
ASSERJ debate temas estratégicos e celebra novas conquistas em Conselho Diretor

A reunião do Conselho Diretor da ASSERJ foi realizada nesta quarta-feira, 29 de outubro, no Hotel Brisa Barra Hotel, na Barra da Tijuca. O encontro, marcado por reflexões estratégicas sobre o momento atual do varejo supermercadista e projeções para os próximos meses, foi aberto com análises sobre os episódios de violência urbana que marcaram a cidade do Rio de Janeiro na última terça-feira, 28 de outubro, e seus impactos no setor.
Posteriormente, dentre as discussões, houve apresentação sobre o FOT (PL 6.034/2025) e os pontos relevantes sobre o tema. Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ e da Associação das Américas de Supermercados (ALAS), e Mariani Ferri, responsável pelas Relações Institucionais, destacaram que a ASSERJ está vigilante e tem trabalhado para manter a viabilidade financeira do setor supermercadista.
ASSERJ-ALAS
Na sequência, Fábio Queiróz expôs os detalhes sobre os impactos positivos que a ASSERJ colherá com seu mandato, a partir de janeiro de 2026, à frente da ALAS. Antes, Queiróz agradeceu a cada um dos associados pelo apoio, compartilhando a conquista como uma vitória coletiva: "Eu fui eleito presidente das Américas de Supermercados. Mas quero traduzir esse título em uma vitória de todos vocês. Eu sempre me inspirei e sempre observei vocês. E sempre tive o apoio de vocês. E isso reverberou para além das nossas fronteiras. Eles enxergaram na ASSERJ uma instituição forte, estruturada e respeitada. Quando vieram aqui pela primeira vez entenderam nossos projetos, e começamos a construir essa relação com a ALAS. Depois, eles vieram para a nossa feira, e ficaram impressionados, porque, de fato, nós somos a segunda maior feira supermercadista das Américas".
"Eu já estive em diversas e posso garantir a vocês: todas são boas, mas nenhuma tem a força, a energia e o nível de profissionalismo que temos aqui no Rio. Quando eles veem um evento como o nosso, com esse tamanho, essa estrutura, essa entrega, eles simplesmente ficam encantados. E é isso que eu peço a todos aqui: valorizem ainda mais a nossa feira. Envolvam seus departamentos comerciais. Incentivem seus compradores, seus times de trade, seus RH's. Façam eles entenderem que participar não é custo, é investimento. A nossa feira tem muito a ver com o sucesso das empresas de vocês. E tudo isso é fruto do trabalho que construímos juntos", prosseguiu o presidente da ASSERJ e da ALAS.
Fábio Queiróz ressaltou: "Precisamos ter em mente o seguinte: a ASSERJ é a única ponte do Brasil com toda a América. Vocês são referência, várias lojas de vocês já receberam visitas de executivos estrangeiros que saíram daqui encantados com o varejo brasileiro. Com o nível das lojas, com o atendimento, com a inovação. Então eu tenho muito orgulho de tudo o que construímos juntos. De toda a trajetória que trilhamos lado a lado".
"E talvez alguns estejam se perguntando: 'Mas, Fábio, você vai deixar a ASSERJ mais fraca?'. Não. Vocês estão ganhando um Fábio, uma ASSERJ, ainda mais forte. Mais conectado. Com mais relacionamentos. Com mais 'tinta na caneta' para ajudar o setor", concluiu Queiróz, depois de destacar alguns pontos de maior relevância que fortalecerão ambas as Associações nessa nova etapa, como a troca das melhores práticas entre nações, o fomento de importação e exportação, estudos de legislações, dentre outros.
ASSERJ Experience – Ifood
Em expansão constante no Brasil, e no varejo supermercadista fluminense, Bruna Paranhos, gerente de Relações Institucionais do Ifood, apresentou as novidades da empresa e as estratégias para o setor: "O iFood, durante muito tempo, teve foco em restaurantes. Era o que sabíamos fazer, era o que fazíamos bem. Começamos a atuar com supermercados em 2017. E quando começamos a estabelecer números muito fortes em todo o Brasil, começamos a entender que poderia dar foco a outros segmentos. Hoje, por exemplo, fazemos 120 milhões de vendas por mês no Brasil. E não estamos falando só de restaurantes, estamos falando de todas as categorias online e offline. Hoje, temos 60 milhões de usuários e 450 mil estabelecimentos parceiros, que incluem restaurantes, farmácias, mercados, pet shops, shopping centers, entre outros. Estamos presentes em 1.500 cidades".
"E acho muito legal trazer isso: antes da criação da área de marketplace, tudo era muito separado, o food service, os supermercados, as farmácias. Hoje, entendemos que o foco em supermercados e farmácias é cada vez maior, então criamos toda uma área dedicada ao marketplace, onde falamos de negócios. Só pra vocês terem uma ideia: quando entrei, em 2019, fazíamos cerca de 20 milhões de pedidos por mês. Hoje, são 120 milhões. Ou seja, em seis anos crescemos de cinco a seis vezes, e isso está diretamente ligado ao nosso ecossistema. Hoje, o parceiro pode escolher: usar a própria operação logística ou contar com a nossa", prosseguiu Bruna Paranhos.
A gerente de Relações Institucionais do Ifood finalizou: "Acreditamos que as pessoas querem cada vez mais essa comodidade de receber suas compras e itens essenciais dentro de casa. O cliente vai buscar o que tiver melhor oferta e entrega mais rápida. É isso que define a escolha. E por isso acreditamos tanto nesse potencial. Falando um pouco do crescimento do varejo, de 2023 para 2024, quando falamos em SSS (a sigla para same store sales), estamos falando das mesmas lojas, ou seja, se considerarmos apenas os estabelecimentos que já estavam na plataforma em 2023 e continuaram em 2024, eles cresceram 58% nas vendas dentro do iFood. Esse é o potencial que vemos para o setor, para esse segmento".
Confra
No encerramento da reunião, Fábio Queiróz convidou todos os associados para o "Confra", festa de confraternização de fim de ano da ASSERJ, para exaltar um ano de conquistas e de fortalecimento da relevância institucional da Associação. Neste ano, o evento será realizado no Hotal Grand Hyatt Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, no dia 7 de novembro.
"Dia 7 de novembro, uma sexta-feira, bem descontraída, teremos a nossa confraternização. Um dia para celebrarmos um grande ano para a ASSERJ. Nossa feira foi maravilhosa, nossas relações institucionais funcionaram bastante, nosso departamento jurídico teve grandes vitórias, principalmente em relação às sacolas plásticas. A ASSERJ se estruturou, temos lideranças internas bem consolidadas. Estamos muito satisfeitos. Então convido todos vocês a estarem presentes para comemoramos", reforçou o presidente da ASSERJ e da ALAS.
Notícias relacionadas
-
Por dentro da asserj
-
Por dentro da asserj
ASSERJ debate temas estratégicos em última reunião do Conselho Diretor em 2025
-
Por dentro da asserj
Escola ASSERJ reforça boas práticas e biossegurança em curso para manipuladores de alimentos
-
Por dentro da asserj
Fábio Queiróz fala sobre isenção do IRPF ao Estadão

