
Dia dos Pais deve aquecer o varejo supermercadista! Seu negócio já está pronto para alavancar as vendas?

A expectativa para o Dia dos Pais de 2025 é extremamente positiva no mercado brasileiro. Diversos levantamentos projetam um cenário otimista, com alta nas vendas, e também indicam as preferências de compra por parte dos consumidores. Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 2025 terá o melhor desempenho para a data desde 2014, com previsão de cerca de R$ 7,84 bilhões movimentados, uma alta de 3,2% na comparação com ano passado. Já o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises do Rio de Janeiro (IFEC-RJ) aponta que, apenas na Região Metropolitana do Rio, as transações financeiras chegarão aos R$ 258,90 milhões.
Expectativa dos consumidores: gasto e preferência pelo espaço domiciliar
De acordo com um levantamento da Hibou, empresa de pesquisa e insights de mercado, realizada em parceria com a Score Group, 69% dos brasileiros pretendem gastar no máximo R$250 com as comemorações. Já segundo o IFEC-RJ, 44,4% dos consumidores da Região Metropolitana do Rio devem presentear no Dia dos Pais, com gasto médio de R$ 161,01, sendo que 66,5% preferem realizar suas compras em lojas físicas, 24% no meio virtual e 8,2% pretendem mesclar ambos.
Em relação aos artigos mais procurados, o estudo da Hibou apresenta que, entre as preferências para a data, o segmento de alimentos e bebidas é favoritado por 26% dos entrevistados. Na mesma direção, a pesquisa também indicou a expectativa das figuras paternas com presentes, com 25% respondendo alimentos e bebidas e 10% artigos de churrasco, o que mostra uma boa janela de oportunidade para promoções envolvendo itens de churrasco, açougue e bebidas - uma ótima oportunidade para os supermercados!
Outro dado do levantamento da Hibou que reforça a prospecção positiva para o setor supermercadista com a celebração é a de que os custos com a alimentação fora de casa deve ter alta de 8,2% na data. Nesse cenário, 53% afirmaram que planejam passar a comemoração em domicílio, seja na própria casa ou visitando pais, sogros, filhos, netos e demais parentes. No mesmo recorte, 8% disseram planejar ir a restaurantes e 20% ainda não definiram. O almoço em casa com a família é apontado por 39% como algo que não pode faltar no domingo. Ou seja, o Dia dos Pais pode ser um período importante para alavancar a venda de artigos para cafés da manhã, almoços e, claro, churrascos.
"A pesquisa mostra um consumidor sensível, racional e atento ao que realmente importa. Presentes ainda fazem parte da celebração, mas é a presença que mais se destaca. As marcas que compreenderem esse movimento e se comunicarem com respeito, empatia e autenticidade, terão muito mais chance de gerar conexão e confiança", analisa Ligia Mello, CSO da Hibou.
Dia dos Pais: data cada vez mais intimista para os consumidores
A comemoração do Dia dos Pais também passa por um momento de ressignificação aos olhos dos consumidores e é importante estar atento a esse movimento. Em 2024, a data era vista como puramente comercial por 27% dos entrevistados, já este ano o número caiu para 21%, de acordo com o estudo da Hibou. Por sua vez, as porcentagens daqueles que associam a ocasião ao reconhecimento e valorização da figura paterna ou ao encontro familiar subiram, respectivamente, para 27% e 22%.
O levantamento também analisou a atração das campanhas de marketing na visão dos clientes. 27% apontaram a preferência por mensagens com valores como respeito e amor, 22% histórias emocionantes, 20% o bom humor e 19% originalidade ou promoções. Entender esse traço da percepção do consumidor pode ser o diferencial para o sucesso de uma ação bem planejada.
"Mais do que uma data comercial, o Dia dos Pais tem se tornado um momento de conexão emocional e afirmação de valores. Os consumidores estão atentos ao que realmente importa: presença, reconhecimento e vínculos afetivos. Isso não significa o fim do consumo, mas uma nova lógica, onde o valor simbólico dos gestos pesa mais do que o valor financeiro do presente. Para as marcas, é hora de ouvir, emocionar com autenticidade e entender que o impacto real nasce do respeito à jornada e as emoções das pessoas", destaca Albano Neto, CSO e CCO do Score Group.
O Mundial é uma das redes que já se prepara para a data atento às novas demandas dos clientes, como afirma Vanessa Leite, coordenadora de marketing do grupo: "O Mundial nasceu com pais empreendedores e batalhadores. Então, para nós, o Dia dos Pais tem um significado especial. É sobre valorizar a família, lembrar com afeto daqueles que nos ensinaram tanto. E poucas coisas celebram melhor esse amor do que um almoço de domingo cheio de sabor e memórias".
"Muitas vezes, o presente mais especial é aquele pensado com atenção aos detalhes e não o mais caro. O Mundial quer ser esse parceiro da família, oferecendo praticidade, variedade e bons preços para todos celebrarem com amor", completa Vanessa.
Cenário de oportunidades: conheça o seu cliente!
Os dados das pesquisas sobre o Dia dos Pais representam uma excelente oportunidade para o varejo supermercadista. Especialmente no Rio de Janeiro, poucas tradições são tão populares quanto os churrascos em família no Dia dos Pais. Para o nosso setor, os levantamentos mostram um destaque especial para os açougues e categorias que funcionem bem como acompanhamento. Kits de churrasco prontos, degustações no ponto de venda, sinalização temática, promoções de bebidas e ofertas integradas entre diversas categorias, são boas apostas para facilitar a experiência de compra e estimular o consumo por impulso. Além de promoções e preços atrativos, é preciso atenção para criar um vínculo emocional com o consumidor, traço também demonstrado pelos estudos e que pode fazer a diferença tanto para uma nova venda, quanto para o aumento do ticket-médio. Atuar com estratégia pode não apenas impulsionar vendas, mas também fortalecer o relacionamento e fidelizar clientes. Relembrando que, para isso, é necessário ter uma boa preparação logística e de estoque, para atender a uma eventual subida na demanda.
Outro grupo preparado para a data é a Casa do Sabão, com a campanha "Churrasco do Paizão". Até o Dia dos Pais, no próximo domingo, dia 10 de agosto, o consumidor que realizar compras receberá um cupom para participar da ação promocional, que premiará os vencedores com kits churrasco. A iniciativa é realizada em todas as unidades da rede, que aposta em bom crescimento, como explica Gabriel Matos, CMO do grupo: "As categorias que concentram nossas apostas para impulsionar as vendas na data são carnes e açougue, com destaque para cortes tradicionais de churrasco; bebidas, especialmente cervejas e refrigerantes; carvão, utensílios e produtos para churrasco. Nossa expectativa é de um crescimento entre 5% e 10% nas vendas das categorias envolvidas na temática da campanha".
Mas o foco no tradicional churrasco não impede novas estratégias, como a adotada pelo Hortifruti Natural da Terra, que lançou um menu especial de almoço para o Dia dos Pais. Especializada em frutas, legumes e verduras, a rede preparou um cardápio especial para a celebração. O menu aposta na diversidade de receitas para agradar cada tipo de gosto, da entrada à sobremesa. A sugestão de almoço completo, para servir quatro pessoas, inclui pratos como caponata de legumes, arroz à grega festa, batata inglesa rústica, costela suína ao molho barbecue, salada festiva e pavê de chocolate. Esses e outros itens também podem ser adquiridos separadamente. Os clientes interessados podem encomendar seus pedidos via site, WhatsApp ou presencialmente em lojas do Rio de Janeiro, até o meio-dia da próxima quarta-feira, 6 de agosto. A retirada deverá ser feita exclusivamente nas lojas, de acordo com a data escolhida pelo consumidor. A rede também aposta nas vendas de cervejas, queijos e vinhos para aumentar as vendas.
"O Dia dos Pais é uma oportunidade de estreitar ainda mais nosso relacionamento com os clientes, oferecendo praticidade e conveniência, seja com pratos prontos, que incluem uma variedade de opções saborosas para esse dia, ou na seleção cuidadosa dos ingredientes para quem prefere preparar a refeição em casa. Nosso compromisso é garantir que, com produtos frescos e de qualidade, cada momento à mesa se torne uma experiência ainda mais memorável", afirma Paulo Drago, CEO da Hortifruti Natural da Terra.
Números das pesquisas
O levantamento do IFEC-RJ ouviu 853 consumidores nos dias 1 e 2 de julho. Já a pesquisa da Hibou ouviu 1.233 pessoas entre os dias 20 e 22 de julho em todo o Brasil.
Unir tradição, conveniência e experiência: a receita para vender mais no Dia dos Pais
O Dia dos Pais é mais uma data promissora de um ano que o varejo supermercadista tem apresentado ótimos resultados em faturamento. Aproveitar bem a data pode ajudar a tornar 2025 um ano de ainda mais sucesso. Criatividade e foco na experiência de compra são os pilares de um desempenho de destaque, com atenção à tradição da comemoração, mas abrindo espaço para ações que atendam ao desejo do cliente e gerem engajamento.
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