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Intensa movimentação na loja? Confira dicas de como amenizar as perdas operacionais

16/07/2024 • Atualizado pela ultima vez 1 Ano

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Uma intensa movimentação da loja requer atenção dobrada em determinadas categorias. Confira algumas dicas para evitar dor de cabeça com perdas conhecidas

A gestão eficiente de um supermercado envolve diversas práticas para minimizar as perdas, que podem afetar significativamente a rentabilidade e a operação do negócio. Quebras de estoque, furtos e desperdício de produtos perecíveis são alguns exemplos que exigem estratégias integradas e consistentes para serem reduzidas ao máximo.

Segundo a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas, de 2022 para 2023, as perdas aumentaram 6,08% nas lojas, resultando em um prejuízo de quase 35 bilhões de reais para o varejo. No levantamento, foi apontado que esse é o maior índice médio de perdas já registrado pela pesquisa.

“Cresce muito a importância do investimento nesta área de prevenção de perdas e na contratação de profissionais para melhor gestão do estoque e controle dos furtos, pois todas essas consequências diminuem a competitividade tendo reflexo na redução dos lucros e impactando o preço dos produtos para o consumidor”, explicou Carlos Eduardo Santos, presidente da Abrappe.

Em um calendário repleto de oportunidades para o varejo brasileiro, algumas datas festivas, que podem e devem ser exploradas pelo time comercial e de marketing, chamar a atenção da equipe de prevenção de perdas é fundamental para garantir que a margem de lucro não seja afetada pelas 'perdas conhecidas'. Confira algumas dicas:

1 – Conscientize todos os colaboradores da loja sobre a importância de prevenir perdas. É essencial que todos saibam o impacto que elas têm no negócio, inclusive diretamente em seus salários.

2 – Mantenha a equipe sempre treinada; em períodos de grande movimentação recomende atenção redobrada em relação a comportamentos e atitudes suspeitas nas lojas.

3 - Realize inventários periódicos, registrando toda e qualquer movimentação de seu estoque; dessa forma o varejista terá um panorama real da sua perda nas operações.

4 – Mantenha o ambiente de loja sempre organizado, assegurando, por exemplo, que todas as áreas estejam iluminadas adequadamente. Evite pontos cegos na loja.

5 – Invista em tecnologia (as mais usuais no varejo são o EAS, com antenas e etiquetas antifurto, e o sistema de CFTV); verifique as soluções mais adequadas para o seu tipo de negócio.

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