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Viralizou e foi para a gôndola! O "Morango do Amor" e a necessidade dos supermercadistas terem atenção às redes

29/07/2025 • Atualizado pela ultima vez 4 Meses

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As redes sociais ditam o dia a dia. Isso é um fato. Elas estão inseridas nas discussões, no estilo de vida e, evidentemente, influenciam nas intenções de compra e na demanda dos consumidores. O mais recente exemplo é o caso do "Morango do Amor". Depois de viralizar, o doce se tornou o novo queridinho do consumo por impulso. O desejo por experimentar a iguaria, que consiste em um morango envolto em brigadeiro branco mergulhado em calda de caramelo vermelho, não tomou apenas o imaginário de clientes, mas as gôndolas.

Morango do Amor - Ceasa

Esse movimento é confirmado pelos números. Segundo levantamento de uma plataforma de entrega por aplicativo, o crescimento no número de pedidos da guloseima saltou 15.000% somente no Rio de Janeiro neste mês de julho, em comparação com junho. Em paralelo, o preço do morango também teve alta. Com elevada procura pela fruta, a bandeja com quatro morangos grandes, antes vendida entre R$ 18 e R$ 20, na Ceasa, na Zona Norte do Rio de Janeiro, subiu para R$ 40. Além disso, a partir da segunda metade do mês de julho o morango registrou aumento até nas buscas no Google. De acordo com dados do Google Trens, termos como "onde comprar", "receita" e "o que é" são destaques nas pesquisas sobre o tema, mostrando que a viralização do "Morango do Amor" provocou uma grande onda de efeito cascata.

Esse caso só reforça uma tendência que já se tornou uma máxima: é essencial para o varejo supermercadista estar atento às redes sociais e o impacto delas no imaginário do consumidor. Aproveitar o momento de alta específica de uma febre das redes pode fazer a diferença no faturamento, movimentando sua loja, trazendo novos clientes e aumentando o ticket médio, ainda mais se forem realizadas promoções ou ações que incentivem o cross-sell.

Case de sucesso: Terê Frutas vende todas as unidades produzidas

Morango do Amor - Terê Pão 2

Um dos que soube aproveitar bem o momento de alta no interesse pelo doce foi o Terê Frutas. Na última quinta-feira, 24 de julho, a rede iniciou a produção e comercialização da sobremesa na Terê Pão, padaria do grupo. Em menos de duas horas, todos os itens foram vendidos. Com o sucesso, a iniciativa foi expandida para as demais lojas da rede. Na última sexta-feira, 25 de julho, algumas negociaram toda a oferta do dia apenas no período da manhã. Clientes chegaram, inclusive, a entrar em contato para reservar o pedido e garantir que não perderiam suas chances.

E o sucesso de vendas não parou. No último fim de semana, o Terê Frutas produziu 255 unidades. Toda a confecção foi integralmente comercializada, mostrando que a aceitação dos consumidores foi excelente e reforçando que aproveitar oportunidades criadas pelas redes sociais pode fazer a diferença no faturamento do negócio.

"A operação foi conduzida com cautela, priorizando a qualidade e o controle da produção. Ainda assim, a demanda superou a oferta, o que demonstra o sucesso da ação. O preço médio praticado foi de R$11,99, mantendo-se competitivo e com margem saudável para o varejo.", explicou Daniel Carvalho, head de Marketing do Grupo Terê Frutas.

Com os resultados mais que positivos e a demanda ainda existente de consumidores, destaca Daniel, as padarias do Grupo Terê Frutas envolvidas nas vendas seguirão com a produção para atender aos clientes nos próximos períodos.

Busca por itens de "pequenos momentos de felicidade": além das redes sociais, um comportamento do consumidor

O caso do "Morango do Amor" não é isolado, nem se resume apenas ao fato de aproveitar janelas de oportunidades criadas pelas redes sociais. Ele também é reflexo de um hábito de consumo em alta entre consumidores, a procura por itens que geram "pequenos momentos de felicidade", com destaque para as categorias de snacks, sobremesas prontas - tecnicamente conhecido por indulgência.

O comportamento de consumo nos supermercados está passando por uma transformação sutil, mas significativa: o aumento da busca por produtos que proporcionem pequenos momentos de felicidade. Essa tendência, que ganhou força nos últimos anos, tem impactado diretamente as gôndolas do varejo, com destaque para categorias como snacks, chocolates, sobremesas prontas e bebidas.

Analistas em comportamento do consumidor explicam que esse movimento reflete o desejo por satisfação imediata em meio à agitação do cotidiano. Em sua maioria, são compras fora da lista de itens essenciais, mas que o cliente procura de forma impulsiva e com cada vez mais frequência.

Oportunidade: supermercadista, esteja atento, se prepare e aumente suas vendas

Monitorar, planejar e aproveitar cenários oferecidos pelas redes sociais, por movimentos dos consumidores ou pelos "pequenos momentos de felicidade" são grandes oportunidades de aumentar faturamento, atrair novos clientes e fidelizar. A compra por impulso estimulada amplia o ticket médio e o movimento das lojas.

Portanto, é preciso ter estratégia, analisar caso a caso e sempre pensar em formas de inovar, criar ambientações específicas ou até pontos destacados para esse tipo de produto, potencializando as vendas. Ações promocionais, embalagens atraentes e comunicação sensorial também são excelentes apostas para criar conexões com o consumidor e tornar a experiência de compra mais prazerosa.

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