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Por dentro da ASSERJ
ASSERJ HUB: a ponte entre startups e o futuro do varejo!
A transformação digital redefine nosso tempo, nossa sociedade e, evidentemente, o varejo supermercadista não foge à regra. Foi justamente pensando nessa questão que surgiu, em 2024, uma ação 100% dedicada a startups com foco no varejo, o ASSERJ HUB, integrado ao Conecta Varejo, no Rio Innovation Week. Para este ano, a iniciativa se consolida como a vitrine mais poderosa para retailtechs promissoras que queiram demonstrar suas soluções tecnológicas inovadoras para o setor. Sob a idealização da ASSERJ, a plataforma pretende, em 2025, ampliar em 10 vezes seu alcance, reunindo durante todos os dias do Rio Innovation Week 40 startups com propostas de inovação voltadas ao varejo supermercadista, grandes marcas e líderes do setor. "O varejo como um todo, inclusive o supermercadista, está incorporando tecnologias inovadoras para aprimorar a experiência do consumidor e otimizar operações. Porém, para que essas soluções ganhem escala e se integrem à realidade de empresas de todos os portes, é preciso informação, diálogo, visão e, nada melhor do que o Conecta Varejo para fazer essa ponte entre essas soluções e o mercado. E para que outras ferramentas como essas ganhem espaço no setor, o projeto ASSERJ Hub, vai abrir a oportunidade para que 40 startups possam apresentar as suas soluções para os visitantes do evento, que incluem possíveis clientes, investidores e profissionais do universo varejista. Serão disponibilizados estandes posicionados estrategicamente para que as startups tenham o seu lugar de fala e exposição dentro desse grande e rico ecossistema. O projeto, liderado por mim, teve início no ano passado, num modelo embrionário e, nesta edição, ganha robustez aumentando em 10 vezes o número de empresas participantes", explica Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ. Mais que apresentações: networking e visibilidade O ASSERJ HUB não se mostra apenas uma excelente oportunidade de apresentar um produto, mas também como uma ponte estratégica e valiosa para startups focadas no varejo, com ampliação de networking, visibilidade de marca e acesso aos mais importantes players do varejo. A missão é clara: converter inovação em negócios reais. Ou seja, o ASSERJ HUB é a conjuntura perfeita para retailtechs apresentarem suas soluções para um público qualificado, incluindo potenciais clientes e investidores, além de se inserirem em debates e discussões sobre o futuro do varejo, facilitando a entrada de novas tecnologias no mercado, beneficiando a todos. Queiróz frisa: "Essa iniciativa é uma vitrine poderosa, mas também um gesto simbólico de abertura e colaboração. Ao criar pontes entre a inovação e o mercado tradicional, o Conecta ajuda a acelerar o desenvolvimento do setor de forma inclusiva e estratégica, garantindo que o varejo, e aí destaco o supermercadista, continue sendo um importante protagonista na economia brasileira. Precisamos ouvir novas ideias, testar soluções, apoiar talentos e estar abertos ao novo. O Conecta Varejo aponta caminhos e aproxima o presente do futuro". "Em tempos em que a disrupção é o novo normal, o conhecimento compartilhado se torna o ativo mais valioso. É por isso que, mais do que participar do Rio Innovation Week, nós, do setor de varejo, precisamos estar profundamente engajados. A inovação começa na conversa certa, com as pessoas certas — e o Conecta Varejo é sobre isso!", destaca o presidente da ASSERJ. Além da gôndola O Conecta Varejo, embrião da Rio Innovation Week, é um dos principais espaços de encontro e debate sobre tecnologia e transformação do varejo. Queiróz explica: "Quando criei o Conecta Varejo, o evento tinha como objetivo atualizar conhecimento, estreitar as relações entre indústria e varejo supermercadista e, claro, criar um ambiente propício para a geração de networking, parcerias e negócios. Tudo isso visando algo maior: o desenvolvimento do setor. Seu modelo eficaz e atraente aos públicos envolvidos, inspirou uma versão ainda maior, abrangendo outros setores da sociedade como educação, esporte, cultura, entre outros, dando origem à Rio Innovation Week. Essa breve introdução ilustra a força e relevância do nosso setor para muito além das gôndolas!". Por que e como uma retailtech deve participar? Entre os benefícios de participar do ASSERJ HUB estão: Exposição qualificada: espaço exclusivo e alcance de audiência especializada, incluindo supermercadistas, investidores e especialistas em tecnologia; Networking estratégico: possibilidades de conexões com grandes líderes do varejo e acesso a investidores; Visibilidade de mercado: projeção de marca dentro de um dos maiores eventos de inovação da América Latina. "Hoje, as transformações tecnológicas, que antes pareciam distantes, já impactam diretamente nossa operação, nossa relação com os consumidores e nossa capacidade de inovar. E mais, já estão gerando resultados para quem implantou nos seus negócios! Nesse contexto, o Conecta Varejo tem se consolidado como um dos fóruns mais importantes do país para refletirmos sobre os desafios e oportunidades que se apresentam no setor sob o pilar da tecnologia e inovação", aponta o presidente da ASSERJ. Ricardo Cavaretti, CEO da Loja Imersiva, uma das startups expositoras de 2024, afirma: "A participação foi super interessante para nós. Nos conectamos com parceiros de negócios, com clientes, tivemos a oportunidade de conhecer vários marketplaces. Somos de São Paulo, então participarmos do evento foi uma ótima experiência". A curadoria é seletiva, as inscrições já estão abertas e podem ser realizadas clicando aqui. Inscreva sua startup e faça parte da transformação do setor! O futuro do varejo começa no ASSERJ HUB.
08 de July, 2025
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Prezunic aposta em talentos da casa e abre sua própria Escola de Padaria
Nesta terça-feira, dia 8 de julho, é celebrado o Dia do Padeiro, profissional essencial para garantir o tradicional pão quentinho e outras delícias do dia a dia dos brasileiros. Para valorizar ainda mais quem atua nesse setor, o Prezunic acaba de lançar sua primeira Escola de Padaria, iniciativa que une capacitação, oportunidade de crescimento e excelência nos serviços. Voltado aos operadores de padaria – auxiliares que atuam diretamente no suporte à produção –, o projeto busca desenvolver colaboradores da própria rede que desejam se tornar padeiros. Com duração de seis meses, o curso acontece durante o expediente, em dias alternados, e oferece uma formação completa com teoria e prática. Os participantes aprendem desde técnicas como corte, fermentação, congelamento e forneamento até noções de atendimento ao cliente. Ao fim da formação, estarão aptos a trabalhar com pelo menos 20 tipos de pães. A Escola de Padaria é fruto de um trabalho conjunto da área de Capacitação da Cencosud Brasil com os times de Recursos Humanos e Operações do Prezunic. O programa está alinhado ao propósito da companhia de “Servir de forma extraordinária em cada momento” e reforça o papel social da empresa na promoção da qualificação profissional — especialmente para quem encontra no supermercado seu primeiro emprego formal. Um dos responsáveis pela formação é Daniel França, padeiro de 22 anos que também começou como operador de padaria no Prezunic. “Fui aprendendo com os padeiros mais experientes, buscando livros e estudando por conta própria. Esse curso é uma oportunidade incrível para quem está começando e vai fortalecer ainda mais nosso time”, afirma. Escola ASSERJ abre inscrições para curso básico de panificação Profissionais e interessados no segmento de padaria têm uma nova oportunidade de qualificação no Rio de Janeiro. A Escola ASSERJ está com inscrições abertas para o curso “Básico de Panificação: Ingredientes, suas funções e características do produto”, que será realizado no próximo dia 23 de julho, na Barra da Tijuca, das 10h às 13h. O objetivo do curso é levar conhecimento aprofundado sobre os ingredientes mais comuns nas receitas de panificação, explorando suas funções e o impacto direto que exercem no resultado final dos produtos. A capacitação é voltada tanto para quem já atua no setor quanto para aqueles que desejam iniciar uma carreira na área. A formação será conduzida por Américo, da Buaiz Alimentos, profissional com ampla experiência no ramo. O endereço completo do local será informado por e-mail após a confirmação da inscrição. Vale ressaltar que mais do que um investimento em pessoas, a iniciativa também reforça a relevância estratégica do setor de panificação no varejo supermercadista. A produção e a operação própria de padaria — com itens frescos e exposição estratégica no ponto de venda — pode representar, segundo especialistas do setor, até 8% do faturamento total de uma loja, além de oferecer margens superiores às registradas em outros setores do supermercado. LEIA MAIS: Como sua padaria pode ser um dos setores mais lucrativos do seu supermercado?
08 de July, 2025
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Economia
Alta nos supermercados fluminenses. Vem saber!
O setor supermercadista do Rio de Janeiro voltou a apresentar crescimento em maio, com avanço real de 1,2% na receita, já descontada a inflação, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Este foi o segundo mês consecutivo de alta — em abril, o crescimento foi de 3,8%. Segundo o consultor econômico da ASSERJ, William Figueiredo, o resultado é ainda mais significativo ao considerar a base elevada de comparação. “Em maio do ano passado, o setor já havia registrado uma expansão de 8,1%. Mesmo assim, conseguimos avançar. Isso mostra a resiliência dos supermercados fluminenses em um cenário de desaceleração do consumo e retração em outros segmentos do varejo”, explica. Enquanto os supermercados mantiveram desempenho positivo, o varejo como um todo, no estado, teve retração de 0,9% em maio — o quarto mês seguido de queda. Os setores que mais contribuíram para o resultado negativo foram Combustíveis (-12,8%), Vestuário e calçados (-2,7%) e Equipamentos de informática e comunicação (-1,8%). Com isso, os supermercados se mantêm como um dos principais motores do varejo fluminense. “Já são 23 meses seguidos em que o setor supermercadista cresce mais que o varejo geral no estado. Isso evidencia a força do setor e sua capacidade de se adaptar rapidamente ao comportamento do consumidor”, destaca o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz. Desempenho regional e nacional Em âmbito nacional, o setor também cresceu em maio, com alta de 1,6% frente ao mesmo mês de 2023. Todas as doze unidades da federação pesquisadas pelo IBGE apresentaram avanço nas vendas, com destaque para Santa Catarina (+5,8%). O Rio de Janeiro (+1,2%) teve o quarto menor resultado estadual e ficou abaixo da média nacional, mas ainda assim registrou o segundo melhor desempenho do Sudeste, atrás apenas do Espírito Santo (+2,4%). No acumulado do ano até maio, a receita dos supermercados fluminenses cresceu 1,6% em termos reais. Apesar de positivo, o ritmo de crescimento tem se desacelerado nos últimos 12 meses, refletindo a base de comparação elevada de 2024, quando o setor avançou 6,4% no mesmo período. Mesmo com esse arrefecimento, o setor supermercadista foi novamente responsável por amenizar o desempenho negativo do varejo no estado, que acumula retração de 1,9% até maio — o pior início de ano desde 2020, período impactado pela pandemia. “O setor supermercadista continua sendo um pilar de sustentação do varejo fluminense. Em um cenário macroeconômico ainda desafiador, manter o crescimento, mesmo que em ritmo moderado, já é uma vitória”, conclui Fábio Queiróz. LEIA MAIS: Valorização do real: qual o impacto para o setor supermercadista?
08 de July, 2025
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Anvisa suspende? A ASSERJ informa. Vem saber quais produtos que você deve retirar das gôndolas!
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ordenou a suspensão da comercialização de lotes de três produtos processados (polpa de frutas, champignon em conserva e molho de alho), de três marcas diferentes. A decisão do órgão regulador, publicada na edição da última segunda-feira, 7, do Diário Oficial da União (DOU), acontece após os itens apresentarem resultados insatisfatórios em laudos emitidos por laboratórios públicos e indicarem riscos à saúde pública. Matérias estranhas e risco biológico: atenção ao bem-estar do consumidor Foram recolhidos os produtos: champignon inteiro em conserva, da marca Imperador, fabricado pela Indústria e Comércio Nobre (lote 241023CHI), e molho de alho da marca Qualitá, fabricado pela Sakura Nakaya Alimentos (lote 29), ambos por resultados insatisfatórios sobre quantidade de dióxido de enxofre; e polpa de fruta de morango da marca De Marchi (lote 09437-181), após resultado inconsistente na pesquisa de matérias estranhas. Flávio Graça, consultor técnico de Alimento Seguro da ASSERJ, explica a decisão da Anvisa: "Com base no Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990), é responsabilidade do comércio varejista garantir que os produtos expostos e comercializados estejam em conformidade com as normas sanitárias vigentes. A venda de produtos com comercialização suspensa por órgãos reguladores, como a Anvisa, configura prática abusiva e pode colocar em risco a saúde do consumidor, sujeitando o estabelecimento a sanções legais". Azeite de origem desconhecida também é suspenso A medida publicada pela Anvisa também determina a apreensão total e proibição das vendas do azeite extravirgem da marca Vale dos Vinhedos. Segundo o órgão, além do produto possuir origem desconhecida, a análise do item apontou resultados insatisfatórios, fora dos padrões determinados pela legislação brasileira. A Intralogística Distribuidora Concept, empresa responsável pelo produto, consta com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) suspenso por inconsistência nos registros da Receita Federal. "O varejista deve retirar imediatamente tais itens das prateleiras e registrar internamente este procedimento, zelando pela segurança e transparência na relação de consumo", frisa Flávio Graça. Vale relembrar que no início do último mês de junho, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) já havia proibido a comercialização de oito marcas de azeite de oliva, por suspeita de fraude na composição dos produtos. Vamos juntos para que o nosso setor seja cada vez mais seguro para as famílias fluminenses.
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