
A queda do vilão: preço do azeite registra forte baixa em 2025

Um produto muito considerado pelo brasileiro, mas que nos últimos anos ganhou a alcunha de vilão do carrinho nos supermercados: o azeite. Depois de escalar um Everest de preços, o item tem registrado baixas sequenciais neste ano. Segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o azeite caiu nove vezes consecutivas em 2025, acumulando queda de 16,44% no ano no mercado fluminense. Considerando apenas o mês de setembro, a retração foi de 4,13% nos valores praticados no Rio de Janeiro.
Porém, o que explica essa descompressão intensa de preços depois de picos anteriores do azeite? Segundo o economista André Braz, coordenador dos Índices de Preços e especialista em política monetária e inflação do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-IBRE), a variação é resultado de um cojunto de fatores: "Em anos recentes, condições adversas (secas, clima desfavorável, quebra de safra) empurraram os preços do azeite para patamares muito altos. Agora, com a recuperação da produção, há uma reversão desse movimento. Ou seja: parte da queda é 'retorno à média' depois de períodos de escassez".
Safra global recorde e recuperação da produçãoEstimativas apontam que praticamente 95% do azeite consumido no Brasil vem do mercado externo, principalmente de países como Portugal e Espanha. Na Europa, o calor e a seca afetaram drasticamente as colheitas de azeitonas, diminuindo a matéria-prima para a fabricação do produto. Portanto, os desafios enfrentados pelos olivais europeus nos últimos anos fizeram o preço disparar no Brasil em meados de 2023, chegando ao pico na metade de 2024. Porém, neste ano, o clima mais ameno favoreceu o desempenho da safra, como explica o economista André Braz: "A produção mundial de azeite na safra 2024/25 está estimada em cerca de 3,375 milhões de toneladas, um aumento de cerca de 32% em relação à safra anterior".
"Em especial, os países da União Europeia (grandes produtores) registraram aumento nos volumes exportados, enquanto o valor unitário (preço FOB) caiu bastante. Segundo estatísticas do IOC, o valor unitário das exportações da UE para fora caiu cerca de 42,4% em 12 meses. Com mais oferta, pressionam-se os preços para baixo. Em geral, preço cai quando a oferta supera a demanda", complementa André Braz.
Desvalorização do dólar e queda nos preços internacionais
Por ser um produto majoritariamente dependente da importação, o azeite também está sujeito as variações cambiais e alterações de preços do mercado internacional. O desempenho do dólar, por exemplo, tem contribuído para os impactos no item. No início deste ano, a moeda norte-americana era cotada próxima dos R$ 6,20. Hoje, a conversão para a moeda brasileira está na faixa de R$ 5,45. Em relação aos preços praticados em nível internacional, o recuo também é significante nos últimos meses.
"Por exemplo, entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2025, o preço internacional por tonelada caiu de cerca de US$ 10.000 para cerca de US$ 5.500", explica André Braz.
Redução de imposto de importaçãoEm março deste ano, o governo federal eliminou a alíquota de 9 % do imposto de importação sobre o azeite (dentre outros produtos), em uma iniciativa para conter a alta dos alimentos no país. Aliado a melhora da safra e um cenário cambial mais favorável, a medida teve impacto direto no valor que chega às gôndolas dos supermercados, destaca o economista da FGV-IBRE: "Organizações do setor já reportam que isso levou a reduções imediatas de 10 % a 12 % no valor do azeite no varejo".
Oportunidades para o varejo supermercadistaA forte retração nos preços do azeite, que deve se manter com a continuidade do atual cenário, abre uma janela estratégica para o varejo supermercadista explorar oportunidades de venda, fidelização e reposicionamento de categoria.
- Reforce a exposição e o protagonismo da categoria: com o azeite voltando a caber no bolso do consumidor, é hora de devolver destaque ao produto nas gôndolas. Apostar em ilhas promocionais, ambientações e sinalizações que valorizem a queda de preços auxilia à criar percepção de vantagem e estimular a compra;
- Crie combos e ações de cross-selling: a versatilidade do azeite com diversas categorias pode ser um diferencial. Composições com massas, queijos, pães e vinhos em combos podem aumentar o ticket-médio;
- Aposte em comunicação de valor e qualidade: ainda que com preço menor, o azeite é um produto de alto valor agregado. Ações que reforcem origem, qualidade e benefícios podem aproximar o consumidor e alavancar vendas;
- Aproveite para fidelizar o consumidor: o azeite é um item emocional e presente na rotina alimentar do brasileiro. Aproveitar o período de preços baixos para oferecer programas de pontos, descontos progressivos ou degustações cria vínculo e incentiva o retorno.

