
Como o carioca está comprando nos supermercados? Pesquisa ASSERJ conta tudo!

Com a inflação dos alimentos ainda pressionando o bolso dos consumidores, os cariocas estão mudando a forma de fazer compras. Levantamento realizado pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) revela que 62% dos consumidores estão pesquisando mais antes de comprar e dividindo suas compras entre diferentes supermercados para encontrar melhores ofertas.
A pesquisa mostra ainda que 46% dos entrevistados estão trocando marcas mais caras por versões mais acessíveis, enquanto 34% afirmaram estar comprando em menor quantidade. A alta nos preços também levou 20% a reduzir a variedade de produtos adquiridos.
Substituições no prato
O estudo da ASSERJ também investigou os efeitos práticos da alta de preços no consumo de proteínas. Mais da metade dos cariocas (63,4%) passou a substituir a carne vermelha por frango, enquanto 29,1% reduziram a frequência de consumo. Já 7,4% afirmaram que cortaram temporariamente os itens mais caros do carrinho.
Promoções ganham protagonismoCom a alta nos preços, o comportamento de consumo também mudou. Além dos 62% que estão em busca ativa de promoções, 19,1% disseram preferir feiras livres ou atacadistas sempre que possível, enquanto 18,6% optaram por manter o supermercado de costume, ajustando apenas os produtos escolhidos.
“O levantamento da ASSERJ revela uma transformação significativa nos hábitos de consumo dos cariocas. Diante dos desafios econômicos, observamos que 62% dos consumidores estão buscando ativamente promoções e diversificando os pontos de compra para economizar. Também chama atenção o movimento de substituição de marcas mais caras por alternativas mais acessíveis, adotado por 46% dos entrevistados, além da redução na quantidade e na variedade dos produtos adquiridos. Esses dados reforçam a importância de ações promocionais e de estratégias que ampliem o acesso da população a alimentos essenciais, contribuindo para o equilíbrio do orçamento familiar”, destaca Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ.
Refeições mais simples e rotina ajustada
Quando o tema são as refeições do dia a dia, fazer refeições em casa e economizar “estão na mesa”: 40,3% dos entrevistados afirmaram estar preparando pratos mais simples, e 29,1% diminuíram as refeições fora de casa. Apesar disso, 30,6% disseram que não mudaram muito seus hábitos, mas estão mais atentos aos gastos.
A volta dos velhos hábitos
A pesquisa ainda aponta a revalorização de hábitos tradicionais de economia. Metade dos consumidores (50%) aproveita dias de promoção e usa aplicativos de desconto das redes supermercadistas. Além disso, 41,4% afirmaram fazer a tradicional lista de compras e focar no essencial, uma prática que ajuda a evitar gastos por impulso. Apenas 8,6% mantiveram sua rotina de compras sem alterações.
Notícias relacionadas
-
no-related-news

