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O que cada geração coloca no carrinho? Vem saber!

18/09/2025 • Última actualización 2 Meses

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A Rock Encantech divulgou um levantamento que detalha como a idade influencia as compras no varejo supermercadista brasileiro. O estudo analisou 89 milhões de transações de 10 milhões de consumidores, entre janeiro e maio de 2025, e apontou mudanças relevantes de comportamento por faixa etária.

A pesquisa mapeou as cinco categorias mais vendidas em oito grupos, de jovens com até 19 anos a consumidores com mais de 80. Biscoitos dominam entre os públicos até 49 anos, com participação acima de 5,4%, mas perdem espaço progressivamente e praticamente desaparecem a partir dos 60. Doces e ingredientes culinários surgem na segunda posição entre os menores de 29 anos (mais de 4,7%) e mantêm presença no top 5 em todas as demais idades, sempre acima de 4%.

Quando se trata de bebidas, os refrigerantes permanecem estáveis em todas as faixas etárias, sempre entre a segunda e a terceira colocação (acima de 4,5%). Entre os mais jovens, o consumo é levemente menor, já os sucos e água de coco também figuram com percentuais superiores a 4,4%.

“A preferência pelos biscoitos está ligada a lanches rápidos no trabalho ou em casa. E a presença de várias bebidas mostra que o consumidor valoriza portfólios diversificados, que atendem momentos diferentes”, explica Fernando Gibotti, vice-presidente de Varejo e Indústria da Rock Encantech.

Comportamento na maturidade

Nas faixas etárias mais elevadas, as frutas se destacam e alcançam a liderança a partir dos 70 anos, com participação superior a 5,9%. O leite entra no top 4 a partir dos 60 (acima de 4,4%) e chega ao segundo lugar entre os maiores de 80 (mais de 5,7%). Já a cerveja ganha relevância entre 40 e 79 anos, com índices acima de 5,2%, mas quase não aparece antes dos 39.

“Na maturidade, o aumento do consumo de álcool se mistura a hábitos mais saudáveis”, observa Gibotti. “A escolha por frutas reflete a busca por alimentação nutritiva, enquanto a presença do leite indica cuidado com a saúde óssea.”

O executivo reforça que compreender essas diferenças é fundamental para o setor: “A pesquisa comprova que a faixa etária é um fator crucial, revelando hábitos atuais e tendências futuras. Varejistas e marcas que ajustarem portfólio, comunicação e estratégias de posicionamento para atender cada geração terão vantagem competitiva no mercado”, conclui.

Indústria atenta às tendências

Atenta às tendências e às mudanças no comportamento do consumidor, o Grupo Heineken aumentou sua prioridade no segmento de cervejas sem álcool, sendo o Brasil um mercado estratégico para essa transformação. “Temos visto uma aceitação crescente e um avanço consistente em volume, confirmando o enorme potencial da categoria. Acreditamos que as cervejas com e sem álcool não competem – elas se complementam, ampliando as possibilidades de consumo e celebrando a liberdade de escolha”, afirma Cecilia Mondino, vice-presidente de Marketing do Grupo Heineken.

No setor de proteínas vegetais, a possibilidade de consumir alimentos saudáveis começou a se consolidar principalmente graças ao avanço da tecnologia. Na NotCo, por exemplo, é usada uma inteligência artificial proprietária, o Giuseppe, para criar combinações com ingredientes à base de plantas que replicam o sabor e a textura de produtos tradicionais, de forma mais sustentável e nutritiva.

“Seja no café da manhã, no lanche, no pós-treino ou até para cozinhar em casa de maneira prática, opções com proteína vegetal são grandes aliadas para planejar uma alimentação simples, prazerosa e que se integra naturalmente à rotina”, explica Weinmann. “No mercado, já existem alternativas versáteis, com sabores que remetem a memórias afetivas e compostos por nutrientes importantes, como fibras e vitaminas”, completa.

A Unilever, buscando ampliar sua presença em diversas ocasiões de consumo do brasileiro, se uniu à Vapza para entrar na categoria de refeições prontas, segmento que tem registrado crescimento nos últimos anos no país.

“Estamos atentos às mudanças de comportamento, especialmente entre pessoas que vivem no corre e querem comer bem sem perder tempo. A parceria combina nossa expertise em levar o sabor da comida caseira com a tecnologia de embalagem a vácuo e cocção a vapor da Vapza, garantindo refeições completas que oferecem, ao mesmo tempo, conveniência e qualidade superior – características ainda pouco exploradas em soluções prontas”, pontua Maria Eugênia, diretora de Novos Negócios da Unilever Alimentos LATAM.

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