de Nova Friburgo e sempre estamos em eventos como esse. Sempre pegamos muito conhecimento, networking e atualização do que acontece fora da nossa realidade. Viemos em busca de conhecimento e melhorar sempre".

Leandro Braga, sócio-diretor do Mercado Mix Certo, associado do Multi Market, finalizou: "É sempre importante estar em contato com os conteúdos que são trazidos em eventos como esse que a ASSERJ promove. É relevante estarmos ligados nas tendências do mercado, como que o varejo está se posicionando, como a concorrência está atuando, como outras áreas do varejo, não só a supermercadista, estão trabalhando o Trade, como o nosso consumidor vem se comportando. Estamos mais uma vez aqui felizes em estar em contato com tantas pessoas boas e tantos conteúdos importantes. Espero que mais eventos como esse sejam realizados e que quem não esteve presente se junte a nós".

Confira abaixo a cobertura completa da ASSERJ do Workshop Trade

Não basta ter dados, é preciso saber analisá-los! Ele é a essência da conversão. CLIQUE AQUI PARA LER

“Não será mais guerra de preço, será a de valor”, como o trade marketing pode fazer a diferença? PARA SABER MAIS CLIQUE AQUI

“Transformar PDV’s em pontos de mídia é a grande tendência”, como o retail media está mudando o jogo da atenção do consumidor. LEIA TUDO SOBRE CLICANDO AQUI

“Gerenciamento por categoria é uma jornada de conhecimento”, como uma boa estratégia pode transformar as suas gôndolas. CLIQUE AQUI E CONFIRA

“É aqui que vamos começar a ganhar o jogo”, a importância da conectividade e criatividade no ponto de venda. LEIA OS DETALHES CLICANDO AQUI

JBP de sucesso precisa ser aliado ao trade marketing. LEIA MAIS CLICANDO AQUI

“O varejo deve aproveitar ao máximo o conhecimento da indústria sobre o consumidor”, os planos de JBP e JVC. SAIBA MAIS CLICANDO AQUI

Seminário Super Negócios

Relembramos também que o Seminário Super Negócios de 2025 da ASSERJ já está com inscrições abertas. Confirmado para o dia 29 de outubro, às 14h, no Riale Brisa Barra Hotel, na Barra da Tijuca, o encontro é voltado para compradores e profissionais de marketing e trade, trazendo uma programação cuidadosamente estruturada para impactar diretamente o dia a dia, com conteúdos práticos e aplicáveis à rotina de cada setor. O keynote desta edição será Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei do Brasil e uma referência mundial em liderança.

Não perca a chance de participar dessa experiência completa, que reunirá conhecimento estratégico, boas práticas e networking qualificado para impulsionar os resultados. Para mais informações, entre em contato com o SAA.

  • no-related-news