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Supermercado também é arte! Como transformar gôndolas e produtos em uma obra-prima?

13/10/2025 • Última actualización 1 Mes

Atualidades
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Vender é o norte de todo supermercadista. Porém, a lógica do apenas vender não é mais sustentável a longo prazo. É preciso também encantar, criar memórias entre consumidor e marca, oferecer bons serviços e atendimento: é isso que o fideliza, garantindo seu retorno e aumentando seu ticket-médio. Para isso, é necessário que a experiência do cliente esteja no centro das estratégias. Porém, há um fator determinante em todo esse processo, para além do planejamento, análises... a arte da inspiração na execução.

Reposição - Pedro Freitas - arte 2

A execução pela execução não tem sentindo junto ao consumidor. É preciso ir além. É necessário inspirar. Repositores precisam ser encarados como "artistas do cotidiano". Um exemplo mais do que oportuno vem de Minas Gerais. Pedro Freitas, um subgerente, que começou como repositor, viralizou nas redes sociais justamente pela sua atenção, inspiração e capacidade de gerar encantamento na reposição de produtos. Tudo baseado em uma ideia central: cada reposição pode ser uma pincelada de criatividade que atrai e conquista o olhar do consumidor.

"Muitos não sabem, mas eu não trabalho de repositor e nem de promotor, sou subgerente. Já fui repositor e como eu tenho bastante experiência em layout e reposição, quando tenho um tempinho livre, executo um ponto extra. A minha função não é essa, mas além de eu gostar de executar e também por ser algo que promove as vendas, eu acabo fazendo", destaca Pedro Freitas, em entrevista à ASSERJ.

O subgerente prossegue: "O maior impacto que eu percebo é o alinhamento e a harmonia entre os produtos. Fica tão bonito visualmente e os produtos se 'casam' tanto, que às vezes nem parece que tem gôndola e somente os produtos. O diferencial é esse, além da forma incomum em que eu executo. Com isso, tem promovido bastante as vendas".

Reposição - Pedro Freitas - arte 3

Fontes para esse elã existem em diversas áreas, basta abrir a mente para imaginar diferentes formas de gerar o encantamento. Qual a sua inspiração? No caso de Pedro, além da obstinação pessoal, o entusiasmo vem do íntimo: "Eu gostava muito de desenhar, mas com um tempo fui desapegando. Desde criança eu sempre fui dedicado e esforçado. Sempre tive o pensamento de querer ser o melhor naquilo em que eu fizesse. Se eu disputo qualquer coisa, eu sempre quero me sobressair, independentemente do que seja. E esse pensamento, eu levei para o lado profissional. Minha inspiração é minha mãe, porque através dos ensinamentos dela foi que aprendi a sempre fazer as coisas com excelência e não fazer de qualquer forma ou em troca de algo".

Valorize seu time e quem se destaca

Uma outra questão necessária de pontuar é que a inspiração do colaborador sempre deve ser incentivada. Se o desejo é incutir esse espírito de construção do negócio é preciso alimentar essa aura criativa e valorizar aqueles que se destacam. Afinal, o seu profissional também é o rosto da sua empresa. Torná-lo referência no setor não é um holofote individualizado, mas para o negócio como um todo.

Reposição - Pedro Freitas - arte 4

"É muito gratificante, pois eu nunca imaginei que chegaria a esse repertório todo por ser um trabalho que, infelizmente, não é muito valorizado. Muitos clientes e várias pessoas me mandam mensagens para parabenizar pelo meu trabalho. Através dessa repercussão, alguns repositores, gerentes e promotores me enviam dúvidas de como eu executei, de como eu faria com os produtos que eles me mandam foto e sempre tento ajudar o máximo possível. Sou grato demais por ter virado referência para algumas pessoas", ressalta Pedro Freitas.

Inspire-se nos mestres da arte e, principalmente, em si mesmo

O exemplo de Pedro nos traz uma inquietação: por que não encarar uma gôndola como uma tela em branco, que apenas espera o pincel do artista para tomar forma? Se Van Gogh usava cores vibrantes para expressar emoção, por que não usar as cores dos produtos para contar uma história? Organize, combine, destaque... faça da gôndola um "Campo de Trigo" com cores e ofertas. Mas sua inspiração pode ser Leonardo da Vinci. Assim como ele buscava a harmonia perfeita em cada traço da “Mona Lisa”, busque o equilíbrio entre estética e funcionalidade na sua exposição. Afinal, uma boa gôndola precisa ser bonita, mas também precisa vender.

Reposição - Pedro Freitas - arte 5

Agora, para quem tem um lado mais ousado, que tal Pablo Picasso? É a referência certa. Brinque com formas, quebre a monotonia, crie composições inesperadas. Uma organização criativa pode surpreender o cliente tanto quanto um quadro cubista. E que tal trazer drama e intensidade para o corredor? Inspire-se em Caravaggio. Use contrastes, iluminação e profundidade. Destaque aquele produto especial com luz e cor, como se fosse o protagonista de "Judite e Holofernes".

Ou talvez você prefira a leveza e o movimento de Monet. Pense em fluidez, em como o olhar do cliente vai percorrer a gôndola, quase como se passeasse por um jardim impressionista. E se quiser despertar emoção pura, vá de Delacroix como em "A Liberdade Guiando o Povo". Deixe as cores falarem, cause impacto, desperte sensações. O objetivo é que o consumidor não apenas veja a gôndola, mas sinta algo ao olhar para ela.

Mas a sugestão mais simples, tem o efeito mais impactante: "Faça sempre com amor e capricho, independentemente de salário. Tenha foco e não espere recompensa, apenas faça seu trabalho da melhor forma possível. Se você não é confiável com pouco, você nunca será com muito", enfatiza Pedro Freitas.

Encantamento vende!

Esse caso nos reforça uma certeza: o varejo é um palco, e as gôndolas são as telas onde você pode expressar o talento do seu time. Use paletes, cartazes, iluminação, LEDs, combinações de produtos, texturas e cores para criar uma experiência visual única. Transforme o corredor da sua loja em uma exposição digna dos grandes mestres da pintura e encante o seu consumidor. Nessa arte, todos saem ganhando: supermercados, indústria e consumidor.

Porque, no varejo supermercadista, quem encanta o olhar... garante o carrinho cheio!