consumidor-em-alerta-1.png

Consumidor em alerta! Bebidas destiladas têm queda em campanhas de ofertas

10/10/2025 • Última actualización 1 Mes

consumidor-em-alerta-1.png

Os recentes casos confirmados em diferentes estados no Brasil, além dos inúmeros suspeitos, de contaminação por metanol após o consumo de bebidas destiladas têm provocado impactos também no varejo supermercadista. A latente preocupação dos consumidores com o tema, acentuou uma tendência já observada ao longo deste ano no setor. Destilados e afins já vinham registrando queda em campanhas de ofertas de supermercados, mas após os episódios de adulteração de bebidas, essa baixa se acentuou.

Segundo levantamento da Shopping Brasil, na segunda semana de setembro os anúncios de destilados veiculados em mídias sociais, campanhas em TV e encartes físicos e digitais, das mais variadas redes supermercadistas, representavam 20,7% das campanhas de ofertas. Na última semana do nono mês do ano, esse índice caiu para 19,9%. Já na primeira semana deste mês de outubro, o número retraiu ainda mais, atingindo 17,2%, em um reflexo direto da queda na confiança do consumidor na categoria.

Por outro lado, outras categorias de bebidas alcóolicas apresentaram crescimento. As cervejas subiram 1,4 ponto percentual no mesmo período, chegando a 27%. Já vinhos, espumantes e fermentados cresceram de 16,9% para 17,4%, o que aponta também para a atenção dos supermercadistas, ajustando estratégias promocionais, privilegiando produtos que mantêm a demanda e confiança do cliente, como destaca Renata Gonzalez, sócia e diretora Comercial da Shopping Brasil: "Vemos outras categorias alcoólicas ganhando espaço nas ofertas, evidenciando a necessidade de adaptar as estratégias de comunicação e sortimento ao novo comportamento do consumidor".

Alerta para Black Friday

consumidor em alerta 2 destiladas

Renata Gonzalez também levanta um ponto de atenção para o varejo supermercadista. A baixa da confiança do público geral na categoria de destilados acontece em um momento historicamente importante para o segmento. Nas campanhas de promoções de fim de ano, especialmente durante a Black Friday, Natal e Ano Novo, o consumidor amplia o interesse por destilados de maior valor agregado com preços acessíveis, motivado por promoções sazonais. Ou seja, os episódios de intoxicação que abalam a confiança na categoria podem causar também impacto nas vendas das datas promocionais na reta final do ano.

Apesar do sinal de alerta, uma pesquisa da ASSERJ apontou que a visão do consumidor carioca sobre os casos de adulteração de bebidas ainda não chegou a impactar negativamente as compras, mas desperta cautela. Segundo o levantamento, 38,8% continuam comprando, mas com mais atenção à marca e à procedência, enquanto 25,4% afirmaram ter reduzido a quantidade adquirida. Já 9% disseram estar evitando a compra de bebidas alcoólicas no momento.

A pesquisa também apontou os principais cuidados adotados: 47,8% preferem marcas conhecidas, 28,4% confiam apenas em supermercados de credibilidade, e 23,9% verificam se a embalagem está intacta. Questionados se já deixaram de comprar alguma marca por desconfiança, 46,3% responderam que sim. Para as festas de fim de ano, o comportamento tende a se manter cauteloso: 40,3% pretendem comprar apenas marcas conhecidas, e 35,8% priorizarão redes de confiança (VEJA TUDO SOBRE O LEVANTAMENTO CLICANDO AQUI).

Como agir? Estratégias diante da queda de confiança nos destilados

O atual contexto da categoria exige atenção redobrada e estratégias assertivas por parte dos supermercadistas para tranquilizar o consumidor. A queda na confiança dos destilados, afeta as expectativas para as vendas de fim de ano. Para isso, é preciso planejamento, cuidado e, principalmente, transparência com foco na credibilidade da relação com o cliente:

1. Reforce a segurança e a procedência dos produtos: destaque a confiabilidade das marcas disponíveis nas lojas, priorize exibir, tanto nas gôndolas quanto nas comunicações de marketing, informações claras sobre origem, certificação e selos de qualidade das bebidas. Trabalhar em parceria com fornecedores reconhecidos é fundamental para garantir rastreabilidade e comunicar, de forma cristalina, o compromisso do setor com a segurança alimentar e o combate à falsificação, trazendo mais idoneidade e tranquilidade para o consumidor.

2. Ajuste de sortimento e redirecionamento de esforços: a retração na demanda de destilados, pode alavancar o protagonismo de outras categorias, como cervejas, vinhos, espumantes e bebidas fermentadas. Ampliar a visibilidade desse produtos e diversificar ações de cross-selling, com kits, ofertas combinadas e campanhas temáticas voltadas para celebrações pode ser uma estratégia para migrar a atenção do consumidor e até aumentar o ticket-médio. Além disso, o planejamento de compras deve ser ajustado para evitar excesso de estoque em produtos de menor saída momentânea.

3. Seja transparente: em momentos de instabilidade, a confiança construída ao longo de anos com o consumidor se fortalece por meio da informação. Nos canais digitais e materiais de PDV é preciso adotar uma comunicação clara, sem ruídos, reforçando o compromisso já estabelecido com o cliente e sua segurança. Promova conteúdos informativos sobre consumo responsável e dicas para identificar produtos de origem duvidosa é uma estratégia para assegurar a credibilidade, tal como utilizar especialistas em bebidas para referendar a garantia de qualidade dos produtos.

4. Antecipe o planejamento: o preparo para as grandes datas promocionais em um futuro recente já está em andamento. Para evitar transtornos, as campanhas devem valorizar a qualidade e a procedência dos produtos, mais uma vez, transmitindo segurança ao consumidor em um cenário sensível, o que pode ser decisivo no momento de compra. Investir em experiências de valor agregado, como combos premium, curadorias de itens e sugestões de celebração, também podem compensar a retração momentânea dos destilados e manter o desempenho nas vendas.

5. Monitore o comportamento de compra: é fundamental acompanhar continuamente o desenvolvimento dos hábitos de consumo no momento de queda de confiança na categoria de destilados. A inteligência de mercado, aliada ao acompanhamento dos indicadores de venda e do engajamento nas campanhas, é essencial para ajustar estratégias com decisões rápidas e embasadas. Dados de mercado e relatórios de comportamento do consumidor podem orientar decisões mais assertivas, garantindo que o sortimento e a comunicação estejam alinhados às novas demandas do público.

O cenário exige prudência do varejo supermercadista, combinada com prudência estratégica e proatividade junto ao momento do consumidor. Reforçar a confiança pode impactar não apenas na mitigação de impactos negativos, mas em uma oportunidade para conquistar ainda mais relevância na relação construída com o cliente. As datas promocionais de fim de ano seguirão extremamente relevantes, mas, mais do que nunca, precisam ser sustentadas por estratégias de credibilidade e valor percebido para assegurar um desempenho positivo.

Vale lembrar que a ASSERJ já preparou, assim que os primeiros casos começaram a surgir pelo Brasil, um guia completo de informações e orientações para todos os seus associados. CLIQUE AQUI E LEIA TODOS OS DETALHES.

  • no-related-news