PMC-1.png

Supermercados do RJ impulsionam o varejo com alta de 1,8%

16/09/2025 • Atualizado pela ultima vez 2 Meses

Economia
PMC-1.png

O desempenho dos supermercados no Rio de Janeiro segue positivo, mesmo em um cenário desafiador para o varejo como um todo. Dados da Pesquisa Mensal do Comércio divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PMC/IBGE) mostram que, em julho de 2025, a receita real dos supermercados fluminenses, medida pelo volume de vendas, cresceu 1,8% na comparação com julho de 2024. Na passagem de junho para julho de 2025, o setor se manteve estável.

No acumulado de janeiro a julho, os supermercados apresentaram alta de 1,7%, enquanto no acumulado em 12 meses até julho o avanço chegou a 2,4%, em ambos os casos já descontada a inflação.

O desempenho do nosso setor ajudou a amenizar a retração de 1,7% observada no comércio varejista fluminense em julho (na comparação com o mesmo período de 2024), pressionado principalmente pelos segmentos de tecidos/vestuário e calçados (−12,2%), combustíveis (−5,4%) e equipamentos de informática e comunicação (−4,9%).

"O resultado dos supermercados em julho mostra a resiliência do nosso setor diante das dificuldades enfrentadas pelo varejo como um todo. Nosso desempenho ajuda a sustentar a economia fluminense, garantindo estabilidade no abastecimento e contribuindo para amenizar os efeitos das quedas em outros segmentos", destaca Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ.