
Pesquisa da ASSERJ foi pauta no RJTV! E os Panetones foram os protagonistas. Vem entender essa tendência!

O Natal ainda parece distante, mas os panetones já começam a ocupar as gôndolas dos supermercados do Rio de Janeiro. Uma pesquisa realizada pela ASSERJ aponta que a antecipação das vendas, que antes se restringia a outubro e novembro, tem ganhado cada vez mais espaço, consolidando-se como uma estratégia comum nas principais redes do estado. O tema, inclusive, foi pauta do RJTV 1ª Edição desta segunda-feira, 8 de setembro. Confira a matéria abaixo.
No Supermarket Torre, a aposta foi trazer o produto ainda no fim do inverno. Segundo Brenda Larissa, diretora de marketing da rede: "Nas lojas do Torre, o Panetone já chegou porque acreditamos que o carioca ama essa delícia natalina. A antecipação faz todo sentido: nosso cliente precioso pode saborear, meses antes, aquele gostinho único que só o Natal traz e já entrar no clima da época mais aguardada do ano. E os resultados comprovam, a resposta nas vendas tem sido incrível".
No Supermercados Unidos, o movimento também começou cedo, com destaque até mesmo em encartes promocionais. Cláudio Paz, auxiliar de compras da rede, explica: "Os Panetones já estão até no encarte. As indústrias começam a comercialização cedo, tecnicamente em agosto já iniciam".
Enquanto algumas redes já adiantaram o calendário, outras se preparam para colocar o produto nas gôndolas nas próximas semanas. O Supermarket Floresta, por exemplo, programou sua entrada no mercado para este mês. "Já começaremos a receber na segunda quinzena de setembro", afirma Ronildo Novato, diretor comercial da rede.
O mesmo ritmo é observado na Redeconomia Reunidos, onde a prática é consolidada: "Geralmente as empresas abrem venda para o varejo em meados de agosto a final de agosto. Então, início de setembro até 10 de setembro, todas as marcas já estão posicionadas nas gôndolas. É prática comum isso. Você antecipa a exposição e o cliente consome panetone não só no Natal, mas em lanches, sobremesas e até café da manhã", explica Thiago Cunha, diretor comercial da rede.
No Supermercado Princesa, a antecipação também faz parte do planejamento: "Já negociamos e vamos receber parte em setembro e parte em outubro. No ano passado, começamos em meados de outubro, mas este ano puxamos um pouco para setembro. Existe uma pressão natural da indústria, mas, ao mesmo tempo, quando você antecipa, cria um clima de Natal na loja e garante uma venda adicional que não teria", afirma João Márcio, diretor da rede.
No Serra Azul, o calendário segue a mesma lógica: "Vamos iniciar as vendas agora no começo de setembro", informa Matheus Fernandes, gerente de marketing e trade.
Tendência consolidada e importância estratégica para supermercadistas
O cenário é claro: o Panetone deixou de ser um produto restrito a dezembro e vem se consolidando como item de consumo frequente. Seja no café da manhã, como sobremesa ou no lanche da tarde, ele já entrou na rotina dos consumidores cariocas, ao mesmo tempo em que reforça, meses antes, o clima de Natal dentro das lojas. Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, destaca: "A antecipação das vendas mostra como o panetone se consolidou como um ícone do Natal, mas também como produto de consumo frequente. É um reflexo da adaptação do varejo às novas tendências e aos hábitos do consumidor".
Para supermercadistas, a prática de antecipar a chegada dos panetones não é apenas uma questão de calendário. Trata-se de planejar compras e negociar com fornecedores com antecedência, garantindo que o estoque atenda ao aumento de demanda esperado. Essa estratégia permite:
- Aproveitar o interesse antecipado do consumidor e capturar vendas que, de outra forma, poderiam ser perdidas;
- Negociar preços e condições com fornecedores antes da pressão da temporada, obtendo melhores margens;
- Criar experiências de consumo diferenciadas, com clima de Natal e ações promocionais já nos meses iniciais;
- Observar o comportamento do público e ajustar mix de produtos e promoções conforme a demanda real.
Dessa forma, antecipar a chegada dos panetones é uma oportunidade para maximizar vendas, fidelizar clientes e reforçar a relevância da loja no mercado, mostrando que atenção ao comportamento do consumidor e planejamento estratégico são diferenciais competitivos essenciais no varejo supermercadista.
Movimento da indústriaA indústria, claro, já começou suas movimentações e com novidades nos portfólios. A Nestlé Brasil, por exemplo, expandiu sua linha inspirada nos chocolates da Garoto. Apostando na nostalgia, a marca lançou o Panetone Caribe, uma reformulação do bombom clássico das caixas de doces. Com massa de fermentação natural, pedaços de banana-passa e recheio cremoso, a novidade chega às gôndolas já neste mês de setembro.
E a iniciativa da Nestlé não é uma aposta no escuro. Após o sucesso de produtos sazonais como o Ovo de Páscoa, a caixa Crocribe, cookies e sorvetes, a empresa atendeu a um pedido recorrente dos consumidores, já que, nos últimos dois anos, o Caribe representa 41 % das demandas de novos sabores em canais de atendimento da marca. Para se ter noção da relevância do item, na Páscoa deste ano, a Nestlé triplicou a produção do Ovo Caribe, após o produto esgotar rapidamente em 2024. A gerente de Marketing da Nestlé, Priscilla Berbert, explica: "Trazer a marca para o portfólio de panetones de 2025 foi uma resposta direta às solicitações dos consumidores. Nossos panetones são inspirados no portfólio de chocolates de Nestlé e Garoto e visa trazer propostas deliciosas e que se conectem com nosso público. E a receptividade dos consumidores quando lançamos um item chancelado por grandes marcas, como Caribe, reforça que estamos no caminho certo". Confira a reportagem do RJTV:
[embed]https://www.youtube.com/watch?v=Tv5GRQKTEqM&feature=youtu.be[/embed]
Notícias relacionadas
-
Por dentro da ASSERJ
-
Por dentro da ASSERJ
ASSERJ debate temas estratégicos em última reunião do Conselho Diretor em 2025
-
Por dentro da ASSERJ
Escola ASSERJ reforça boas práticas e biossegurança em curso para manipuladores de alimentos
-
Por dentro da ASSERJ
Fábio Queiróz fala sobre isenção do IRPF ao Estadão

