Experiencia-no-Supermercado.png

Experiência no supermercado: quando a compra vira convivência e relacionamento

24/10/2025 • Última actualización 1 Mes

Experiencia-no-Supermercado.png

O papel de um simples espaço para compras já deixou há muito tempo o varejo supermercadista. Hoje, as lojas de nosso setor são um espaço de convivência, relacionamento e, principalmente, de conexão com o consumidor, em um movimento já muito explorado pela indústria. E nesse cenário, acirrado por um mercado cada vez mais competitivo, arquitetar áreas de experiência é uma aposta bastante eficaz de criar diferenciação e, principalmente, de gerar valor para o cliente, tendo como consequências o aumento da recorrência, da fidelização e, obviamente, do faturamento. Mais do que um ambiente de venda de produtos, o supermercado é um palco de ofertas de sensações, histórias e momentos emocionais.

Esses espaços transformam a jornada de compra no ponto de venda em uma experiência agradável e memorável para o consumidor. E é uma estratégia disponível para negócios e lojas de todos os tamanhos, dos supermercadistas de pequeno a grande porte, das menores às maiores unidades.

Thaísa Passos, diretora global de Marketing da S.I.N., destaca: "As emoções desempenham um papel fundamental na tomada de decisões. Uma campanha de marketing de experiência reconhece essa verdade: muitas vezes, não é a lógica ou a necessidade que norteiam as escolhas de consumo, mas os sentimentos. Campanhas que atingem o emocional criam laços que vão muito além de transações comerciais. Mais do que divulgar produtos ou serviços, o marketing de experiência aposta em histórias que comovem, eventos que inspiram e experiências que envolvem o cliente de forma sensorial e pessoal. Essa abordagem transforma marcas em memórias com potencial para se tornarem escolhas futuras".

Encantar o cliente é o grande segredo

As áreas de experiência são adaptáveis aos mais variados formatos, tamanhos de redes, perfis de consumidores e variedades de sortimento. Os exemplos são os mais diversos, como cafés nos setores de padaria, lanchonetes próximas à área de frios, estações de degustação ou ambientações em adegas. O objetivo final é sempre o mesmo, ampliar a experimentação e o tempo de permanência nas lojas, criar novas formas de parcerias com as indústrias, aumentar o ticket-médio e os pontos de contato dos clientes com produtos e serviços oferecidos.

Além disso, há outro efeito no imaginário dos consumidores. Transformar unidades em pontos de encontro fortalece a identidade do supermercado com a região, aumenta a percepção de qualidade e cria as noções de pertencimento e de cuidado do negócio com o cliente, fortalecendo um vínculo emocional essencial para a fidelização e recorrência.

"Quando o público se sente parte da narrativa e se vê representado ou surpreendido de forma positiva, nasce ali um elo difícil de romper. É aí que a 'mágica' acontece. E é justamente nesse momento que a marca deixa de ser só mais uma e passa a ocupar um lugar especial na mente e no coração do consumidor. Além disso, uma conexão genuína impacta diretamente a lealdade: pessoas emocionalmente ligadas a uma marca tendem a escolhê-la novamente, mesmo diante de concorrência acirrada, e muitas vezes se tornam promotoras espontâneas, compartilhando experiências com amigos, familiares e nas redes sociais", analisa Thaísa Passos.

Planejamento: o caminho do sucesso

Como tudo no varejo supermercadista, planejamento e estratégia são fundamentais para obter resultados de impacto. Para alcançar números expressivos, as ações devem ser estruturadas com cuidado, considerando tamanho e capacidade de cada operação, e buscando sempre aliar ativações com marcas parceiras, de forma que elas enxerguem nas iniciativas pontos de contato relevantes com os consumidores.

Integrar essas iniciativas ao calendário sazonal e à comunicação da loja também faz toda a diferença no planejamento. Preparar divulgações nas redes sociais, aplicativo, dentre outros, é um grande auxílio para atrair o consumidor e reforçar o posicionamento da marca. Também é de suma importância ter um monitoramento constante dos resultados, analisando impactos nas vendas e no fluxo de loja com as experiências promovidas, possibilitando o aprimoramento constante.

Experiência é sinônimo de ferramenta de fidelização

Criar áreas de experiência nos pontos de venda do varejo supermercadista não se resume a uma questão pontual, momentânea para o consumidor. Essas ações são ferramentas de uma estratégia inteligente de diferenciação e capazes de gerar fidelização real.

Estimular momentos agradáveis ao cliente, valorizando a convivência, posiciona o supermercado como protagonista do dia a dia, conquistando o imaginário do consumidor, o fidelizando por meio de fatores subjetivos, para além da percepção de valor tangível.

A diretora global de Marketing da S.I.N. pontua: "Para traduzir o poder desta estratégia, trago aqui uma reflexão de Maya Angelou: 'As pessoas podem esquecer o que você disse, mas nunca esquecerão como você as fez sentir'. É exatamente isso que diferencia marcas memoráveis das que passam despercebidas, experiências que tocam, inspiram, acolhem e permanecem na memória. O marketing de experiência transforma consumidores em defensores e marcas em histórias que merecem ser contadas".

Emoção e memória: as forças motrizes

Segundo uma pesquisa da PwC, 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma jornada de compra de excelência. Para gerar essa percepção, o impacto emocional de uma experiência única tem influencia direta no comportamento do cliente, criando interações que marquem a memória.

"No fim das contas, o marketing de experiência não é apenas sobre campanhas ou eventos, é sobre criar conexões reais e duradouras. Quando conseguimos tocar as emoções do consumidor, transformar momentos em memórias e gerar engajamento genuíno, a marca deixa de ser apenas reconhecida e passa a ser inesquecível. É essa capacidade de emocionar que diferencia líderes de mercado e constrói defensores da marca para toda a vida", conclui Thaísa Passos.

Esse é o grande segredo, já que emoções positivas fixam lembranças. Ao despertar alegria e encantamento, o espaço na mente do cliente é conquistado. No varejo supermercadista de hoje, altamente concorrido, criar experiências memoráveis não é um luxo. É estratégia de negócio.

  • no-related-news