Sem-nome-600-×-400-px-20.png

Brasil, México e Peru apresentam recuperação no consumo de bens massivos

25/09/2023 • Última actualización 2 Años

Indústria em cena
Sem-nome-600-×-400-px-20.png

Os consumidores latino-americanos estão voltando a circular pelos

supermercados com mais freqüência. Nos últimos dois anos, após perderem

25% de seu poder de compra, países como Brasil, México e Peru têm

apresentando recuperação no consumo. O segundo semestre de 2023, se

comparado ao mesmo período de 2022 nestes três países, apresentou,

respectivamente, um desempenho de volume de compras de 6,3%, 2,2% e 2%,

segundo relatório Consumer Insights Latam 2023, da Kantar.

Produtos de consumo massivo, como alimentos, bebidas, artigos de limpeza e

itens de higiene pessoal e beleza foram avaliados no estudo. O relatório

também mostra que a frequência de compra voltou aos níveis pré-

pandêmicos, marcando um progresso na recuperação do consumo na região.

No entanto, o poder de compra na América Latina continua a diminuir, levando

os consumidores a buscarem ofertas em diferentes canais e marcas.

Colômbia, Chile e Argentina apresentaram melhora em relação ao declínio que

vinham sofrendo -2,2%, -1,5% e -0,8%, respectivamente. Já Bolívia, Equador e

América Central devem continuar a enfrentar os desafios econômicos de médio

e longo prazo, sendo os únicos mercados com queda de - 2,5%, -3,4% e -

4,9%, respectivamente.

O poder de compra do latino-americano continua com reduções pontuais, o que

impede gastos elevados e faz o consumidor optar entre um número cada vez

maior de canais e marcas em busca de melhores ofertas. Neste sentido, os

atacadistas e as lojas de descontos são os canais preferidos pelo consumidor

com 70% e 48% de penetração, respectivamente, com destaque para canais

tradicionais (94%), supermercados (76%) e minimercados (75%).