sorvete-supermercado.avif

Dia do Sorvete: como converter a data em mais vendas?

15/09/2025 • Atualizado pela ultima vez 2 Meses

sorvete-supermercado.avif

O Dia do Sorvete, comemorado em 23 de setembro, se consolida como uma data estratégica para o varejo supermercadista, que encontra no produto uma oportunidade de aumentar as vendas e fidelizar clientes em plena chegada da primavera. Mais do que uma sobremesa refrescante, o sorvete é associado a prazer, memória afetiva e bem-estar, características que favorecem as compras por impulso e reforçam a presença do item no carrinho de compras.

De acordo com a Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete), saborear o doce com moderação estimula a liberação de serotonina e dopamina, hormônios ligados à felicidade, e pode ser um grande atrativo para o varejo. Para 2025, a entidade lança a campanha nacional “Felicidade Congelada”, que incentiva o consumo equilibrado e ressalta a importância do setor. “O sorvete não é um vilão, mas um alimento que traz alegria e pode ser um grande gerador de tráfego e vendas para o varejo”, afirma Martin Eckhardt, presidente da Abrasorvete.

O mercado segue em crescimento e inovação. Na alta temporada 2024/2025, o faturamento do setor avançou 8,5%, superando as expectativas, enquanto o consumo médio nacional é de 7,7 litros por pessoa ao ano. A campanha “50 em 10”, criada pela Abrasorvete, pretende aumentar esse índice em 50% até 2033, além de buscar a redução da carga tributária que incide sobre a categoria. Para os supermercadistas, o portfólio de produtos está cada vez mais diversificado, com opções que vão de sorbets sem laticínios e linhas veganas a versões diet/sem açúcar e sorvetes proteicos enriquecidos com ingredientes como spirulina, que atendem ao público fitness. Essas inovações elevam o ticket médio e favorecem a criação de espaços diferenciados de exposição, como ilhas e freezers verticais, estimulando a compra por impulso.

Comportamento do consumidor

As preferências do consumidor também ajudam a guiar o sortimento. Dados da Abrasorvete e do Google Trends indicam que o sorvete de massa lidera com 73,47% da preferência, seguido pelo picolé (13,20%) e pelo soft (10,93%). O sabor de chocolate domina em 24 dos 27 estados.

“Mapear o gosto do cliente por região é um diferencial competitivo. O supermercadista que ajusta o sortimento com base nesses dados ganha relevância e aumenta as vendas”, destaca Eckhardt.

Hoje, 56% dos consumidores de sorvete têm renda de até dois salários mínimos, demonstrando que o item é amplamente aceito em diferentes perfis de público.

Como driblar a sazonalidade e vender sorvete o ano todo?

Mesmo que o inverno brasileiro não seja rigoroso, as vendas de sorvete em supermercados costumam cair nos dias mais frios. Muitos gestores acreditam que é preciso vender muito no verão para compensar a baixa no inverno, mas, segundo Michel Jasper, especialista em negócios do setor, “o grande desafio não está nas baixas temperaturas, mas sim na falta de planejamento e inovação. Quem consegue se antecipar mantém as vendas mesmo nos meses mais frios”.

Para driblar a sazonalidade, Jasper recomenda investir em sabores mais cremosos e sofisticados, que combinam melhor com o clima frio, e criar combinações de quente e frio. “Produtos que podem ser consumidos com sobremesas quentes, como brownies ou petit gâteau, e bebidas como chocolate ou café, ajudam a manter o consumidor no ponto de venda e incentivam o consumo de sorvete mesmo no inverno”, explica.

Além disso, promoções e programas de fidelidade são essenciais para movimentar as vendas. Jasper recomenda que as novidades para o outono e inverno sejam divulgadas ainda no final do verão, aproveitando campanhas em redes sociais e materiais de ponto de venda, gerando expectativa e atraindo clientes. Com essas estratégias, os supermercados conseguem manter o sorvete como um item atrativo durante todo o ano, provando que a sazonalidade pode ser administrada com criatividade e planejamento.

Sorvete segue em alta no varejo supermercadista, mas logística ainda é desafio

Mesmo no inverno, o sorvete continuou garantindo boa rentabilidade para o varejo supermercadista. A avaliação é de Andenilson Vidal, diretor comercial Supermercados Unidos, que acompanha de perto o desempenho da categoria e destaca que, embora o consumo seja naturalmente maior no verão, a sazonalidade já não é um obstáculo tão grande para as vendas.

“Coletivamente, vamos destacar a data nas mídias sociais e nos encartes semanais. Mas isoladamente as grandes empresas de sorvete, como a Froneri e a Slup, com as quais mantemos relações comerciais, estão preparando ações nas lojas e destacando alguns preços mais competitivos”, explica Vidal.

Segundo Vidal, a logística é hoje o maior gargalo. “Algumas lojas sofrem rupturas não mais por falta de produção, mas por questões logísticas. A área de armazenamento nem sempre é adequada para o período de maior demanda. Algumas unidades já começam a se preparar para o inverno ampliando a área de estoque, criando mais câmaras de congelados e até adquirindo, em comodato, equipamentos das indústrias para melhorar o armazenamento.”

A categoria, porém, mantém boa performance. “É um produto com rentabilidade legal. Não fazemos promoções agressivas, mas ofertamos de forma razoável, dentro da margem. Promoções mais fortes ficam para épocas especiais, como os encartes”, reforça.

Apesar de a venda em volume permanecer estável, o crescimento em valor tem sido consistente. “O faturamento do sorvete cresce, em média, 10%”, conclui o Vidal.

  • no-related-news