Imagem de header interno

Foco no Natal! Transforme seu fim de ano com curso da Escola ASSERJ

Confira os detalhes sobre as duas formações, ambas exclusivas para colaboradores dos associados da ASSERJ

27/10/2025 • Atualizado pela ultima vez 1 Mês

Por dentro da ASSERJ

A Escola ASSERJ já está com a agenda de novembro aberta. No próximo mês, são oferecidas quatro turmas do curso "Noções Básicas de Higiene e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos em Serviços de Alimentação" e uma para o "Curso de Confeitaria: Segredos para Bolos Perfeitos e Brownie de Natal", realizado em parceria com a Buaiz Alimentos. Confira abaixo os detalhes sobre as duas formações, ambas exclusivas para colaboradores dos associados da ASSERJ.

Confeitaria: Segredos para Bolos Perfeitos e Brownie de Natal

O curso "Confeitaria: Segredos para Bolos Perfeitos e Brownie de Natal", que será realizado no dia 13 de novembro, das 9h às 13h, em local a ser informado previamente, na Barra da Tijuca, é voltado para colaboradores que já atuam na área de confeitaria ou padaria, com foco no aprimoramento e capacitação de técnicas práticas e teóricas de confeitaria, perpassando pelos mais variados temas, desde a história da confeitaria no Brasil até segredos profissionais para bolos perfeitos. Em períodos sazonais como o Natal, essas lições podem transformar o jeito de fazer e apresentar os produtos confeitados e alavancar vendas na categoria.

A formação, ministrada pelo consultor técnico da Buaiz Alimentos, Américo Teixeira, terá apresentação teórica e aplicação do conteúdo absorvido, além de degustação ao final, oferecendo uma experiência completa ao aluno. Entre os temas do conteúdo programático estão: "Breve História da Confeitaria no Brasil"; "Segredos para um Bolo Perfeito"; "Melhores Equipamentos para Confeitaria"; "Diferenças entre Bolos com Farinha de Trigo e Misturas para Bolo"; "Demonstração do ponto certo da massa"; "Finalização e decoração de uma guirlanda de Brownie de Natal"; e "Comparativo entre mistura para bolos e preparo tradicional".

Ao final da formação, os alunos receberão o certificado de conclusão emitido com nome e CPF e estarão mais preparados para garantir qualidade, segurança e melhor desempenho das vendas e da gestão da categoria.

"Consolidamos com alegria nossa parceria com a ASSERJ em mais uma ação de capacitação no setor de alimentos. Técnicos da Buaiz Alimentos irão compartilhar dessa vez conhecimento sobre confeitaria, abordando desde a história da confeitaria no mundo até dicas comerciais e o preparo de um Brownie de Natal com a Mistura para Brownie Regina. O curso também será uma oportunidade para apresentar nossos produtos, reconhecidos pela praticidade e excelência, que vêm conquistando cada vez mais o mercado fluminense", enfatiza Wellington Bastos, gerente comercial da Buaiz Alimentos.

Noções Básicas de Higiene e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos em Serviços de Alimentação

A formação é um diferencial de extrema importância para a prestação de um serviço de excelência no tratamento de alimentos dentro do setor supermercadista, abordando desde conceitos básicos sobre causas e fatores que influenciam a contaminação e a ocorrência de doenças transmitidas por alimentos (DTAs), passando por manipulação, boas práticas de higiene de instalações, equipamentos e pessoal, até a etapa voltada à saúde do manipulador, abordando especificamente a alimentação saudável. As turmas, exclusivas para colaboradores de associados da ASSERJ, estão programadas para:

Turma 1: 04/11/2025, das 9h às 13h;
Turma 2: 11/11/2025, das 14h às 18h;
Turma 3: 18/11/2025, das 14h às 18h;
Turma 4: 25/11/2025, das 14h às 18h.

"Este curso é fundamental para que os colaboradores compreendam práticas seguras de manipulação de alimentos, reduzam riscos de contaminação e elevem o padrão de atendimento ao cliente. Além disso, promove conscientização sobre a importância da higiene na rotina de trabalho, contribuindo para um ambiente mais seguro e produtivo", destaca o instrutor Flávio Graça, Consultor de Alimento Seguro.

A ASSERJ é conveniada com a Prefeitura do Rio de Janeiro, mais especificamente com o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA), para ministrar o curso de "Noções Básicas de Higiene de Alimentos". Segundo a Lei Municipal nº. 1.662/1991 o curso é obrigatório e tem como público-alvo: manipuladores de alimentos (açougueiros, barmans, chefes de cozinha, cozinheiros, estoquistas, garçons, padeiros, dentre outros) que atuam nos supermercados. A legislação também obriga a fazer e renovar o curso a cada três anos. Ao fim da formação, os participantes realizam uma prova de verificação de conhecimentos, preenchem pesquisa de opinião e lista de presença, recebendo, após todas as etapas, o certificado de conclusão emitido com nome e CPF.

"A despeito das obrigatoriedades legislativas, a capacitação deve ser vista por empregados e empregadores como uma grande oportunidade de aprimoramento", frisa Flávio Graça.

Dentre os principais ganhos da formação, o instrutor da ASSERJ lista:

1. Para empregadores:
- Padronizar as técnicas voltadas para a segurança sanitária de alimentos de forma a ter uma equipe atualizada e bem capacitada;
- Minimizar os riscos de multas, inutilizações de alimentos e interdições de estabelecimentos;
- Garantir a qualidade e segurança dos seus clientes;
- Fortalecer a imagem perante o consumidor cada vez mais exigente e informado;
- Promover o conceito de qualidade total;
- Acelerar o processo de aprendizado dos novos funcionários.

2. Para empregados:
- Aprender as boas práticas sobre manipulação de alimentos e entender o "porque" das coisas de forma a obter a máxima performance na sua atividade;
- Agregar valor ao seu currículo e se diferenciar como profissional da área. Grande parte dos gerentes e demais cargos de liderança em mercados iniciaram sua carreira em funções operacionais como repositores, conferentes e galgaram cargos por meio das suas competências;
- Relembrar os conceitos aprendidos durante a profissão visando o aprimoramento profissional.

3. Para ambos:
- Minimizar os riscos sanitários e os perigos que podem levar à contaminação de alimentos e as doenças transmitidas por água e alimentos (DTAs).

Enviar colaboradores para este curso é uma oportunidade estratégica para os associados da ASSERJ, garantindo equipes mais qualificadas, seguras e alinhadas às boas práticas do setor supermercadista.

A Escola ASSERJ

 
 
Desde 2015, a Escola ASSERJ desponta como uma iniciativa transformadora da realidade do varejo supermercadista fluminense, trazendo conhecimento e capacitação à colaboradores e equipes dos associados, com cursos que aproximam a teoria da prática diária nas lojas. O resultado tem impacto direto nas operações, com profissionais cada vez mais aptos e preparados para os desafios do nosso setor. Com aulas ao vivo, online ou presenciais, a Escola oferece conteúdos que podem ser acompanhados por equipes inteiras, promovendo aprendizado coletivo e engajamento.

"A capacitação é o maior investimento que o varejo pode fazer. Por isso investimos na Escola ASSERJ: para levar conhecimento diretamente à ponta, onde ele gera mais impacto. Quando o colaborador cresce, o setor inteiro evolui", afirma Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ.

Fábio Queiroz prossegue: "A Escola ASSERJ é um dos pilares do nosso compromisso com a qualificação do varejo supermercadista. Por meio dela, oferecemos cursos e treinamentos que capacitam colaboradores, promovem boas práticas, aumentam a eficiência operacional e garantem a segurança alimentar. Investir na formação das equipes é investir na excelência do setor, na satisfação do cliente e no fortalecimento das empresas associadas. Acreditamos que conhecimento aliado à prática transforma o dia a dia do varejo, desenvolve o setor e gera resultados concretos para todos".

Para ficar por dentro dos próximos cursos da Escola ASSERJ e demais novidades, CLIQUE AQUI.