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Que a Força esteja ... com os supermercados! Redes fluminenses viajam pela galáxia com a Coca-Cola

06/10/2025 • Última actualización 2 Meses

Indústria em cena
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"Que a Força esteja com você." A frase marcou gerações nas telas de cinema com os icônicos personagens da saga Star Wars e agora ganha um significado especial nas gôndolas e fachadas dos supermercados do Rio de Janeiro. Isso porque as redes embarcam na colaboração entre Coca-Cola e Disney, transformando a Millennium Falcon em um portal para uma galáxia muito, muito distante dentro das lojas.

Segundo Catarina Lopes, diretora de marketing da Coca-Cola Brasil, essa união faz todo sentido: "Coca-Cola e Star Wars são duas marcas com o mesmo objetivo: transformar memórias em experiências incríveis. No Brasil, ambas possuem fãs apaixonados e relevantes. Elas atravessam gerações, culturas e fronteiras, conectando pessoas e transportando-as para mundos completamente diferentes."

Um exemplo claro dessa parceria está na unidade de Ipanema do Redeconomia SuperPrix, que recebeu ativações capazes de conquistar qualquer consumidor que passe em frente à loja. Fachadas temáticas, experiências imersivas e ações de retail media convidam os clientes a vivenciar o universo da saga, combinando nostalgia, memórias afetivas e o papel do supermercado como curador de experiências. Cada detalhe reforça o poder da ambientação no ponto de venda e mostra como o storytelling pode gerar conexão emocional, engajamento e valor para marcas e varejistas.


Cristiane Arêas, gerente de Trade do grupo, complementa: “A proposta nasceu da oportunidade de inovar no ponto de venda. Vimos na Coca-Cola um parceiro estratégico para cocriar experiências que vão além da simples exposição de produtos, conectando marca e consumidor de forma mais intensa.”

O trabalho conjunto resultou em uma transformação completa da loja de Ipanema, que se tornou um modelo de referência em atração visual e experiência do cliente. “Unimos forças para tornar a loja atrativa, engajante e visualmente impactante. Tivemos ativações importantes, como o envelopamento da fachada e área externa, adesivos de chão, testeiras, retail mídia, mídias online, push notifications, SMS, ações no CRM e no e-commerce. Essa execução 360º reforça nossa visão de integração entre canais e demonstra o poder da experiência no ponto de venda. Outras lojas também receberão novas temáticas”, detalha Cristiane.

Essa abordagem integrada mostra como as lojas físicas podem se reinventar, combinando tecnologia, cultura pop e emoção. Entre fachadas emblemáticas, displays interativos, embalagens colecionáveis e QR Codes que desbloqueiam conteúdos exclusivos, a campanha reforça a importância de estratégias omnichannel: quando a experiência vai além da compra, nasce o verdadeiro diferencial competitivo ou, como dizem, o Lado Luminoso da Força do varejo supermercadista.

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“A ativação vai muito além da compra. Ela cria conexão emocional, gera lembrança de marca e fortalece a percepção de valor no momento da decisão. O cliente encontra uma loja mais viva, moderna e interativa, o que reforça o movimento do Prix em direção a experiências cada vez mais inovadoras, tendo a Coca-Cola como parceira estratégica do dia a dia”, acrescenta Cristiane Arêas.

Mais do que uma ação promocional, a iniciativa exemplifica como a parceria entre indústria e varejo abastecedor pode criar momentos singulares para os consumidores. Ao unir a força de grandes marcas globais ao alcance e credibilidade do setor supermercadista, os varejistas reafirmam seu papel como espaço estratégico para inovação, relacionamento e construção de marca atraindo novos públicos, fortalecendo o ecossistema, impulsionando o consumo e oferecendo experiências únicas.

“O segredo é alinhar estratégia e operação. Trabalhamos em conjunto com os times de Marketing, Trade, Comercial, Operações e com a Coca-Cola para desenhar um plano completo, contemplando comunicação visual, promo shoppers, mídia digital, retail media, experiência e abastecimento em loja, com alinhamento orquestrado entre equipes e fornecedores. O 360 acontece quando cada ponto de contato é pensado de forma integrada, garantindo consistência e execução end to end”, explica Cristiane.

Em tempos de tantas transformações, ações como essa reforçam que o futuro do varejo supermercadista está na integração entre canais, onde cada ponto de contato se transforma em uma história. “Como próximos passos, estão programadas novas ativações sazonais incluindo a temática de Halloween, com promo shoppers especiais em algumas lojas, e as tradicionais ações de Natal, marco proprietário da Coca-Cola, que chegarão com forte conexão e relacionamento com o consumidor. Além disso, continuaremos avaliando os resultados em tempo real, monitorando impacto em vendas, engajamento e experiência do cliente. A partir dessa análise, o modelo poderá ser replicado e adaptado em outras lojas e categorias, reforçando a cultura de parcerias estratégicas no Prix”, conclui Cristiane Arêas.

Outras ações

Prezunic Coca-Cola Star Wars

A experiência também se destacou em lojas do Prezunic (Fonseca, em Niterói) e do Hortifruti Natural da Terra (HNT) (Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo), como pontua Bruno Ferreira, coordenador de Retail Media do HNT: "Uma entrega que traz a conexão da cultura pop com o nosso público, em um projeto que conecta o portfólio da Coca-Cola com Star Wars em toda nossa rede. Criamos estratégias com entregas especiais e do tamanho da grandeza desta saga".

No caso do Hortifruti Natural da Terra, o grande trunfo também foi a integração entre os diversos canais, ampliando o contato dos clientes com a ativação, criando uma jornada completa, como relata Bruno Ferreira: "A omnicanalidade é a nossa Força nesta entrega e mais uma vez elevamos os poderes de nossos canais para que cada detalhe

HNT Coca-Cola Star Wars

encante o público. Entregamos uma linda fechada na loja Voluntários da Pátria, no coração de Botafogo, gerando impacto para todos os passantes e com uma exposição super alinhada. Realizamos a ação compre e ganhe nos últimos dias, comunicando nossos clientes da loja, via WhatsApp, que ao comprar 06 latas ganhariam uma lembrança épica para que a Força esteja sempre ao lado deles e a cada gole".

"Elevamos a comunicação, com nossas redes sociais, direcionando nossos seguidores a uma compra memorável em nossos canais de site e app Hortifruti, para que, em cada frente, o cliente se conecte com o discurso da ação. Sabemos também que uma jornada épica deve impactar o cliente dentro e fora das nossas lojas, por meio de nosso circuito de Digital Signage e Mídia Out of Home", completa o coordenador de Retail Media do HNT.

Ações planejadas e integradas como a da "Coca-Cola x Star Wars" só se tornam possíveis quando indústria e supermercadistas caminham juntos, pavimentando caminhos a quatro mãos, tornando a Força do crescimento imbatível.