
ASSERJ registra 13 toneladas de embalagens recolhidas nas Retorna Machines

COP30, meio ambiente, sustentabilidade. Os termos foram manchetes quase diárias nos últimos dias no noticiário brasileiro. E a ASSERJ, como uma Associação ativa em suas bandeiras, também se destaca nesse quesito. E com cases de sucesso.
Primeiro, as Retorna Machines. As 17 máquinas da ASSERJ, presentes em diversas lojas de nossos associados, registraram números expressivos no último um ano e meio. A ação foi iniciada em abril de 2024, como parte integrada do programa "Recolhe Mais", uma iniciativa da Fecomercio, que faz parte do Convênio Inea, criado para apoiar nossos associados no cumprimento da legislação estadual referente a logística reversa e correta destinação de resíduos.
As máquinas recebem seis tipos de embalagens: latas de aço e alumínio, longa vida, pet, vidro e plástico. E até outubro já foram:
-
quase 13 toneladas recolhidas;
-
mais de 123 mil acessos;
-
mais de 29 mil kwH e mais de 565 mil litros de água economizado;
-
compensação de quase 8 mil kg de pegada de carbono.
“Os resultados das Retorna Machines mostram que, quando oferecemos caminhos claros e acessíveis para o consumidor descartar corretamente, todos ganham — o meio ambiente, as empresas e a sociedade. Na ASSERJ, seguimos comprometidos em apoiar nossos associados com iniciativas reais, mensuráveis e transformadoras”, ressalta Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ.
Outra iniciativa de destaque no quesito sustentabilidade é o "Desplastifique Já". Um movimento iniciado pela ASSERJ em 2019, que extrapolou as fronteiras do Rio de Janeiro e tomou o Brasil. Uma iniciativa de educação de consumo, incentivando a troca da sacola plástica pelas ecobags. Somente no nosso estado, já reduzimos em bilhões o número de sacolas em circulação. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O DESPLASTIFIQUE JÁ.
A vontade de agir em nossa Associação é o que nos move. Porque aqui na ASSERJ, ação é oxigênio.
Notícias relacionadas
-
Por dentro da ASSERJ
-
Por dentro da ASSERJ
ASSERJ debate temas estratégicos em última reunião do Conselho Diretor em 2025
-
Por dentro da ASSERJ
Escola ASSERJ reforça boas práticas e biossegurança em curso para manipuladores de alimentos
-
Por dentro da ASSERJ
Fábio Queiróz fala sobre isenção do IRPF ao Estadão

