
Ypê aposta em agentes de IA para ganhar eficiência operacional e fortalecer o atendimento ao varejo supermercadista

A Ypê avançou em sua estratégia de inovação ao incorporar agentes de inteligência artificial na gestão de sistemas críticos, com impactos diretos na eficiência operacional, no nível de serviço e no relacionamento com o varejo supermercadista.
A evolução tecnológica foi viabilizada pela ampliação da parceria com a Rimini Street, provedora global de suporte independente para sistemas ERP, incluindo SAP. A adoção do Rimini Support™ para SAP S/4HANA permitiu à Ypê transformar a estabilidade do ERP em uma base sólida para acelerar projetos de inovação, sem a necessidade de atualizações complexas ou migrações disruptivas.
“Ninguém conhece ERP melhor do que a Rimini Street. Experimentamos muitos benefícios financeiros e operacionais ao mudar do suporte SAP para a Rimini Street. E com as ofertas de inovação em IA Agêntica da Rimini Street, nosso roadmap para a transformação foi acelerado”, afirma Geraldo Pereira, CIO da Ypê.
Com o ambiente de ERP estabilizado, a área de TI passou a concentrar esforços em iniciativas estratégicas, como a implementação do Rimini Agentic UX™, uma camada inteligente de engajamento do usuário baseada em IA agêntica. A solução conecta e automatiza fluxos entre diferentes sistemas corporativos, gerando ganhos práticos para áreas como vendas, atendimento ao cliente e gestão de pedidos, que impactam diretamente a operação do varejo.
Segundo a empresa, processos que antes exigiam até oito etapas manuais foram reduzidos para apenas duas, trazendo ganhos relevantes de velocidade, redução de riscos e melhoria do indicador OTIF (on-time, in-full) — fator crítico para assegurar o abastecimento correto das lojas. “A SAP pensa apenas no ambiente SAP, mas a Rimini Street pensa em todas as integrações. Com a oferta Agentic UX da Rimini Street, agora tenho uma vantagem importante e um caminho inteligente para ter a IA em toda a empresa”, reforça Pereira.
Outro ponto destacado pela Ypê é a capacidade da IA agêntica de atuar de forma transversal, rompendo silos entre sistemas como ERP, CRM, plataformas de atendimento e soluções de RH. Essa visão integrada contribui para decisões mais rápidas, maior previsibilidade operacional e respostas mais ágeis às demandas do varejo supermercadista.
“A Ypê é um modelo de como as organizações podem usar o ERP com Agentes de IA para alcançar valor em toda a empresa, de forma rápida, segura e sem interrupções”, afirma Vijay Kumar, EVP e CIO da Rimini Street. “Juntos, estamos implementando fluxos de trabalho inteligentes que aceleram a tomada de decisões, reduzem o atrito operacional e apoiam a estratégia de IA de longo prazo da Ypê.”
Para a companhia, o modelo adotado também reduz barreiras de entrada para a inovação. “Outros projetos de IA levam muito tempo para apresentar resultados. Com a Rimini Street, você pode testar agentes de IA e IA generativa sem grandes migrações, sem grandes investimentos, agora mesmo”, conclui Pereira.
Ao consolidar o uso de IA agêntica em seus processos, a Ypê reforça uma estratégia voltada à eficiência, confiabilidade e colaboração com o varejo supermercadista, fatores cada vez mais decisivos para a competitividade da indústria no ambiente B2B.
Notícias relacionadas
-
Indústria em cena
-
Indústria em cena
Anvisa determina recolhimento de sal grosso e doce de leite após reprovação em testes laboratoriais
-
Indústria em cena
Produtos na mira da Anvisa. Vem saber qual teve a venda proibida e qual teve a determinação de recolhimento!
-
Indústria em cena
Grupo Petrópolis anuncia plano de verão com foco em execução no varejo supermercadista

