Black Friday - Varejo supermercadista

Pesquisa da ASSERJ revela: como consumidores pretendem aproveitar a Black Friday nos supermercados

A Black Friday está se aproximando e o consumidor já está com o radar alerta para a data

04/11/2025 • Última actualización 1 Mes

Comportamento & tendência
Black Friday - Varejo supermercadista

A Black Friday está se aproximando e o consumidor já está com o radar alerta para a data. Segundo uma pesquisa da ASSERJ, 72,9% dos clientes pretendem realizar compras em supermercados durante o período promocional deste ano, mostrando que, em 15 anos, o evento se consolidou definitivamente no calendário de consumo.

Mesmo assim, a confiança na Black Friday ainda é moderada: 36,4% dos entrevistados disseram confiar “parcialmente” nas ofertas, enquanto 33,2% afirmaram “não confiar muito, mas comprar mesmo assim”. Apenas 30,4% declararam confiar totalmente. Os dados reforçam a importância de uma comunicação transparente e promoções reais, que fortaleçam o vínculo de confiança entre o varejo supermercadista e o consumidor.

Planejamento e consumo consciente ganham força

A pesquisa também aponta que mais da metade dos consumidores se planeja financeiramente com certa antecedência para aproveitar o período. 24,5% economizam por mais de três meses e 25,9% entre um e três meses. Porém, 49,5% juntam dinheiro apenas com menos de um mês de antecedência. O resultado indica uma dicotomia, enquanto parte dos clientes adota um comportamento de maior racionalização nas compras, com foco em economia e melhor aproveitamento das ofertas, outra está amplamente aberta às compras por impulso.

Supermercados na mira dos consumidores

No varejo supermercadista, as categorias mais atrativas da Black Friday são Carnes e Peixes (41,8%), Limpeza (40,2%), Bebidas (31,8%) e Higiene (21%), um reflexo da busca por itens essenciais com descontos significativos. Além disso, 68,9% dos consumidores afirmaram aproveitar a data para fazer compras maiores, como as compras do mês, evidenciando o potencial estratégico da Black Friday para o setor.

Preço ainda é rei, mas qualidade e serviço ganham espaço

Embora o preço continue sendo o principal gatilho de compra, outros fatores vêm ganhando relevância. Além dos descontos, 78,5% dos consumidores valorizam promoções atrativas, 59,6% priorizam a qualidade do produto e 42,8% destacam a qualidade do serviço como determinantes na decisão de compra.

Influência da mídia tradicional ainda é forte

A pesquisa também revelou que a TV continua sendo o principal canal de influência, citada por 40% dos consumidores, seguida por anúncios em redes sociais (36%) e indicações de amigos e familiares (21,3%). As sugestões de influenciadores digitais, por sua vez, têm menor impacto, com apenas 2,8% das menções.

Transparência é essencial

O estudo reforça ainda que o consumidor carioca está cada vez mais atento à clareza na comunicação das ofertas: 51,4% consideram extremamente importante que as promoções sejam transparentes, enquanto 37,6% acham importante, mas não necessariamente determinante.

“Os resultados mostram um consumidor mais consciente, seletivo e exigente. A Black Friday continua sendo uma excelente oportunidade para o varejo supermercadista fortalecer o relacionamento com o cliente, desde que haja clareza, ofertas reais e atendimento de qualidade”, destaca Fábio Queiroz, presidente da ASSERJ e da Associação das Américas de Supermercados (ALAS).