Ruptura nos supermercados recua em setembro. ASSERJ te conta os motivos
O nono mês de 2025 apresentou bons resultados no abastecimento do varejo supermercadista. Segundo dados do Índice de Ruptura da Neogrid, que mede a falta de produtos nas gôndolas dos supermercados brasileiros, a taxa encerrou setembro em 11,9%, uma queda de 1,2 ponto percentual na comparação com agosto.
O destaque para o desempenho foi a recomposição de estoques em itens básicos da cesta do consumidor. Entre as categorias acompanhadas, a cerveja foi a única com resultado negativo, registrando aumento na indisponibilidade durante o período.
Ruptura das categorias que se destacaram em setembro:
Queda:
-
Ovo: de 23,0% para 20,4%;
-
Azeite: de 9,7% para 8,7%;
-
Café: de 9,6% para 7,9%;
-
Arroz: de 8,9% para 7,1%;
-
Feijão: de 8,4% para 6,4%.
Aumento:
-
Cerveja: de 12,1% para 12,8%.
"O índice em setembro reflete um ajuste positivo no abastecimento após meses de instabilidade, embora o cenário econômico ainda apresente pressão de custos e inflação, o que impacta preços e margens no varejo. Apesar da queda na ruptura e de uma leve recuperação nas vendas, com o orçamento das famílias mais apertado, temos observado consumidores buscando mais pontos de venda e substituindo marcas por produtos mais baratos que entregam o mesmo resultado", explica Robson Munhoz, chief relationship strategist da Neogrid.
Relembrando ainda que no Rio de Janeiro, o preço da cesta básica caiu pelo quinto mês consecutivo. Segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a retração em setembro foi de 0,26%, prolongando o alívio no orçamento das famílias cariocas.
A queda foi puxada principalmente pela batata (-11,75%); tomate (-8,73%); café em pó (-2,92%); feijão preto (-2,26%); arroz agulhinha (-1,69%); manteiga (-1,52%); açúcar refinado (-0,66%); e leite integral (-0,41%). Por outro lado subiram: banana (6,52%); óleo de soja (6,11%); farinha de trigo (1,59%); pão francês (1,24%); e carne bovina de primeira (1,04%).
Notícias relacionadas
-
Comportamento & tendência
-
Comportamento & tendência
Como converter o "pico" de vendas da Black Friday em relacionamento com o cliente?
-
Comportamento & tendência
Saiba qual é geração que mais enche os carrinhos!
-
Comportamento & tendência
5 tendências de compra que todo gerente de categoria deve acompanhar

