
ASSERJ no RJTV: macarrão ganha força nos carrinhos dos fluminenses

A ASSERJ tem acompanhado de perto as transformações no comportamento de compra do consumidor fluminense. E em 2025, uma mudança chama a atenção na cesta básica das famílias: a redução no consumo de arroz e feijão, símbolos da identidade e da segurança alimentar brasileira, e o aumento da procura por massas.
O tema foi pauta do RJTV1 deste sábado, 25 de outubro, Dia Mundial do Macarrão. E, claro, como voz do setor supermercadista e referência em análises do comportamento do consumidor, nossa Associação contribuiu com a participação de Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ e da Associação das Américas de Supermercados (ALAS).
Mesmo com uma expressiva queda de preços neste ano, com o arroz acumulando mais de 20% de redução e o feijão cerca de 30%, segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IPCA/IBGE), o consumo em volume desses produtos diminuiu. Comparando setembro de 2025 com o mesmo mês do ano anterior, o arroz apresentou retração de 7,9% e o feijão de 2%, de acordo com informações da Scanntech. Esse comportamento tem se mantido constante ao longo do ano.
Na contramão, o macarrão vem consolidando sua presença no carrinho de compras dos consumidores. Apesar da variação de preço praticamente estável, com leve queda de 0,63%, o produto registra crescimento de consumo.
"Nesses tempos da nossa economia, a criatividade é o que comanda. E aí o consumidor opta, muitas das vezes, por produtos em que ele desembolse menos dinheiro", destaca Fábio Queiróz.
A tendência reflete um hábito cada vez mais presente no dia a dia das famílias: a busca por praticidade, versatilidade e bom custo-benefício. O ritmo acelerado da rotina, aliado à facilidade de preparo e à diversidade de opções disponíveis nas gôndolas, tem impulsionado essa escolha.
Embora o consumidor moderno esteja diversificado sua alimentação, incorporando alternativas de preparo rápido e acessível, o tradicional “arroz com feijão” segue como ícone cultural e nutricional, frisa Fábio Queiróz: "O arroz e o feijão ocupam ainda uma posição muito importante dentro da cesta básica e por isso continuam sendo muito vendidos. Seja por questões culturais, seja por questões nutricionais".
Confira abaixo a matéria completa do RJTV1:[embed]https://www.youtube.com/watch?v=uBArFeSLF84[/embed]
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