consumo-de-bebidas-estavel-pesquisa-asserj-1.png

Metanol: consumo de bebidas segue estável e clientes reforçam credibilidade dos supermercados

07/10/2025 • Última actualización 1 Mes

consumo-de-bebidas-estavel-pesquisa-asserj-1.png

Uma pesquisa realizada pela Associação de Supermercadistas do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) mostrou que, apesar das recentes notícias envolvendo casos de bebidas adulteradas no Brasil, o consumo segue estável nas redes do estado. O levantamento ouviu consumidores sobre hábitos de compra e cuidados na escolha de bebidas alcoólicas.

Segundo o estudo, 43,3% dos clientes afirmaram comprar bebidas semanalmente e 20,9% mensalmente. A maioria (94%) declarou ter conhecimento dos casos de adulteração. Entre as categorias mais adquiridas, a liderança é das cervejas (50,7%), seguidas por vinhos (28,4%) e destilados (17,9%). Apesar desse cenário, as grandes redes confirmam que as vendas seguem normais.

consumo de bebidas estável - pesquisa asserj 2

Após as notícias, o comportamento do consumidor apresentou nuances: 38,8% continuam comprando, mas com mais atenção à marca e à procedência, enquanto 25,4% afirmaram ter reduzido a quantidade adquirida. Já 9% disseram estar evitando a compra de bebidas alcoólicas no momento.

A pesquisa também apontou os principais cuidados adotados: 47,8% preferem marcas conhecidas, 28,4% confiam apenas em supermercados de credibilidade, e 23,9% verificam se a embalagem está intacta. Questionados se já deixaram de comprar alguma marca por desconfiança, 46,3% responderam que sim. Para as festas de fim de ano, o comportamento tende a se manter cauteloso: 40,3% pretendem comprar apenas marcas conhecidas, e 35,8% priorizarão redes de confiança.

Além de monitorar os desdobramentos legais e orientar consumidores, a ASSERJ já atua diretamente junto às redes supermercadistas, reforçando protocolos de checagem de rótulos, selos fiscais e fornecedores, a fim de garantir a segurança dos produtos oferecidos.

“A ASSERJ reforça a missão de proteger o consumidor e preservar a credibilidade do setor supermercadista, que é referência de confiança e segurança para milhões de brasileiros. A associação está atenta e comprometida em apoiar tanto os comerciantes quanto os consumidores nesta luta contra a falsificação de bebidas. Precisamos agir com rigor, responsabilidade e, sobretudo, informação. Só assim conseguiremos salvar vidas e preservar a confiança em um dos setores mais importantes para a sociedade.”, ratifica Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ.

  • no-related-news