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Cervejas zero álcool impulsionam crescimento da Ambev e revelam tendência que o varejo não pode ignorar

No terceiro trimestre de 2025, a Ambev ampliou em 65% a oferta de produtos dessa linha

03/11/2025 • Atualizado pela ultima vez 1 Mês

Atualidades
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Um movimento que merece atenção do varejo supermercadista: a Ambev está aproveitando o crescimento do consumo de cervejas zero álcool no Brasil para ampliar sua presença nesse mercado. Enquanto o volume geral de vendas da companhia apresenta desempenho mais fraco, o portfólio de bebidas “Balanced Choices” (ou “Escolhas Equilibradas”, em tradução livre) vem ganhando força e relevância dentro da estratégia da empresa.

No terceiro trimestre de 2025, a Ambev ampliou em 65% a oferta de produtos dessa linha, composta por bebidas com teor alcoólico menor, menos calorias ou sem glúten. O movimento reflete a aposta da companhia em atender um consumidor que busca alternativas mais equilibradas e saudáveis — especialmente o público jovem, que tem mudado seus hábitos de consumo.

Com marcas como Corona Cero, Budweiser Zero e Brahma Zero, o volume de vendas das cervejas sem álcool cresceu mais de 20% no período. Entre as opções com benefícios adicionais, a Stella Pure Gold, com menos calorias e sem glúten, dobrou o volume de comercialização, enquanto a Michelob Ultra, com baixo teor alcoólico e poucas calorias, avançou mais de 80%.

Em entrevista à Folha S. de Paulo, Gustavo Castro, diretor de Estratégia e Insights da Ambev, afirma que a evolução do portfólio reforça o compromisso da companhia em acompanhar as novas demandas do consumidor.

“Nosso portfólio vem evoluindo para entregar o que o consumidor busca. A cerveja é uma categoria versátil, que permite criar versões zero álcool com sabor muito próximo das regulares e opções com menos calorias ou sem glúten, mantendo a experiência de apreciar uma boa cerveja”, afirma.

Mudança de hábito e melhora na qualidade

Os resultados também estão associados à melhora sensorial das cervejas sem álcool — que hoje entregam sabor mais próximo das versões tradicionais — e a uma tendência global de consumo mais consciente. No Brasil, o segmento cresce impulsionado pelo interesse por bem-estar e equilíbrio, o que tem levado a indústria e o varejo a ampliarem o espaço dessas opções nas gôndolas.

Vendas gerais em queda

Enquanto o portfólio de “Escolhas Equilibradas” avança, o desempenho geral da Ambev segue pressionado. O balanço do terceiro trimestre, divulgado nesta quinta-feira (30), aponta queda de 5,8% no volume total de comercialização em relação ao mesmo período de 2024.

Segundo a empresa, o recuo acompanha a tendência de todo o setor cervejeiro, impactado por condições climáticas atípicas — com temperaturas mais baixas fora de época — e por um cenário macroeconômico adverso, que reduz o poder de compra e o consumo.

Oportunidade para o varejo supermercadista

Para o varejo supermercadista, o movimento da Ambev sinaliza uma oportunidade de reposicionar as categorias de bebidas alcoólicas e não alcoólicas nas lojas. "O avanço das versões zero álcool e com apelo de saudabilidade pode atrair novos perfis de consumidores e gerar margens mais atrativas — especialmente entre os que buscam conveniência e equilíbrio, sem abrir mão do prazer de consumir cerveja", ressalta Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ.