Pular para o Conteúdo principal
Associe-se
PT
EN
ES
A+
A-
Notícias
Revista Super Negócios
Todas as Revistas Super Negócios
Escola ASSERJ
Sobre Nós
Institucional
Nossa História
Diretoria
ASSERJ Social
De Olho no Lixo
Super Pet
Serviços
Benefícios
Visita de Orientação
Soluções
Seminário Super Negócios
ASSERJ Experience
Conecta Varejo
SRE Super Rio Expofood
Associe-se
Contato
Fale Conosco
SAA - Serviço de Atendimento ao Associado
Trabalhe Conosco
ASSERJ
Notícias
Notícias
Fique por dentro das últimas novidades do setor supermercadista
Barra de busca
Relevância
Data
Todos
Associados em foco
Atualidades
Comportamento & tendência
Conecta
Economia
Indústria em cena
Por dentro da ASSERJ
3.000 Resultado de
Conecta
Como proteger sua operação digital em meio a um apagão cibernético?
O apagão cibernético da última semana na Amazon Web Services (AWS) mostrou duas faces de uma mesma realidade. Se por um lado evidenciou o quanto o varejo moderno é digitalizado, por outro confirmou como ele é dependente. Diversas foram as empresas e segmentos fortemente impactados pela falha crítica na principal região da AWS, na Virgínia nos Estados Unidos. Para dimensionar o tamanho da questão, segundo o Downdetector, mais de 2 mil empresas registraram interrupções simultâneas, em um impacto global que atingiu milhões de pessoas, Nesse cenário caótico, o consumidor também foi afetado. E, para o cliente, isso não é só uma questão de serviço, mas de experiência. Em sua jornada, ele enxerga uma compra não finalizada, um sistema que não funciona corretamente. Para o varejista, isso significa prejuízo a uma reputação construída por anos de trabalho. Porém, é preciso entender uma questão pontual. O risco não está na falha do sistema em si, mas em não possuir um plano de mitigação. A falta de contingência, de visão sistêmica, de governança digital é a falha que parte do próprio negócio e não da digitalização. É necessário encarar o investimento em infraestrutura de TI como estratégia de operação. A diferença entre perder um dia e correr o risco de perder o negócio está em antecipar os problemas com prevenção. Anderson Ozawa, CEO da Aozawa Consultoria, dá cinco dicas de ações aos supermercadistas diante desse cenário: 1 - Planeje para a falha: ter nuvem não basta, é preciso resiliência arquitetônica, redundância, simulações de desastre e planos de continuidade; 2 - Evite opções únicas: se toda a operação depende de um provedor ou região, existe vulnerabilidade. Avaliar opções como multi-cloud, redundância e diversificação, são ações preventivas; 3 - Comunicação é essencial: se houver uma falha, informe rapidamente seus clientes, com muita clareza, empatia e ações futuras. Ser transparente é mais importante do que garantir o uptime; 4 - Monitore e reaja rapidamente: as estatísticas indicam uma demora em mais de 30 minutos para detectar falhas, podem perder até 70% do valor de recuperação para as empresas; 5 – Trabalho contínuo: ações como treinamentos, integração de áreas de negócio com TI e definição de calendários de backups operacionais ajudam na cultura e entendimento que transformação digital sem plano B é uma ilusão que custa caro. A tecnologia não é a garantia de crescimento. Sem planejamento, estratégia e resiliência os resultados são mais frutos do acaso do que uma realidade constante. Cada segundo de estabilidade nas operações no mundo digital são fundamentais para manter a confiança do consumidor e converter acessos em vendas. Colocar em risco o ativo vital da Era Digital é colocar em risco o próprio negócio.
28 de October, 2025
3.000 Resultado de
Comportamento & tendência
Ruptura nos supermercados recua em setembro. ASSERJ te conta os motivos
O destaque para o desempenho foi a recomposição de estoques em itens básicos da cesta do consumidor.
28 de October, 2025
3.000 Resultado de
Comportamento & tendência
Identificação por CPF: o gargalo que impede supermercados de conhecerem seus clientes
A lacuna tecnológica ainda existente no varejo supermercadista afeta diretamente competitividade e rentabilidade.
28 de October, 2025
3.000 Resultado de
Economia
Melhora da confiança pode fortalecer vendas nos supermercados
O ICC – Índice de Confiança do Consumidor da FGV registrou alta de 1,0 ponto no mês.
28 de October, 2025
1
...
26
27
28
...
750
4 Entradas
4
Entradas por Página
8
Entradas por Página
20
Entradas por Página
40
Entradas por Página
60
Entradas por Página
Exibindo 105 - 108 de 3.000 resultados.
Página
1
...
Páginas intermediárias Usar ABA para navegar.
Página
2
Página
3
Página
4
Página
5
Página
6
Página
7
Página
8
Página
9
Página
10
Página
11
Página
12
Página
13
Página
14
Página
15
Página
16
Página
17
Página
18
Página
19
Página
26
Página
27
Página
28
...
Páginas intermediárias Usar ABA para navegar.
Página
29
Página
30
Página
31
Página
32
Página
33
Página
34
Página
35
Página
36
Página
37
Página
38
Página
39
Página
40
Página
41
Página
42
Página
43
Página
44
Página
45
Página
46
Página
47
Página
48
Página
750
Newsletter ASSERJ
Receba as principais notícias do setor supermercadista e informações exclusivas para associados.
Aviso:
Você não possui permissões para acessar os campos de upload neste formulário. Entre em contato com o dono do formulário ou administrador do portal para solicitar acesso.
Sem spam. Cancele quando quiser.
Oculto