WhatsApp-Image-2024-07-12-at-11.14.02-2.jpeg

Leitores inteligentes e sommeliers digitais são as apostas do varejo supermercadista

17/07/2024 • Atualizado pela ultima vez 1 Ano

Conecta
WhatsApp-Image-2024-07-12-at-11.14.02-2.jpeg

Os supermercados estão vivenciando, mais do que nunca, as mudanças do mercado de consumo, decorrentes da transformação digital nos últimos anos, que proporciona o surgimento de novas soluções. A tecnologia em supermercados não está mais apenas em sistemas de estoque ou em aplicativos de entrega. As lojas estão cada vez mais inteligentes e os clientes, claro, percebem a diferença na experiência de compra, que se torna mais atraente.

Dessa forma, a tecnologia contribui para aumentar a eficiência operacional, ampliar a produtividade das equipes e expandir a rentabilidade do varejista diante dos desafios criados pelos novos hábitos de consumo. Painéis digitais, campanhas interativas e sistemas de autoatendimento e pagamento automático por reconhecimento facial, por exemplo, já fazem parte do varejo.

Como diferencial competitivo, as redes investem em novas soluções tecnológicas de modo a trazer mais conforto e praticidade aos clientes. Na recém-inaugurada loja do Adonai Cachamorra, a novidade é o Sommelier Digital. O equipamento sugere o vinho em segundos, basta o cliente selecionar o país de origem, o tipo de uva e o preço. Também é possível escanear o código de barras da garrafa para obter informações sobre o rótulo, a safra, o país produtor, além do preço.

Para o gestor de tecnologia do Adonai, Mário Coutinho, “hoje, o varejo entendeu que a tecnologia é o combustível para se chegar ao nosso maior objetivo: proporcionar uma boa experiência ao cliente”.

A loja também oferece o recurso do leitor de preços inteligente, que, ao informar o preço do item escaneado, sugere a compra outros produtos não necessariamente da mesma categoria, mas que pode alavancar uma compra por impulso.

Essas iniciativas exemplificam como o varejo supermercadista está abraçando a era digital para oferecer experiências de compra mais personalizadas, eficientes e gratificantes para seus clientes.