WhatsApp-Image-2025-08-13-at-10.38.40.jpeg

Como se reinventar sem perder a identidade? Confira cases e dicas!

13/08/2025 • Atualizado pela ultima vez 3 Meses

WhatsApp-Image-2025-08-13-at-10.38.40.jpeg

O segundo dia do Conecta Varejo 2025 começou com a palestra “Marcas em movimento, a reinvenção como estratégia”, reunindo Vanessa Gordilho, CMO da Vibra; Luís Arruda, VP Comercial e Marketing da Porto; e mediação de Amanda Graciano, CEO da Trama.

Em um mundo em constante mudança, estar em movimento e saber se reinventar de forma estratégica é fundamental para acompanhar as novas necessidades que vão surgindo na sociedade como um todo. Marcas atentas a esses movimentos e abertas às suas próprias reinvenções não ficam para trás! Essa palestra foi sobre isso!

Luís Arruda ressaltou que a mudança de posicionamento da Porto busca ampliar horizontes e fortalecer a conexão com o consumidor. “A Porto sempre esteve na vanguarda e à frente do setor no país. Nos últimos anos, evoluímos para ser muito mais que uma seguradora, nos tornando uma empresa com um grande ecossistema de produtos, serviços e soluções para todos os momentos da vida. Queremos expandir nossos negócios oferecendo experiências fantásticas para as pessoas sem abrir mão da nossa essência”, afirmou.

Ele destacou ainda a importância de manter a identidade no processo de reinvenção. “Pretendemos atuar de forma mais ampla em temas e segmentos mais diversos, mas as verticais seguirão conectadas, buscando sinergias em soluções e produtos. Tudo sem perder a qualidade do atendimento e a parceria com os corretores, que fazem parte da nossa identidade”. Arruda acrescentou que a inteligência artificial já está presente em diversos serviços da companhia, “desde a personalização de ofertas até o atendimento, ajudando a ganhar agilidade e precisão sem perder o toque humano”.

Vanessa Gordilho falou sobre a transformação constante como motor para impulsionar negócios. “Transformação tem que ser do bem para o bem”, disse. Ela também reforçou a necessidade de se manter alinhada à cultura e aos valores da marca: “Queremos ser reconhecidos como uma companhia inovadora, que utiliza as mais recentes tecnologias para oferecer soluções energéticas eficientes e sustentáveis”. Segundo ela, a inteligência artificial também faz parte dessa evolução, “permitindo otimizar processos, prever demandas e oferecer soluções mais inteligentes para nossos clientes”.

Para ela, o sucesso da reinvenção está em equilibrar tradição e inovação. “Queremos ser uma empresa mais inclusiva e diversa, que valoriza seus colaboradores e contribui para o desenvolvimento das comunidades nas quais atuamos”.

A troca de experiências entre os executivos mostrou que reinventar marcas é um processo que exige coerência, propósito e conexão genuína com as pessoas.

Supermercadistas, vocês estão atentos às mudanças de hábitos da sociedade? Elas impactam nos negócios e ter agilidade para se adaptar e atender essas mudanças é sair na frente! Para isso, nós, da ASSERJ, estamos sempre compartilhando conteúdos relevantes, promovendo eventos enriquecedores e estratégicos e lado a lado com vocês nessa missão de desenvolver o setor!

Vamos juntos!

  • no-related-news