Dia-dos-Pais-scaled.png

Dia dos Pais cresce 5,9% nos supermercados! Vem saber como!

01/09/2025 • Atualizado pela ultima vez 3 Meses

Dia-dos-Pais-scaled.png

As datas sazonais podem gerar ótimos resultados para os varejistas se contarem com estratégia e ações bem estruturadas. O Dia dos Pais de 2025 é mais um grande exemplo de como nosso setor consegue aproveitar momentos de celebração, a priori não necessariamente vinculados aos supermercadistas, para gerar ótimos resultados e aumentar o faturamento. Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), a data registrou crescimento de 5,9% em vendas no varejo nacional, entre os dias 4 e 10 de agosto, na comparação com o mesmo período de 2024. A subida generalizada foi puxada principalmente por dois canais: e-commerce (+8,9%) e lojas físicas (+5,2%). Especificamente no segmento de super e hipermercados, o avanço foi expressivo, chegando a 8,0%, mostrando que esse tipo de ocasião também demanda o consumo de bens essenciais e presentes de valor agregado.

Outro ponto que apresenta como o varejo supermercadista pode atender à demandas específicas dos clientes é o fato de que, no mesmo período citado, o setor de alimentação fora do domicílio (Bares e Restaurantes) cresceu 2,9%, evidenciando um comportamento que já vem sendo detectado em outros momentos: a preferência dos brasileiros pelo consumo em domicílio em datas de celebração em família.

"O Dia dos Pais foi marcado pelo fortalecimento do e-commerce, reflexo de escolhas mais diversificadas e conectadas na hora das compras, e pela preferência pelos supermercados em vez da alimentação fora de casa, possivelmente causada pelos preços mais altos em bares e restaurantes", frisa Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

Rio de Janeiro: maior alta nacional

No recorte por entes federativos, o Rio de Janeiro é o grande destaque do Brasil. Com alta de 7,7%, o estado lidera com folga a lista, frente os 5,8% de Minas Gerais, segundo colocado. A região Sudeste, como um todo, também foi a que mais evoluiu no período, com subida de 6%.

O melhor desempenho do comércio presencial em nosso estado impactou diretamente o varejo supermercadista que, apostando em campanhas promocionais, comunicação em loja, ações de fidelização e diversificação de mix, conseguiu tornar o ambiente físico atrativo, competitivo e um fator de incentivo às compras por impulso para o Dia dos Pais.

Resiliência e oportunidade: o que significa o desempenho supermercadista?

O avanço de 8% nas vendas de super e hipermercados no Dia dos Pais 2025 reforça que nosso setor permanece um dos mais resilientes e estratégicos do varejo nacional. Além de atender às necessidades de abastecimento, os supermercados se destacam cada vez mais como espaço de compra de conveniência, presentes práticos, kits comemorativos e produtos premium, como vinhos, especialmente em datas comemorativas. Isso exige, porém, análise do comportamento do consumidor e estratégias bem delineadas de ações.

A ASSERJ parabeniza todos os associados pelo exclente desempenho e serviço prestado à população fluminense, fortalecendo ainda mais o papel do varejo supermercadista fluminense.

  • no-related-news