
Pesquisa da ASSERJ revela perfil dos consumidores cariocas para festas de fim de ano

A mais recente pesquisa da ASSERJ ganhou destaque na coluna da jornalista Míriam Leitão, no jornal O Globo, reforçando a importância do levantamento para entender como os cariocas pretendem consumir no Natal e no Réveillon de 2025. Realizado diretamente nos pontos de venda do varejo supermercadista, o estudo revela que os consumidores planejam gastar entre R$ 250 e R$ 850, com o Chester, o bacalhau e o peru liderando a mesa de Natal — sendo que um terço prevê desembolso a partir de R$ 500. Para economizar, 66,5% fazem substituições, como trocar peru por Chester e bacalhau por merluza.
A maioria realiza as compras entre uma e duas semanas antes, sendo 36,2% uma semana antes, 25,7% duas semanas antes e 22,7%, e o preço é o principal critério para definir o prato principal.
A Black Friday não influenciou as compras de fim de ano — 60,5% não anteciparam aquisições no período. Além disso, estratégias de economia, como clubes de vantagens, encartes e aplicativos, são amplamente utilizadas por 66,5% dos consumidores, que revelaram as confraternizações costumam reunir de três a seis pessoas (40,8%),
Para o Réveillon, a cerveja é a bebida mais consumida (41,1%), e 73,8% mantêm a tradição da ceia especial. Segundo o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, o varejo supermercadista está pronto para atender um consumidor que busca tradição, conveniência e economia.
Quer ler a matéria publicada na coluna da jornalista? Clique AQUI!
Notícias relacionadas
-
Por dentro da ASSERJ
-
Por dentro da ASSERJ
ASSERJ registra 13 toneladas de embalagens recolhidas nas Retorna Machines
-
Por dentro da ASSERJ
No ar: edição de dezembro da revista Super Negócios destaca as tendências para 2026 e muito mais!
-
Por dentro da ASSERJ
ASSERJ debate temas estratégicos em última reunião do Conselho Diretor em 2025

