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Conselho de Prevenção de Perdas da ASSERJ debate governança, compliance e KPIs

18/11/2025 • Last updated 17 Days

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O Conselho de Prevenção e Perdas da ASSERJ se reuniu nesta terça-feira, 17 de novembro, no Recreio dos Bandeirantes, para discutir práticas e desafios da área, com foco em inovação e boas práticas empresariais no setor de prevenção de perdas. O evento contou com a participação de grandes nomes do mercado.

O encontro foi marcado pela troca de experiências e a apresentação de cases de sucesso, com o objetivo de promover a melhoria contínua nos processos de prevenção de perdas nas empresas do setor.

Importância de personalizar as soluções

Durante o evento, William Lodrão, diretor da Abrappe e gestor de prevenção de perdas e riscos do Supermercado Princesa, destacou que o sucesso de um case de prevenção de perdas não pode ser generalizado para todas as empresas.

"O que faz sentido para uma empresa pode não ser aplicável para outra. A tecnologia, por exemplo, pode funcionar em uma realidade, mas não em outra. O importante aqui é entender o momento certo de adaptar o modelo de outra empresa para o meu segmento", afirmou. Ele enfatizou também que, para o Rio de Janeiro se tornar uma referência em prevenção de perdas, é preciso ter clareza sobre conceitos como governança, compliance e KPIs, além de investir em inovação e formação de equipes.

"Estamos muito motivados com os novos desafios e diretrizes que estão sendo tomadas. O que estamos fazendo aqui é um passo importante para que o Rio de Janeiro seja uma referência, não só em processos, mas também em liderança e verificação. O evento tem sido um sucesso, graças à grande participação e colaboração dos colegas presentes", concluiu Lodrão.

Prevenção de Perdas: pilar essencial para o sucesso empresarial

William também falou sobre a importância de um controle rigoroso das perdas. "A prevenção de perdas não dá lucro diretamente, mas evita prejuízos. Não adianta vender bem se você não tem controle sobre as perdas", explicou. Ele ressaltou a relevância do trabalho conjunto entre as áreas de vendas e prevenção de perdas. "É fundamental encontrar um equilíbrio entre a venda e o controle de perdas. Se você vende muito, mas perde ainda mais, está fadado ao insucesso", completou.

Treinamento: o caminho para o sucesso

Ana Cláudia Souza, especialista na área de gestão de estoques e prevenção de perdas do Supermercado Mundial, compartilhou a experiência da empresa, que investe fortemente em treinamento como ferramenta essencial para a prevenção de perdas. "Identificamos que não havia como reduzir perdas sem treinar adequadamente nosso pessoal. Hoje, sou responsável por treinar todas as áreas da empresa, desde o operacional até a alta liderança", contou.

Segundo Ana Cláudia, os treinamentos são focados em diversos aspectos, como fiscalização, prevenção de rupturas e inventários. "É importante que todos entendam o que é necessário para prevenir as perdas, seja no estoque, nas vendas ou no dia a dia do supermercado. O sucesso da prevenção de perdas está diretamente ligado ao engajamento e ao conhecimento da equipe", afirmou.

O desafio da Prevenção de Perdas no varejo supermercadista

Os debates e apresentações realizadas no evento da ASSERJ reforçam a ideia de que a prevenção de perdas é um pilar essencial para o sucesso das empresas do setor de varejo. A implementação de processos claros e eficientes, aliados ao investimento em tecnologia e treinamento, são fundamentais para garantir a competitividade e a sustentabilidade dos negócios.

O Rio de Janeiro, como afirmou William Lodrão, tem tudo para se tornar uma referência nacional em boas práticas de prevenção de perdas, oferecendo soluções inovadoras e colaborativas para o mercado.