
ASSERJ debate temas econômicos e celebra conquistas em Conselho Diretor

A reunião do Conselho Diretor da ASSERJ foi realizada nesta quinta-feira, 24 de setembro, no Hotel Windsor Marapendi, na Barra da Tijuca. O encontro foi marcado por reflexões estratégicas sobre o momento atual do varejo supermercadista e projeções para os próximos meses. Abrindo os trabalhos, o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, fez uma saudação póstuma a Mario José dos Santos Viana, diretor-presidente da rede Vianense Supermercados, falecido no início deste mês de setembro. A rede passou a ser representada pelo filho do ex-diretor, Rodrigo Viana. Todos os presentes se uniram em uma salva de palmas ao saudoso membro do Conselho.
Reforma TributáriaNa sequência, o presidente da ASSERJ destacou a necessidade de atenção dos supermercadistas à implementação da Reforma Tributária: "ASSERJ oferecerá, gratuitamente, um curso sobre a reforma, ministrado por uma contadora do Princesa Supermercados, sobre o impacto na prática, no dia a dia, da nova legislação no setor supermercadista".
Fábio Queiróz ressaltou ainda que a ASSERJ estará de prontidão para oferecer qualquer tipo de apoio no tema aos seus associados.
PL dos medicamentosAs alterações no texto do PL sobre a venda de medicamentos em supermercados também foram pauta da reunião. Fábio Queiróz frisou que o texto ainda necessita de análise da Câmara dos Deputados, tendo sido aprovado apenas em uma comissão do Senado. O presidente da ASSERJ pontuou as questões pertinentes, ressaltando os obstáculos e oportunidades que o projeto apresenta, e as expectativas para os próximos passos e possíveis alterações na matéria. Encerrando a questão, foi frisado que a ASSERJ apoia a livre iniciativa: o objetivo é apoiar o associado, não obrigá-lo a seguir. A meta é conquistar direitos, utilizá-los é uma opção.
Taxas de PublicidadeNo prosseguimento da reunião, um ponto de extrema atenção foi levantado: a alta nas taxas de publicidade. A margem de elevação, já definida pela Prefeitura do Rio, foi gerada pela mudança na forma de cálculo de um dos fatores de publicidade, que acaba elevando o custo (de 3x a 10x vezes, de acordo com cada caso). Os associados foram orientados a analisar a conveniência da manutenção dos pontos de publicidade e buscar os pareceres jurídicos individuais, além do papel da Associação de possibilidade de discussão de valor junto ao Poder Municipal.
Seminário Super Negócios (SSN)O presidente da ASSERJ reforçou o convite, a todos os associados, para comparecerem à próxima edição do Seminário Super Negócios, confirmada para o dia 29 de outubro, às 14h, no Riale Brisa Barra Hotel, na Barra da Tijuca. O encontro é voltado para compradores e profissionais de marketing e trade, trazendo uma programação cuidadosamente estruturada para impactar diretamente o dia a dia, com conteúdos práticos e aplicáveis à rotina de cada setor.
"Estaremos com a presença de grandes indústrias. Nosso palestrante principal será o Bernadinho. E eu convido a todos vocês, para que possamos estar juntos, às 15h com o Bernadinho e às 16h no nosso conselho.... enviem os comparadores de vocês, o pessoal do marketing, do trade. Vamos ter uma tarde com muito conteúdo. JBP, JVC, retail media, pricing, gestão de categorias. Mantem seus colaboradores, porque vai ser um encontro muito, muito rico, uma tarde muito especial", enfatizou Fábio Queiróz.
Para mais informações sobre o Seminário Super Negócios, entre em contato com o SAA.
Por fim, o presidente da ASSERJ apresentou aos conselheiros a responsável pelas relações institucionais da Associação, Mariane Ferri. Dentre as diversas discussões legislativas explicitadas por Mariane, destaca-se a conquista, particularmente especial para a ASSERJ: a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que declarou inconstitucionais as leis que obrigavam supermercados a fornecer sacolas gratuitamente, referendando a importância do pioneirismo do movimento "Desplastifique Já", iniciativa da ASSERJ, que deu início ao movimento de desestimular o uso de sacolas plásticas.
ASSERJ Experience – SelmiBaseada na união dos pilares tradição e inovação, Marcelo Guimarães, diretor comercial da Selmi, apresentou as novidades da empresa, de investimentos em infraestrutura à lançamento de novas linhas de produtos: "Para nós é uma honra ter essa oportunidade. Meu objetivo aqui hoje é falar um pouco do que é a Selmi. A Selmi é uma empresa conhecida, são 137 anos de existência, estamos na quarta geração dela. Então, provavelmente estamos acertando mais do que errando, porque uma empresa que tem 137 anos, ela tem que realmente acertar para poder funcionar. Mas ela é muito conhecida pelo seu macarrão Galo, que inclusive hoje é líder aqui no Rio de Janeiro. Todo mundo conhece. E o que eu quero mostrar para vocês aqui é que a Selmi não é só pasta. A Selmi já se tornou uma indústria de alimentos. Estamos em outra categoria".
"Do campo à mesa. Queremos tratar de todo o ciclo da cadeia de abastecimento, desde o trigo plantado até o macarrão chegar na casa do consumidor. Então, a Selmi tem feito muitos investimentos. Nós temos uma indústria altamente automatizada, robotizada, com poucos funcionários, porque sabemos que para competir nesse segmento, principalmente cesta básica, você tem que ter alta produtividade, qualidade de matéria prima e qualidade de processo, é isso que fazemos. Acabamos de fazer um grande investimento no moinho, R$ 150 milhões, um moinho enorme, que tem a capacidade de moer 650 toneladas por dia. E já estamos prontos para duplicar, ir para 1.300 toneladas por dia. Aqui no Rio de Janeiro, obviamente Galo é líder. Mas também estamos pontuando tanto com Galo, quanto com o Renata no Top of Mind. Já são 5 ou 6 anos seguidos como o macarrão mais lembrado do Brasil", prosseguiu o diretor comercial da Selmi.
Marcelo Guimarães finalizou: "Estamos com um investimento enorme na categoria de biscoito. Queremos ter na categoria de biscoitos, a mesma relevância que temos na categoria de massas. Isso tem que ser construído com calma. Para uma empresa com uma história de 137, 138 anos, estamos há 10, 15 anos com biscoito. E para dar um último recado para vocês, biscoito não é tudo igual. Desafio vocês a comerem os nossos produtos, e não perceberem a diferença de qualidade, principalmente por esse maquinário que eu falei, ele tem condições de fazer o produto um pouco diferente e com isso ele traz um pouco mais de qualidade. E é uma categoria ingrata pra você conseguir se diferenciar".
ASSERJ Experience – Mais ForteA Dora Campos, sócia proprietária da Mais Forte, empresa nascida e formada no Rio de Janeiro, apresentou os inúmeros lançamentos de linhas da marca e pontuou a diferenciação frente à concorrência: "Esse é um momento muito importante, estamos frente a frente com vocês, porque muitas vezes vamos nas centrais e não conseguimos essa marcação. É muito importante essa oportunidade de nos relacionarmos, porque relacionamento é tudo e, para vocês, é a chance de conhecer o novo do nosso negócio. Apresentamos o nosso carro chefe, um saco para lixo de muita qualidade, que não vemos semelhantes no mercado, com a espessura dele, o uso do EVA na proporção certa, com elasticidade. Nosso produto prova, na prática, que saco de lixo não é tudo igual. Nossa forma de apresentação do produto também fixa a marca na cabeça do cliente e, quando ele volta ao mercado, ele compra novamente".
ASSERJ Experience – ScanntechRonaldo Gadelha, vice-presidente de varejo da Scanntech, expôs aos associados presentes todas as ferramentas e possibilidades que a empresa fornece na análise de dados e de mercado ao varejo supermercadista: "Qual o tamanho da Scanntech hoje no varejo brasileiro? A Scanntech lê, em faturamento, R$ 1 trilhão. E quando falamos de varejo, do varejo abastecedor, lemos R$ 940 bilhões. A metodologia da Scanntech é ticket a ticket, é tudo que passa no check-out, então dá pra vermos o tamanho da importância da Scanntech. Agora, só tem esse tamanho todo porque os grandes varejistas do Brasil, não todos, naturalmente, mas a grande maioria está conectada com a Scanntech. No Brasil inteiro, os grandes variantes estão conectados com a Scanntech. Eles entendem a importância dessa conexão. A Scanntech é um ecossistema. E quanto mais parceiros, mais indústrias tivermos dentro, é melhor pra todo mundo. São mais de 400 indústrias parceiras. As grandes indústrias, nacionais e multinacionais, utilizam a Scanntech para fazer negócio com o varejo. Especificamente no Rio de Janeiro, temos uma leitura de R$ 60 bilhões de faturamento, é uma leitura muito expressiva do mercado fluminense. A Scanntech consegue mostrar para vocês o comportamento de consumo do cliente. Então hoje, com toda a leitura que temos, você consegue saber o que o consumidor está comprando. E isso te dá informações para que você tenha o melhor mix, quais as promoções que você vai fazer, tudo que você pode tirar de proveito dessa informação".
"Se vocês falarem com parceiros que já utilizaram a Scanntech, vocês vão perceber que elas vão falar muito bem da plataforma. Porque é uma plataforma intuitiva, rápida e fácil de usar. E esse ano estamos trazendo uma nova plataforma, mais rápida e mais intuitiva de se usar. Até o final do ano a Scanntech vai implementar uma nova plataforma. Nosso diferencial: vocês enviam os dados para nós e nós retornarmos para vocês, com todas as categorias. O que isso quer dizer? Que eu consigo dizer quanto que você vende de contra-filé e quanto que o mercado está vendendo de contrafilé. Quanto que você vende de banana e quanto que o mercado vende de banana. Então, é um faturamento alto, dados extremamente relevantes, que até então ninguém dava essas informações de mercado para vocês. E agora a Scanntech dá essa informação. Como trabalhamos ticket a ticket, eu consigo te dar preço o mínimo, o máximo e o rótulo. Outra vantagem do processamento de leitura de dados é que é automatizado, não tem nada manual. Então, o que falamos é o que realmente passou no PDV, é o que realmente o consumidor fluminense está consumindo. Então, é uma grande vantagem competitiva", prosseguiu o vice-presidente de varejo da Scanntech.
Ronaldo Gadelha concluiu: "É uma estrutura mercadológica própria, ou seja, vocês não olham a estrutura mercadológica da Scanntech. A Scanntech é que olha a estrutura mercadológica de vocês. Eu consigo abrir o Rio em regiões e a informação fica mais precisa ainda é para vocês saberem o que o consumidor daquela região está consumindo. Trabalhamos procurando trazer informações para vocês, cada vez mais ricas, com mais conteúdo, para que vocês tomem as melhores decisões. A Scanntech pega esses dados, analisa, utilizando inteligência artificial e algoritmos junto com o mercado, e devolve para vocês insights. Para vocês tomarem as melhores decisões. Produtos que estão vendendo mais, produtos que vendem menos, para vocês terem força para negociar com a indústria, no dia a dia".
COMUNICADO FINALAo final da reunião, Rosa Cunha, proprietária da rede Inter, comunicou a todos os presentes, o encerramento oficial das atividades comerciais do grupo.
"Boa tarde, eu quero agradecer a atenção de vocês. Hoje eu vim aqui para comunicar formalmente, pessoalmente, que o Inter encerrou nesse mês de setembro as atividades comerciais. E aí, em função desse encerramento, eu quero, no meu nome pessoal, no nome da minha família, no nome do Inter, agradecer a Deus, a esse amado país, a esse estado lindo. Porque, enfim, nessa história a gente tem muito crescimento, muita prosperidade, muito aprendizado, muita conquista, muitos desafios e muitas amizades. Esse legado carregamos conosco e eu queria vir aqui dizer isso pessoalmente a cada um de vocês, a colegas de negócio que muitos eu tive o prazer de transformar em amigos. E eu quero aproveitar esse momento também para agradecer a Deus. Eu estava pensando, fazendo as contas, e eu não sei direito, mas eu acho que já são uns, vou contar, uns 20 e tanto anos, talvez uns 25 anos. Ocupei essa cadeira, que meu pai já havia ocupado por muitos anos, então, a nossa família tem uma história linda e temos uma tradição, foram muitas conquistas, através dessa associação. Destaco a importância de estarmos unidos, nas dores e nos desafios, para sermos mais fortes. Nosso coração será eternamente varejista, mas nesse dia de hoje eu agradeço por tudo e eu entrego a minha cadeira para que venha aqui um novo conselheiro, sentar nesse lugar e continuar essa jornada. Muito obrigada por tudo".
Fábio Queiróz se manifestou: "Eu tenho 21 anos de ASSERJ. E quando cheguei, você já estava aqui. Então, fico lembrando disso tudo e preparei essa fala justamente em tom de memória, porque, quando cheguei você já estava e me recebeu muito bem. E também, Rosa, você sempre foi muito atuante, muito provocadora, muito técnica, e isso tudo contribui. Isso faz a gente evoluir, nos tira da zona de conforto. Então, seu papel sempre foi de trazer contribuição. Queria também lembrar muito do seu pai. Tive a honra de participar com ele no Conselho, junto com você, e depois em algumas reuniões. Ele foi uma pessoa incrível. É impressionante a quantidade de histórias que ele deixou dentro disso tudo. Quero lembrar também da marca InterContinental, de como ela marcou o Rio de Janeiro. Não falo apenas da empresa, mas de como ela entrou no coração das pessoas, nos lares. Claro que sempre existem percalços, dificuldades em qualquer trajetória, e a de vocês não foi diferente. Eu fico muito orgulhoso quando vejo vocês honrando a memória dos seus pais. Seu pai foi um imigrante acolhido, e eu também tenho uma história próxima disso. Assim como o Seu Mário (Viana) e tantos portugueses que aqui chegaram, o acolhimento foi fundamental. E a repercussão das atividades e do coração de vocês no nosso estado é muito grande, muito gratificante. É muito bacana como contribuíram tanto para o Rio, e nós, cariocas, acolhemos vocês. Encerrando minha fala, digo que nunca é sobre o fim, mas sempre sobre a trajetória. Eu estou um pouco emocionado, por causa da lembrança, mas acredito que tudo terminou bem. Todos teremos os nossos tempos, cada um tem o seu. A maturidade me trouxe esse olhar de reverenciar o que passou. Antes, eu era muito inquieto; hoje, aprendo a olhar mais para as histórias. Agradecer por tudo, por toda a contribuição, e dizer que acaba de uma maneira maravilhosa. Todo mundo deixando saudades. Isso é importante. Por favor, uma salva de palmas para a Rosa".
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