Henrique Braun

Coca-Cola anuncia brasileiro como novo CEO global

11/12/2025 • Atualizado pela ultima vez 4 Dias

Indústria em cena
Henrique Braun

A Coca-Cola confirmou nesta quarta-feira (10) a nomeação do brasileiro Henrique Braun como novo presidente-executivo global, marcando uma mudança importante no comando da companhia. Ele sucede James Quincey em um momento em que as grandes empresas de alimentos e bebidas aceleram ajustes estratégicos para atender um consumidor que prioriza opções mais saudáveis e preços mais acessíveis.

Braun, que tem dupla nacionalidade (nascido na Califórnia e criado no Brasil), ingressou na Coca-Cola em 1996, mesmo ano em que Quincey iniciou sua trajetória na empresa. Aos 57 anos, ele assume oficialmente o comando global em 31 de março de 2026.

Atualmente COO, cargo que ocupa desde janeiro, Braun consolidou experiência em áreas críticas do negócio, como cadeia de suprimentos, desenvolvimento de novos mercados e gestão das operações de engarrafamento.

“Vou me concentrar em dar continuidade ao impulso que construímos com nosso sistema. Trabalharemos para desbloquear o crescimento futuro em parceria com nossos engarrafadores”, afirmou em comunicado.

Desde 2017, sob a liderança de Quincey, as ações da Coca-Cola acumulam alta de quase 63%, impulsionadas pela expansão para categorias como águas com gás, cafés, energéticos e lácteos, parte delas via aquisições estratégicas. Segundo Kimberly Forrest, diretora de investimentos da Bokeh Capital Partner, “Quincey estabeleceu um padrão elevado, e os investidores podem esperar que o novo CEO continue a renovar o portfólio”.

A sucessão ocorre em um ano marcado por trocas importantes em posições de liderança no setor de bens de consumo, reflexo da necessidade de adaptação a um ambiente mais competitivo e com desafios operacionais e logísticos intensificados por tarifas e custos.