
Na SRE, Garibaldi transforma tradição em crescimento e impulsiona novos negócios no varejo

A SRE - Super Rio Expofood segue como uma das principais vitrines para a indústria lançar produtos ao varejo supermercadista e ao food service. Na edição de 2026, a Vinícola Garibaldi aproveitou o ambiente de negócios para apresentar novidades e reforçar sua estratégia. A marca, que completou 95 anos em janeiro, também participou do SRE Cast, podcast oficial do evento, com o gestor de comunicação e sommelier André Luís Rech.
Originária do Rio Grande do Sul, a cooperativa é reconhecida pelos espumantes, mas vem ampliando presença em novas categorias, alinhadas ao paladar do consumidor brasileiro, que ainda prefere vinhos mais leves, adocicados e também opções sem álcool. Esse movimento é resultado de investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento, reforçando a competitividade dos rótulos nacionais frente aos importados.
"Existem produtos de grande qualidade no exterior, mas também há vinhos nacionais espetaculares em todos os níveis, tanto os vinhos de entrada como os vinhos premium, pensados para o topo de cadeia", explica André Luís Rech.
Durante a feira e no SRE Cast, conduzido por Jean Giehl e João Jota, o sommelier apresentou três lançamentos da linha “Vero”: o Riesling, branco, com aroma floral e toque cítrico; o Merlot, tinto e seco, com notas de frutas e leve tostado; e o Merlot suave, com perfil mais adocicado. São vinhos jovens, leves e pensados para consumo em dias mais quentes, inclusive com a proposta de serem consumidos gelados. Outro diferencial é a tampa screw cap (rosqueável), que facilita o consumo em diferentes ocasiões, como praia e momentos informais.
"Fala-se que o vinho tinto não pode ser gelado. Mas o Vero Merlot recomendo deixar cerca de duas horas na geladeira ou colocar em um balde com gelo, para se tornar ainda mais agradável ao paladar por ser um vinho jovem, diferente dos vinhos de alto padrão. Ambos são leves, aromáticos, refrescantes e perfeitos para dias mais quentes (...) Com essa tampa, abre e fecha fácil. Colocou no gelinho na praia, fica perfeito. É uma proposta para ser consumida mais fresca", destacou André Rech.
Outra novidade apresentada foi a linha “In Veritas”, que inclui uvas diferenciadas, como a Irsai Olivér, de origem húngara e cultivada com exclusividade pela Garibaldi no Brasil. "Trata-se de um vinho branco, jovem, leve, bastante refrescante, perfeito para acompanhar frutos do mar, pratos leves e canapés. Apresenta um aroma intenso em taça e tem uma boa acidez. Dizemos que é um produto 'bem verão', interessante para o Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país também", disse o sommelier.
Vinhedo Experimental na Serra Gaúcha
Para sustentar a inovação, a cooperativa mantém um vinhedo experimental na Serra Gaúcha, com cerca de 60 variedades de uvas provenientes de países como República Tcheca, Grécia, Estados Unidos, França e Portugal. Aproximadamente 45% do volume é destinado a vinhos e espumantes premium, enquanto 55% atende à produção de vinhos de mesa e sucos. O desenvolvimento de novos produtos passa por testes de microvinificação, com pequenos lotes de cerca de 40 litros, avaliados antes de serem levados ao mercado.
"Temos que testar em todos os setores e momentos, desde o cultivo (...) Produzindo bem o vinho, engarrafamos, deixamos um tempo, degustamos, vemos se tem potencial de mercado. Ocorrendo, a gente importa mais mudas das uvas, amplia o vinhedo e coloca no mercado comercialmente", explica Rech.
A safra de 2026 também reforça o bom momento da marca. Foram mais de 30 milhões de quilos de uva colhidos, alta de 10% em relação a 2025, impulsionada por condições climáticas favoráveis. A produção envolve 470 cooperados em cerca de 20 municípios da Serra Gaúcha, somando mais de 20 milhões de litros comercializados ao ano. Em 2025, a vinícola conquistou mais de 70 medalhas internacionais e hoje conta com cerca de 100 SKUs.
Garibaldi reforça liderança em espumantes e aposta em novas ocasiões
Os espumantes seguem como carro-chefe da Garibaldi e continuam ganhando espaço no mercado. Entre os destaques recentes está o Floratta, lançado no ano anterior e já consolidado no Rio de Janeiro, como ressaltado no SRE Cast.
"É um produto leve, adocicado, que traz uma leveza, acidez, aroma de frutas vermelhas. É um produto indicado para acompanhar doces, canapés, pratos com queijo gorgonzola. O salgado do gorgonzola com o doce do vinho formam uma combinação perfeita. Estava andando pelo Rio nos dias anteriores a feira e vi pessoas com essa garrafa na praia, mostrando que todo dia é dia para um espumante Garibaldi. Estou muito feliz em ver esse momento do espumante aqui no litoral", aponta o gestor.
O avanço do consumo de rótulos mais leves e versáteis no Brasil também favorece a categoria, impulsionando especialmente vinhos brancos, rosés e espumantes. "Apostamos nesses vinhos mais leves para consumo, porque é uma tendência brasileira, assim como o próprio espumante. Cerca de 75% do espumante consumido no país é nacional, pois é um produto de qualidade que está competindo com os importados", destaca o sommelier.
Em sua segunda participação na SRE - Super Rio Expofood, André Rech reforça o papel estratégico da feira para ampliar negócios e relacionamento com o varejo e o foodservice. "Tem muita novidade vindo, pensando também no público do Rio de Janeiro, do litoral e que gosta de vinhos mais leves (...) e participar da feira dá resultado e retorno. Além disso, é importante estarmos aqui para reforçar o vínculo com os clientes e conquistar novos".
Apesar do crescimento, o desafio ainda é ampliar o consumo da categoria no país, hoje em cerca de 200 ml de espumante por habitante ao ano. Para isso, a marca aposta na diversificação de ocasiões, conectando o espumante a momentos informais do dia a dia e até ao principal evento esportivo do ano.
"Por que não assistir aos jogos da Copa tomando um espumante no lugar da cerveja? O espumante vai muito bem com pipoca, coxinha, pastel, batata frita. Tem a untuosidade, a acidez, é um produto coringa. Então estamos com a missão de aumentar o consumo consciente, incluindo o produto em diversos momentos da vida do brasileiro", destacou Rech.
Portfólio acompanha novas demandas de consumo
Atenta às transformações do mercado, a Garibaldi também amplia sua atuação em categorias em crescimento. A linha de espumantes sem álcool já conta com cinco versões, incluindo opções elaboradas com suco da uva Moscato, mantendo características sensoriais semelhantes ao Moscatel.
No segmento de conveniência, a marca aposta em ready to drink (RDT), com duas opções de ices voltadas ao consumo com gelo e frutas. Outro destaque é o Pró-Seco zero álcool, com perfil semelhante ao Demi-Sec e apenas 18 calorias por taça, além do tradicional suco de uva.
Com foco em inovação contínua, a Garibaldi prepara ainda um lançamento para 20 de maio de 2026: um vinho branco, leve e refrescante, pensado especialmente para o mercado brasileiro, com potencial de forte aceitação no Rio de Janeiro. Diante dos resultados e pretensões, a empresa garante que retornará com outras novidades na 37ª SRE, no próximo ano.

