Novo Caged - Setembro

Varejo supermercadista fluminense tem saldo de 2.862 vagas abertas ao fim do terceiro trimestre de 2025

30/10/2025 • Last updated 1 Month

Economia
Novo Caged - Setembro

Os supermercados fluminenses mantiveram relativa estabilidade na geração de empregos no mês de setembro. Segundo dados do Novo Caged, divulgados nesta quinta-feira, 30 de outubro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o setor registrou saldo negativo de 303 vagas formais no estado do Rio de Janeiro no nono mês do ano, no balanço entre contratações e demissões. O desempenho interrompeu a sequência de sete meses consecutivos de resultados positivos do varejo supermercadista. 

No cenário nacional, o setor abriu 1.264 vagas formais em setembro. Foi o oitavo mês seguido de crescimento, mas abaixo do registrado em setembro de 2024, quando foram criados 4.449 postos de trabalho. Todas as regiões brasileiras tiveram desempenho positivo, com 16 dos 27 entes federativos apresentando resultado de contratações no azul em setembro. No acumulado do ano, os supermercados do Rio de Janeiro contabilizam um saldo de 2.862 vagas abertas. O resultado é cerca de 30,8% acima do registrado no mesmo período de 2024 (2.187 vagas). 

No total do país, o setor supermercadista gerou 29.883 postos de trabalho formais nos primeiros oito meses do ano. Todas as regiões tiveram saldo positivo, com o melhor resultado na série histórica para o intervalo até agosto e em torno de 17,2% acima do acumulado no mesmo período de 2024 (25.405 vagas abertas).

A ASSERJ reforça o suporte e parabeniza os esforços dos associados para manterem o setor supermercadista como um pilar da economia e da vida da população fluminense, sendo um segmento essencial na geração de empregos e na promoção da qualidade de vida no estado do Rio de Janeiro, mesmo diante de oscilações. Seguimos apoiando todos, para a criação de oportunidades e fortalecimento do nosso estado.