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Prezunic, indústria e... streaming! Conecta Varejo avisou: retail media é um nicho que deve ser explorado

25/08/2025 • Última actualización 3 Meses

Atualidades
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Quem passa pela loja do Prezunic Marapendi, na Barra da Tijuca, certamente é impactado com a nova fachada. Em uma ação inovadora de retail media a seis mãos (varejo, indústria e streaming), a rede se uniu a duas gigantes, cada qual do seu segmento, para a realização da campanha "Seara Netflix". Três grandes marcas juntas para oferecer novas experiências aos consumidores. Mais do que uma campanha promocional, a iniciativa promove uma jornada de compra completa, com integração entre o físico, digital e e-commerce.

"Inauguramos a fachada 'Seara Netflix' da loja do Prezunic Marapendi Barra, uma obra de arte em uma das avenidas mais movimentadas do Rio de Janeiro. Essa ativação fortalece ainda mais nossa estratégia de levar inovações que agregam valor à categoria, sempre antenados às necessidades dos nossos consumidores", descreve Nelson Marin Rodrigues, diretor de vendas da Seara.

O movimento, inclusive, remete a uma das palestras apresentadas na última edição do Conecta Varejo, no Rio Innovation Week, Lucas Daibert mencionou exatamente essa ideia sobre a Netflix.

Experiência 360°: do PDV ao digital

Fachada Prezunic Marapendi - Streaming 2

A iniciativa foca na experiência de compra, em uma estratégia integrada entre canais. Além da decoração na fachada, na loja física, os clientes podem aproveitar degustações, ofertas especiais e ativações temáticas. Já no e-commerce há promoções exclusivas e conteúdos relacionados à campanha. Conexão entre canais para gerar conveniência , oportunidades e engajamento onde o consumidor escolher.

Produtos em evidência

O grande destaque da iniciativa é a linha "Snacktime – A hora de maratonar ficou mais gostosa", criada especialmente para acompanhar os momentos de séries e filmes. Pensados para atender à demanda por snacks práticos e alinhados ao estilo de vida do público jovem, os itens da promoção são: mini hot-dog coreano; pipoquinha de frango; bolinho de carne com barbecue; chicken supreme com dois molhos; e round chicken, inspirado na última temporada de Round 6.

Conecta Varejo avisou: retail media é uma oportunidade estratégica para o supermercadista

O case Prezunic, Seara e Netflix reflete um tema amplamente debatido na última edição do Conecta Varejo, no Rio Innovation Week: a importância de valorizar o retail media. A estratégia, quando bem executada, é capaz de transformar os supermercados em verdadeiras plataformas de mídia altamente relevantes e rentáveis, capazes de unir dados, CRM, mídia programática e ativações no ponto de venda para gerar valor tanto para marcas quanto para o varejista. Os benefícios são inúmeros e passam pelo maior engajamento do consumidor, novas oportunidades de receita e fidelização, diferenciação competitiva no PDV e integração digital e ampliação de alcance.

Durante os dias de palestras em nosso palco, especialistas reforçaram que o sucesso de iniciativas como essa vai além da tecnologia: está no entendimento do consumidor. Como destacou Lucas Daibert, sócio e vice-presidente de Estratégia da Binder: "No final é tudo sobre gente. Por exemplo, o negócio da Netflix não é a tecnologia. O negócio da Netflix é ter entendido que a vida das pessoas mudou. Porque as pessoas estão repensando os hábitos, a tecnologia mudando as pessoas. É isso que, no final, temos que olhar, as pessoas. Eu amo a seguinte frase: quem entende de gente sempre vence. Não importa. Quem entende de gente sempre vence. Olha só que interessante". (CLIQUE AQUI PARA CONFERIR TUDO SOBRE A PALESTRA).

A fala traduz o espírito do retail media, compreender novos hábitos e criar experiências que conectam marcas e consumidores de forma mais próxima e relevante, conclusão reforçada também por outros palestrantes, como Fábio Amorim, CEO da Pixel Retail: "Há 70 anos, o varejo tinha 1.000m² de área de vendas e 3 mil SKUs. Passaram-se algumas décadas e a loja continua do mesmo tamanho, mas agora com 15 mil SKUs. Então a disputa por espaço é gigantesca. Hoje, só a embalagem não conta mais a história. Se o cliente não está comprando, por que vou continuar colocando aquele produto em destaque? Então, a mídia acaba ajudando a mostrar esses diferenciais. Como falei, não é mais uma questão apenas de preço. A guerra de preços só tira valor da marca. O foco agora é em valor percebido. Se pensarmos, quase o Brasil inteiro está toda a semana no supermercado. Então, não tem valor mais relevante".

"A atividade das pessoas no Brasil, com o advento da internet e, de fato, com a evolução das novas formas de produção de conteúdo e mídia, tem mudado a jornada do consumidor. Hábitos que até ontem existiam estão sendo substituídos ou modificados, a todo instante, por novos comportamentos. Esse movimento é muito rápido, muito acelerado, adicionando maior fluidez e uma comunicação mais one-to-one. A mídia tem um papel central nesse processo, porque ela acaba moldando diversos comportamentos e toda essa fluidez com que nos relacionamos, seja no consumo de mídia, seja no consumo de produtos, entre outros. E, cada vez mais, essa comunicação é one-to-one, é customizada. Mídia de varejo está dentro de mídia exterior, o famoso out of home. Uma das mídias de maior penetração no nosso país. Hoje, 90% da população declara ter visto mídia out of home nos últimos 30 dias. Isso é enorme, uma das mídias de maior alcance do país. Quando esse recorte vem para mídia em estabelecimentos comerciais é 78%. 3 em cada 4 brasileiros já declarou ter visto mídia em estabelecimentos comerciais. Então, de fato é uma mídia de enorme alcance", frisou Lucas Cunha, business development manager da Kantar IBOPE Media. (CLIQUE E LEIA MAIS DO DEBATE SOBRE RETAIL MEDIA).

Inovação contínua

Ao unir entretenimento e conveniência, o Prezunic não apenas impulsiona vendas, mas fortalece sua conexão emocional com seus clientes. A iniciativa também mostra que o futuro do nosso setor passa pela integração entre experiência, mídia e consumo, sempre em parceria com a indústria e com players que, em um primeiro momento, podem parecer distantes, mas estão profundamente conectados ao varejo supermercadista através de um ator comum a todas as áreas: o consumidor. Sim, faz todo sentido, por exemplo, vender um carro por meio do retail media!