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É capa de jornal: pesquisa da ASSERJ sobre a febre morango do amor

30/07/2025 • Atualizado pela ultima vez 4 Meses

Por dentro da ASSERJ
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A receita do momento saiu das redes sociais para as gôndolas dos supermercados. A pesquisa realizada pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) revela que a febre do morango do amor, popularizada por influenciadores digitais e vídeos virais, gerou impactos concretos nas vendas de diversos produtos e é capa do jornal Extra, destaque na revista Veja (Clique e confira) e no jornal O Globo (Saiba mais clicando aqui).

“O levantamento mostra o quanto o comportamento do consumidor pode movimentar produtos ou categorias dentro das lojas. Estar atento aos comportamentos sociais é fundamental para agarrar oportunidades de vendas. Essas inserções na imprensa reforçam a importância da contribuição dos associados com dados e informações na realização de pesquisas. É assim que, juntos, vamos cada vez mais reforçar a relevância da nossa instituição para todo o setor e a sociedade como um todo”, afirma o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz.

A pesquisa - Segundo o levantamento da ASSERJ, supermercados do Estado do Rio registraram aumento de até 170% nas vendas de morango in natura e crescimento de 42% na procura por corantes alimentícios, especialmente o vermelho, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados evidenciam como tendências digitais podem se traduzir rapidamente em oportunidades comerciais para o varejo supermercadista.

Para o Fábio Queiróz, o fenômeno comprova o impacto direto do comportamento do consumidor no desempenho do setor. “O doce virou uma febre nas redes e isso rapidamente se traduziu em vendas. O que estamos vendo é um exemplo claro de como o comportamento do consumidor influencia diretamente o varejo supermercadista”, afirma. “Além de movimentar a categoria de hortifruti, o fenômeno gera demanda por confeitaria, embalagens, corantes e outros insumos, mostrando a força das tendências quando bem aproveitadas pelo setor”, completa.


O reflexo nas lojas foi imediato. Na Redeconomia Reunidos, a procura pelo fruto e pelos insumos disparou. “A venda de morangos aumentou 170%, enquanto a de corantes, especialmente o vermelho, cresceu 42%”, relata Thiago Cunha, diretor comercial da rede. Segundo ele, a alta demanda chegou a provocar falta do produto. “Os fabricantes não têm mais o que vender. A demanda explodiu com a busca pelo morango do amor”, destaca.

O Supermarket Floresta também percebeu o impacto. “A venda aumentou tanto que começamos a oferecer o doce e até coxinha de morango. A aceitação foi incrível”, conta Ronildo Novato, diretor comercial da unidade, que registrou crescimento de 40%.

Na rede Terê Frutas, a inclusão do produto nas lojas superou as expectativas. “Começamos a vender na nossa padaria e vendemos tudo. A produção, agora, é constante”, afirma Daniel Carvalho, head de marketing. No grupo Adonai cenário também é de crescimento. “Estamos produzindo diariamente para atender à demanda, que tem se mostrado consistente e positiva. As vendas aumentaram 20%”, comenta Marinho Sobrinho, supervisor de confeitaria.

O Hortifruti Natural da Terra, por sua vez, viu a venda de morango in natura crescer 71% na última semana em relação ao mesmo período do ano anterior. Para Daniel Milagres, CMO da empresa, o dado confirma a relevância da tendência. “O aumento de 71% nas vendas reflete não só o apelo visual da tendência, mas também a capacidade do varejo de se adaptar rapidamente e entregar o que o consumidor deseja”, analisa.