
Anvisa interdita lote de água mineral sem gás da marca Vitoriosa

A GEPF Agro Indústria realiza o recolhimento voluntário e a retenção preventiva do lote da Água Vitoriosa remanescente no mercado desde o dia 13 de julho
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (2), a interdição cautelar de um lote da Água Mineral sem Gás da marca Vitoriosa. A medida foi tomada após exame microbiológico realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ) detectar a presença de coliformes totais em 250 ml do produto.
A interdição atinge exclusivamente o lote 110426L5, de garrafas de 1,5L, com validade 11/04/2027, fabricado pela GEPF Agroindústria Ltda., inscrita no CNPJ 08.144.303/0001-9.
Segundo a Anvisa, a interdição cautelar é uma medida preventiva adotada para proteger a saúde da população enquanto são realizados testes, análises e outras providências para investigar o caso. Até que a segurança do produto seja comprovada, o lote indicado não deve ser consumido ou comercializado durante a vigência da medida.
O que são coliformes totais?
Os coliformes totais são um grupo de bactérias utilizado como indicador das condições higiênicas e sanitárias da água. A presença desses microrganismos não significa, necessariamente, que o produto esteja contaminado por esgoto ou que ofereça risco imediato à saúde.
Para identificar a origem e o tipo de contaminação, são necessários exames específicos. Por isso, o resultado inicial pode levar à adoção de medidas preventivas, como a interdição temporária do lote, até a conclusão da investigação.
Orientação para supermercados
De acordo com o consultor técnico em Alimento Seguro da ASSERJ, Flávio Graça, os estabelecimentos devem conferir os estoques, identificar os produtos do lote 110426L5 e segregá-los até que os próximos resultados atestem a qualidade. A recomendação é que todo o procedimento seja registrado para eventual comprovação aos órgãos reguladores.
"Mesmo se tratando de medida cautelar, recomenda-se verificar a existência destes lotes nos estoques e na área de vendas para retirada. Deve-se registrar esta ação cautelar para fins de comprovação aos órgãos de regulação", orienta Flávio Graça.
Para os supermercados que possuem o lote, a empresa está realizando o recolhimento voluntário, substituição ou ressarcimento de forma 100% gratuita, mediante atendimento pelo telefone (24) 99853-7027 ou e-mail sac@gepfagroindustria.com.br.
O que diz a GEPF Agro Indústria
A GEPF Agro Indústria informou à ASSERJ que segue padrões rigorosos de qualidade. Segundo a empresa, a Vigilância Sanitária coletou uma amostra da água do lote em questão diretamente de um estabelecimento comercial em 4 de maio de 2026. Ainda conforme a declaração, o primeiro resultado da análise foi concluído em 13 de maio, mas a empresa só recebeu a notificação formal sobre o resultado em 10 de julho.
De acordo com a GEPF, esse exame apresentou resultado fora do padrão apenas para o parâmetro de coliformes totais. A empresa afirma que os demais testes realizados, incluindo os que verificam a presença de bactérias que podem causar doenças, como E. coli, Enterococos e P. aeruginosa, apresentaram resultados satisfatórios. Segundo a fabricante, as análises de rotulagem e das características físico-químicas da água também foram consideradas adequadas.
Ainda de acordo com a GEPF, após tomar conhecimento do resultado, a empresa iniciou o recolhimento voluntário e a retenção preventiva do lote remanescente no mercado a partir de 13 de julho, medida que, segundo a fabricante, foi comunicada à Anvisa. A empresa também afirma ter solicitado a realização de uma perícia de contraprova.
Assim, em 27 de julho de 2026, técnicos do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ) e representantes técnicos da empresa se reuniram para a abertura e análise do invólucro de contraprova lacrado. Conforme a fabricante, a análise da amostra apresentou resultado satisfatório para o ensaio microbiológico de coliformes totais, o que, segundo a empresa, confirmou a potabilidade e a conformidade da Água Mineral Natural Vitoriosa.
A GEPF Agro Indústria alega ainda que "durante a realização da perícia inicial (realizada pela Vigilância Sanitária), e acompanhamento pericial, a equipe técnica da empresa identificou e registrou inconformidades nos procedimentos de manipulação laboratorial, tais como a manipulação distante da chama e sob a incidência direta de aparelhos de ar-condicionado em ambiente de ensaio, condições que geram risco iminente de contaminação cruzada ambiental das amostras".
Ainda conforme a declaração da fabricante, o processo administrativo terá prosseguimento com a análise do terceiro invólucro oficial. A empresa informa que o exame da amostra testemunho será realizado em 8 de setembro de 2026, "ocasião em que será confirmada a qualidade e segurança do produto para o encerramento definitivo do processo fiscal".
Por fim, a GEPF Agro Indústria reafirma seu posicionamento sobre os padrões de qualidade adotados e afirma que possui as licenças necessárias para funcionamento. Em nota enviada à ASSERJ, a fabricante declarou:
"A GEPF Agro Indústria reafirma que opera sob os mais rigorosos padrões de qualidade e higiene exigidos pela legislação sanitária brasileira. A empresa possui todas as licenças operacionais e sanitárias atualizadas perante os órgãos competentes e reguladores.
Nossas instalações contam com laboratório interno de controle de qualidade, onde são realizadas rotineiramente análises físico-químicas e microbiológicas diárias de cada lote produzido, assegurando total pureza e segurança da água captada e envasada na Fonte Santa Fé (...) A GEPF Agro Indústria tranquiliza seus clientes, distribuidores e consumidores finais, reiterando que seus produtos cumprem integralmente todas as normas legais e sanitárias.
A empresa informa que adotará todas as medidas judiciais e administrativas cabíveis para reparar os danos causados por publicações precipitadas, indevidas e inverídicas. Permanecemos à disposição das autoridades competentes e do público para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais."



