PIV-Rede-Market.jpg

Todo caixa é um vendedor! Como a Rede Market ampliou suas vendas por olhar para caixas com estratégia?

05/08/2025 • Atualizado pela ultima vez 4 Meses

Associados em foco
PIV-Rede-Market.jpg

Olhar para todas as áreas do negócio de forma estratégica e inovar não é uma dica vaga ou uma frase de efeito. Pelo contrário. É resultado na prática e aumento de faturamento. Uma prova disso, é a estratégia da Rede Market de encarar todos os seus operadores de caixa como vendedores. Colhendo resultados expressivos, o Programa de Incentivo à Venda (PIV) é uma iniciativa que funciona em diversas frentes, principalmente, na valorização do papel de seus colaboradores, no fortalecimento de parcerias com a indústria, no aumento do fluxo de venda e na construção de um relacionamento mais intimista com o cliente.

“O PIV foi construído com um olhar atento para o nosso jeito de operar. Ele cria um ambiente mais motivador, com metas claras e reconhecimento real, fortalecendo tanto o desempenho interno quanto o relacionamento com os fornecedores. O PIV nada mais é que transformar nossos 180 PDV’s em vendedores, quase 360 pessoas oferecendo o produto direto no caixa", explica Júnior Pereira, diretor de operações da Rede Market.

Ana Alice Venâncio, diretora de Marketing do grupo, ressalta: “Essa é uma grande possibilidade de alavancar parcerias com outras marcas, uma evolução da experimentação do cliente em ponto de venda, além da degustação”.

O PIV foi uma iniciativa construída com o envolvimento de vários setores da Rede Market, como equipe comercial e diretoria, além do apoio da indústria parceira. Após muitas análises de dados e da vontade de valorizar e motivar equipes, além de melhorar a jornada do consumidor, surgiu a ideia própria moldada à identidade do grupo, contribuindo para o desempenho das vendas e o fortalecimento da cultura interna, como destaca Diogo Augusto, coordenador de marketing: "O PIV nasceu da vontade de valorizar diretamente as operadoras de caixa, que estão na linha de frente do relacionamento com o cliente. Adaptamos à nossa realidade com um olhar muito atento ao nosso time e ao nosso jeito de operar. O principal objetivo é criar um ambiente mais motivador, conectado com metas claras e reconhecimento real, fortalecendo tanto o desempenho interno quanto o relacionamento com os fornecedores.".

Estrutura dinâmica, critérios e metas: o planejamento por trás do PIV

Como esclarece Diogo, o PIV pode ser estruturado em ciclos mensais ou trimestrais, conforme o planejamento da campanha e os acordos firmados com a indústria parceira. Essa flexibilidade permite que o programa seja mais dinâmico e adaptável às necessidades do momento. Já as metas para cada ação são variáveis e definidas de forma estratégica, alinhadas aos objetivos do programa e às demandas de cada marca envolvida, garantindo conformidade com os objetivos gerais do PIV.

Além do desempenho nas vendas dos produtos em campanha, também são avaliados critérios que incentivam a promoção de soluções integradas para o cliente, como metas relacionadas ao CRM da Rede Market, o engajamento no uso do Cupom Verde (outra iniciativa de destaque do grupo, que explicaremos abaixo) e pagamentos via Pix. Todos esses pontos levam a um caminho único, proporcionar uma abordagem ampla de performance, com a conexão de diferentes iniciativas da rede, focando sempre na excelência do atendimento ao cliente.

Cupom Verde

É uma opção ao consumidor, que pode escolher não ter o cupom fiscal impresso, mas enviado direto ao aplicativo ou telefone. Ao todo, a Rede Market já gerou 526.743 cupons e 672.740 litros de água economizados com a ação, que ainda gera facilidade para o cliente, que não passa pelo risco de perder seu cupom, facilitando, por exemplo, processos de troca de produtos. Além disso, fornece interatividade, informando ao usuário quantas árvores ele já salvou ou quando litros de água economizou por aderir à iniciativa.

PIV também é valorização de funcionários: incentivo, reconhecimento e treinamento futuro

O coordenador de Marketing da Rede Market também frisa que o PIV é uma grande forma de reconhecer os colaboradores da empresa. Ao criar uma sinergia entre equipes e o programa, fazendo com que os operadores de caixa se sintam parte ativa e responsáveis pelos resultados gerados, a percepção de valor é imediata e a inciativa reforça o vínculo entre funcionários e a rede. Inclusive, os incentivos para aqueles que atinjam metas ainda cria um novo ciclo de consumo dentro das próprias lojas da Rede Market, fora o fortalecimento da cultura interna.

"Cada meta do PIV atingida gera um valor em bonificação, que é creditado na carteira digital da colaboradora, para uso direto nas lojas da Rede Market. É um incentivo prático, valorizado e percebido de forma clara pelo time. O PIV trouxe mais motivação e engajamento para os colaboradores. Existe uma competitividade saudável entre as lojas e operadoras, o que impacta diretamente na performance. O programa elevou o senso de responsabilidade e foco no resultado.", relata Diogo.

Para avançar ainda mais com o PIV, a Rede Market já pensa em encorpar o programa e tem planos para implementar treinamentos mais estruturados e recorrentes voltados para a iniciativa. Por enquanto, o grupo busca fornecer o máximo de informações sobre os produtos em campanha para operadores de caixa terem domínio e confiança ao falar com o cliente.

Resultados e case de sucesso: 99% de valor faturado com um único produto

PIV Rede Market 2

O PIV é uma ideia com resultados! Aliás, resultado é uma palavra que anda ao lado do programa. Diogo Augusto afirma que a Rede Market já registrou aumento nas vendas dos produtos em campanha, crescimento no uso de ferramentas como Pix e Cupom Verde, além de maior envolvimento de funcionários com os objetivos do negócio. E o grupo tem números para comprovar a eficácia do PIV e a relevância da iniciativa para as indústrias parceiras, como o case da participação da marca Trento.

"Um exemplo marcante dentro do PIV foi a participação da marca Trento. Durante o período de ativação, o produto apresentou um desempenho expressivo, com crescimento de 86,3% no volume vendido e 99% no valor das vendas.”, pontua o coordenador de Marketing.

O futuro do PIV: próximos passos

A Rede Market pretende expandir ainda mais o programa, investindo em treinamentos estruturados e recorrentes para o time de frente e ampliar as ações em parceria com a indústria. A meta é evoluir o PIV como um instrumento estratégico de engajamento, fidelização e resultado, mantendo o grupo como referência em inovação de vendas, no relacionamento com colaboradores e fornecedores e na atenção à experiência do consumidor, garantindo o alcance de resultados ainda melhores.

A ASSERJ parabeniza a Rede Market pela iniciativa e pelo sucesso do PIV, traduzido em resultados reais, tanto financeiros quanto na criação de um ambiente saudável para funcionários. E lembre-se: inovação, valorização e parceria são trunfos essenciais para alcançar voos cada vez mais altos. E inovar nem sempre está diretamente ligado à tecnologia, mas sim à implementação de ideias criativas, coletivas e motivacionais.