Atendente-de-Adega-Escola-ASSERJ-1.png

Vocês pediram, a Escola ASSERJ atendeu! Nova turma "Atendente de Adega" está aberta!

14/10/2025 • Última actualización 1 Mes

Por dentro da asserj
Atendente-de-Adega-Escola-ASSERJ-1.png

A Escola ASSERJ está com inscrições abertas para a turma do segundo módulo do curso "Atendente de Adega", formação de sucesso entre os associados e essencial para profissionais que desejam dar o próximo passo na carreira. Mais do que apenas vender vinhos, o aluno vai aprender a criar experiências com atitude, criatividade e foco em resultados.

A nova turma está prevista para o dia 22 de outubro, com aula realizada das 14h às 17h, via plataforma Zoom.

O público-alvo não inclui apenas líderes, mas qualquer profissional que deseja atuar com excelência na categoria de vinhos. O segundo módulo foi planejado para aqueles que já dominam as noções básicas, mas as inscrições também estão disponíveis para quem não participou do módulo um.

O curso será ministrado por Flávia Medeiros, sommelier, consultora da ASSERJ e colunista da Revista Super Negócios. Na formação, os alunos aprenderão os seguintes temas:

  • Como encantar o cliente e se tornar referência no atendimento;
  • Montar e sinalizar uma adega que atraia o cliente e estimule a compra;
  • Técnicas de cross-sell;
  • Aproveitar datas sazonais e criar kits temáticos;
  • Estratégias para giro de estoque e aumento do ticket-médio;
  • Tendências e novidades do mercado de vinhos.

"O atendente de adega é hoje uma peça-chave dentro do supermercado. Ele não apenas organiza ou vende garrafas. Ele traduz histórias, cria experiências e conecta o cliente ao universo do vinho. Esse curso vem justamente para fortalecer esse papel, trazendo mais prática de loja, estratégia de venda e visão comercial, mas sem perder a essência e o encantamento no atendimento. Formar atendentes de adega é investir em diferenciação, em valor agregado e em uma experiência de compra que fideliza o cliente e transforma a percepção da loja", ressalta Flávia Medeiros.

Outras formações

Noções-Básicas-de-Higiene-e-Boas-Práticas-em-Manipulação-de-Alimentos

Também estão abertas as inscrições para as novas turmas do curso "Noções Básicas de Higiene e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos em Serviços de Alimentação". A formação é um diferencial de extrema importância para a prestação de um serviço de excelência no tratamento de alimentos dentro do setor supermercadista, abordando desde conceitos básicos sobre causas e fatores que influenciam a contaminação e a ocorrência de doenças transmitidas por alimentos (DTAs), passando por manipulação, boas práticas de higiene de instalações, equipamentos e pessoal, até a etapa voltada à saúde do manipulador, abordando especificamente a alimentação saudável.

O curso será ministrado pelo especialista Flávio Graça, consultor de Alimento Seguro da ASSERJ, e ao final, os participantes realizarão uma prova para obter a certificação. As turmas, exclusivas para colaboradores de associados da ASSERJ, serão realizadas em formato virtual e estão programadas para:

  • Turma 1: 04/11/2025, das 9h às 13h;
  • Turma 2: 11/11/2025, das 14h às 18h;
  • Turma 3: 18/11/2025, das 14h às 18h;
  • Turma 4: 25/11/2025, das 14h às 18h.

"Este curso é fundamental para que os colaboradores compreendam práticas seguras de manipulação de alimentos, reduzam riscos de contaminação e elevem o padrão de atendimento ao cliente. Além disso, promove conscientização sobre a importância da higiene na rotina de trabalho, contribuindo para um ambiente mais seguro e produtivo", destaca o instrutor Flávio Graça, Consultor de Alimento Seguro.

A ASSERJ é conveniada com a Prefeitura do Rio de Janeiro, mais especificamente com o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA), para ministrar o curso de "Noções Básicas de Higiene de Alimentos". Segundo a Lei Municipal nº. 1.662/1991 o curso é obrigatório e tem como público-alvo: manipuladores de alimentos (açougueiros, barmans, chefes de cozinha, cozinheiros, estoquistas, garçons, padeiros, dentre outros) que atuam nos supermercados. A legislação também obriga a fazer e renovar o curso a cada dois anos. Ao fim da formação, os participantes realizam uma prova de verificação de conhecimentos, preenchem pesquisa de opinião e lista de presença, recebendo, após todas as etapas, o certificado de conclusão emitido com nome e CPF.

"A despeito das obrigatoriedades legislativas, a capacitação deve ser vista por empregados e empregadores como uma grande oportunidade de aprimoramento", frisa Flávio Graça.

Enviar colaboradores para esta formação é uma oportunidade estratégica para os associados da ASSERJ, garantindo equipes mais qualificadas, seguras e alinhadas às boas práticas do setor supermercadista. O público-alvo inclui manipuladores de alimentos como cozinheiros, açougueiros, padeiros, bartenders, chefes de cozinha, estoquistas, garçons e demais profissionais que lidam com alimentos.

A Escola ASSERJ

ESCOLA ASSERJ formados 2

Desde 2015, a Escola ASSERJ desponta como uma iniciativa transformadora da realidade do varejo supermercadista fluminense, trazendo conhecimento e capacitação à colaboradores e equipes dos associados, com cursos que aproximam a teoria da prática diária nas lojas. O resultado tem impacto direto nas operações, com profissionais cada vez mais aptos e preparados para os desafios do nosso setor. Com aulas ao vivo, online ou presenciais, a Escola oferece conteúdos que podem ser acompanhados por equipes inteiras, promovendo aprendizado coletivo e engajamento.

Somente em 2025, até o fim do segundo quadrimestre, a iniciativa formou 1.400 alunos, nas mais diversas formações (SAIBA MAIS CLICANDO AQUI).

"A capacitação é o maior investimento que o varejo pode fazer. Por isso investimos na Escola ASSERJ: para levar conhecimento diretamente à ponta, onde ele gera mais impacto. Quando o colaborador cresce, o setor inteiro evolui", afirma Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ.

Fábio Queiroz prossegue: "A Escola ASSERJ é um dos pilares do nosso compromisso com a qualificação do varejo supermercadista. Por meio dela, oferecemos cursos e treinamentos que capacitam colaboradores, promovem boas práticas, aumentam a eficiência operacional e garantem a segurança alimentar. Investir na formação das equipes é investir na excelência do setor, na satisfação do cliente e no fortalecimento das empresas associadas. Acreditamos que conhecimento aliado à prática transforma o dia a dia do varejo, desenvolve o setor e gera resultados concretos para todos".

Para ficar por dentro dos próximos cursos da Escola ASSERJ e demais novidades, CLIQUE AQUI.