Dayane Titon é Diretora Comercial e de Marketing da Baly Brasil, principal marca de energéticos do país

No SRE Cast, diretora da Baly revela como a marca cresceu 50 vezes em oito anos

Dayane Titon destaca como inovação, escuta ativa do varejo e inteligência de mercado impulsionaram a liderança da maior marca brasileira de energéticos

10/07/2026

Indústria em cena
Dayane Titon é Diretora Comercial e de Marketing da Baly Brasil, principal marca de energéticos do país

Dayane Titon é Diretora Comercial e de Marketing da Baly Brasil, principal marca de energéticos do país

O mercado de bebidas muda rapidamente e exige adaptação constante. Enquanto o varejo acompanha as transformações no comportamento do consumidor, a Baly do Brasil decidiu fazer delas uma oportunidade para expandir sua presença nas gôndolas, fortalecer a marca e consolidar sua liderança no segmento de energéticos.

Criada em 1997, a empresa catarinense apresentou, durante a 36ª SRE Super Rio Expofood, os pilares de um crescimento considerado fora da curva. A mudança de estratégia adotada pela companhia nos últimos anos transformou desafios em combustível para uma expansão consistente.

"A Baly, em 2017, mudou a nossa forma de pensar porque, antes, os obstáculos nos paralisavam. Desde então, decidimos assumir o protagonismo da marca. Em oito anos, crescemos 50 vezes de tamanho, o que realmente é um aumento fora da curva. Esse resultado só acontece com disciplina, muito trabalho e constância", revelou Dayane Titon, diretora Comercial e de Marketing da Baly, durante participação no SRE Cast. O episódio completo está disponível no canal da TV ASSERJ no YouTube.

Segundo a executiva, enquanto o mercado de energéticos cresce, em média, 17%, a Baly avança acima de 30%. O reflexo desse desempenho chega diretamente ao supermercado.

"Lojas que não têm Baly hoje não crescem na categoria de energéticos e ainda registram queda superior a 20%. Isso mostra o quanto a presença da marca faz diferença para o varejista", afirma.

Inovação guiada pelo consumidor

Na feira, a empresa apresentou novidades que reforçam sua estratégia de inovação baseada na observação constante do comportamento do consumidor. Entre os destaques esteve o primeiro energético proteico do mundo, com 15g de proteína na composição.

A marca também lançou o isotônico Baly Dreit e apresentou o sabor Uva Verde, desenvolvido em parceria com a dupla Fernando & Sorocaba após forte demanda do público nas redes sociais.

"Acreditamos no pilar da inovação porque ele gera incremento para a categoria e para os nossos parceiros. Procuramos trazer inovações que realmente vendem. Olhamos para o comportamento do consumidor e mantemos uma escuta ativa nas redes sociais e nas festas. Transformamos essa atenção em soluções e temos acertado muito nas inovações há mais de cinco anos", destaca Titon.

O avanço da linha Zero Açúcar

Outro destaque apresentado durante a SRE foi o crescimento da linha Zero Açúcar, tratada pela companhia como um movimento democrático por entregar sabor sem abrir mão da saudabilidade. Segundo Day, a empresa conseguiu desenvolver uma formulação que elimina o sabor residual comum em produtos da categoria, o que gerou um resultado expressivo.

"Nós crescemos 80% em zero açúcar. Hoje somos a marca que mais cresce nessa categoria", afirma.

Produtos como o energético de Cereja Zero Açúcar já ocupam a liderança de vendas em plataformas de e-commerce como o Mercado Livre e vêm ganhando espaço também nas gôndolas dos supermercados.

O varejo como fonte de aprendizado

Mesmo ocupando a liderança entre as marcas brasileiras de energéticos e ultrapassando as internacionais, a executiva afirma que o sucesso da companhia está diretamente ligado à capacidade de ouvir quem está na ponta.

"Não esperamos oportunidade, a gente cria. Se você olhar uma gôndola, ela mostra exatamente o que está faltando. Sou apaixonada pelo varejo. Aprendi muito com os supermercadistas, pedindo que me ensinassem a vender e a entregar o que realmente precisavam. Testei, deu certo e repliquei. O cliente é meu mentor. O papel da indústria é colocar o produto na loja, abastecer corretamente e evitar ruptura. Isso não é responsabilidade do supermercado", ressalta.

Negócios, relacionamento e o futuro

Para Day Titon, a SRE Super Rio Expofood vai muito além da exposição de produtos. A feira representa uma oportunidade de fortalecer relacionamentos, gerar negócios e aproximar indústria e varejo.

"A SRE fortalece nossas parcerias porque acreditamos no olho no olho. A tecnologia ajuda muito, mas também nos afasta desse contato com o cliente. Aqui, conseguimos ouvir as dores do varejista, entender suas necessidades e apresentar soluções de forma muito mais rápida. Além disso, a feira gera novos negócios e permite mostrar toda a essência da Baly, que é uma marca jovem, inovadora e cheia de energia", afirma.

Com perspectivas positivas para o restante do ano, a empresa pretende continuar investindo na expansão da categoria e no desenvolvimento de novos produtos.

"Sou muito otimista com 2026. Temos muito a entregar, agregar e expandir a categoria. A forma como você enxerga as coisas é a forma como gera movimento. A gente não espera oportunidade, a gente cria", conclui.

Fique por dentro de todas as novidades do setor. Fale com o Comercial e participe da próxima SRE - Super Rio Expofood, o melhor evento B2B das Américas para o food service e o varejo supermercadista.