
Castelo envia comunicado à ASSERJ sobre adequação à Anvisa e recolhimento de lote de Vinagre de Maçã

ATUALIZADO EM 28/11/2025 ÀS 15H: A ASSERJ recebeu comunicado oficial da Castelo Alimentos S.A. informando sobre a adoção de medidas determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em relação a um lote específico do produto Vinagre de Maçã. De acordo com a empresa, o lote identificado como 12M2 apresentou uma quantidade de dióxido de enxofre acima do valor indicado. Em cumprimento às orientações da Anvisa, a Castelo comunicou o setor varejista e iniciou o processo de recolhimento preventivo das unidades envolvidas.
No documento encaminhado à ASSERJ, a empresa orienta os varejistas a suspenderem imediatamente a venda dos produtos pertencentes ao lote informado, além de realizar a segregação do estoque, retirando as unidades do ponto de venda e armazenando-as separadamente. A recomendação também inclui que os estabelecimentos entrem em contato com o representante comercial da marca ou com os canais oficiais para receber orientações sobre coleta, devolução, créditos ou substituição das mercadorias.
Dados do lote envolvido:
-
Produto: Vinagre de Maçã
-
Marca: Castelo
-
Lote: 12M2
"A ASSERJ reforça aos supermercadistas a importância de seguir rigorosamente as orientações repassadas pela fabricante como forma de garantir a segurança do consumidor e a conformidade com as normas sanitárias vigentes", diz Fábio Queiróz. presidente da ASSERJ.
Em nota, a Castelo destacou que a ação é preventiva e reafirmou seu compromisso com a qualidade, a segurança e a transparência que norteiam a atuação da marca ao longo de seus mais de 120 anos de história. A empresa também informou que está cooperando integralmente com os órgãos reguladores e mantendo a comunicação ativa com consumidores e varejistas.
Canais de atendimento da Castelo:
-
Telefone: (11) 4589-7109
A ASSERJ segue à disposição para apoiar o varejo supermercadista na disseminação das orientações e reforça seu compromisso em manter o setor informado sobre qualquer atualização relacionada ao caso.
ENTENDA O CASO: ANVISA determina recolhimento de lote
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização, em todo o território nacional, do vinagre de maçã da marca Castelo. A decisão do órgão regulador ocorreu no dia 26 de novembro. Além de interromper a venda, a autarquia federal também embargou a distribuição e desaconselhou o consumo do item. Ou seja, todos os rótulos do lote 12M2 do produto foram incluídos na determinação de recolhimento.
A decisão foi tomada após a emissão do Laudo de Análise Fiscal Definitivo pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF). O documento reprovou o produto no ensaio de pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre, ao apontar divergências entre as informações do rótulo e os dados identificados na composição do alimento.
De acordo com a Anvisa, o dióxido de enxofre foi classificado como um aditivo químico com potencial alergênico. Quando presente em alimentos sem a devida indicação no rótulo, poderia provocar reações adversas em consumidores sensíveis, especialmente aqueles com histórico de alergias ou asma.
“Recomendamos que os estabelecimentos realizassem uma busca do produto em seus estoques. Caso encontrassem unidades do lote envolvido, deveriam recolher e registrar o procedimento para fins de comprovação junto aos órgãos de fiscalização”, destacou Flávio Graça, consultor de Alimento Seguro da ASSERJ.
A medida, portanto, reforçou a importância da correta rotulagem de alimentos e da responsabilidade das empresas quanto à transparência e à segurança dos produtos oferecidos aos consumidores.

