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Economia
Em setembro, supermercados do Rio registram deflação pelo quinto mês consecutivo. ASSERJ explica cenário
Após a deflação registrada em agosto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do Brasil, voltou a subir em 2025. Segundo os dados divulgados na última quinta-feira, 9, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA indicou alta de 0,48% em setembro. Apesar da aceleração na comparação com o oitavo mês do ano (0,59 ponto percentual), o número ficou abaixo do projetado pelo mercado, que esperava uma elevação de 0,55%. No acumulado de 2025, o indicador soma 3,64%. Já especificamente o varejo supermercadista do Rio de Janeiro registrou deflação no nono mês do ano. Alimentação, mais uma vez, ajuda na redução da inflação no Brasil. Supermercados do Rio têm baixa de preços Segundo o IBGE, três dos nove grupos pesquisados apresentaram variação negativa. Os principais responsáveis por pressionar a inflação foram os setores de Habitação (+2,97%), Vestuário (+0,63%) e Despesas Pessoais (+0,51%). Já os grupos a registrar retração foram Artigos de Residência (-0,4%), Comunicação (-0,17%) e Alimentação no Domicílio, que concentra os alimentos e bebidas vendidos no varejo supermercadista, que apontou baixa de 0,26%, a quarta deflação consecutiva. Considerando somente o cenário do Rio de Janeiro, o índice de inflação de Alimentação no Domicílio recuou pelo quinto mês consecutivo, com queda de 0,76% em setembro (abaixo da média nacional), a quinta maior do país e a segunda do Sudeste. No acumulado ao fim do terceiro trimestre de 2025, o estado tem a quarta maior deflação entre os entes federativos, e a maior do Sudeste, no setor de Alimentação no Domicílio (-0,16%), muito inferior à média nacional (+1,66%). Da categoria de alimentos e bebidas vendidos nos supermercados do Rio, 50,6% tiveram queda de preços em setembro, com destaque para: alho (-13,67%); tomate (-13,35%); cebola (-6,42%); feijão preto (-5,03%); batata inglesa (-4,87%); azeite (-4,71%); laranja pera (-4,1%); frango inteiro (-2,64%); macarrão (-2,17%); açúcar cristal (-2,05%); ovos (-1,72%); patinho (-0,96%); e café moído (-0,84%). Já entre as altas, as principais foram: limão (+26,57%); óleo (+3,12%); cenoura (+2,5%); banana prata (+2,34%); chocolate em barra (+1,42%); couve (+1,99%); contra-filé (+1,87%); leite longa vida (+1,52%); alface (+1,47%); chocolate em barra (+1,42%); cerveja (+1%); e alcatra (+0,47%). Resultado apresenta oportunidades para o varejo supermercadista fluminense A quinta deflação seguida nas categorias de maior importância para o varejo supermercadista apresenta a sequência de uma janela de oportunidade que vem se consolidando no cenário fluminense. Produtos mais baratos nas gôndolas significam alívio no orçamento dos consumidores e maiores possibilidades de atração. Baixa de preços também pode significar a chance de renegociação com fornecedores. Mas, atenção, aproveitar oportunidades exige acompanhamento, análise e boa gestão, antecipando fatores futuros que possam reverter a maré de baixa ou afetar de forma específicas certas categorias.
10/10/2025
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Consumidor em alerta! Bebidas destiladas têm queda em campanhas de ofertas
Os recentes casos confirmados em diferentes estados no Brasil, além dos inúmeros suspeitos, de contaminação por metanol após o consumo de bebidas destiladas têm provocado impactos também no varejo supermercadista. A latente preocupação dos consumidores com o tema, acentuou uma tendência já observada ao longo deste ano no setor. Destilados e afins já vinham registrando queda em campanhas de ofertas de supermercados, mas após os episódios de adulteração de bebidas, essa baixa se acentuou. Segundo levantamento da Shopping Brasil, na segunda semana de setembro os anúncios de destilados veiculados em mídias sociais, campanhas em TV e encartes físicos e digitais, das mais variadas redes supermercadistas, representavam 20,7% das campanhas de ofertas. Na última semana do nono mês do ano, esse índice caiu para 19,9%. Já na primeira semana deste mês de outubro, o número retraiu ainda mais, atingindo 17,2%, em um reflexo direto da queda na confiança do consumidor na categoria. Por outro lado, outras categorias de bebidas alcóolicas apresentaram crescimento. As cervejas subiram 1,4 ponto percentual no mesmo período, chegando a 27%. Já vinhos, espumantes e fermentados cresceram de 16,9% para 17,4%, o que aponta também para a atenção dos supermercadistas, ajustando estratégias promocionais, privilegiando produtos que mantêm a demanda e confiança do cliente, como destaca Renata Gonzalez, sócia e diretora Comercial da Shopping Brasil: "Vemos outras categorias alcoólicas ganhando espaço nas ofertas, evidenciando a necessidade de adaptar as estratégias de comunicação e sortimento ao novo comportamento do consumidor". Alerta para Black Friday Renata Gonzalez também levanta um ponto de atenção para o varejo supermercadista. A baixa da confiança do público geral na categoria de destilados acontece em um momento historicamente importante para o segmento. Nas campanhas de promoções de fim de ano, especialmente durante a Black Friday, Natal e Ano Novo, o consumidor amplia o interesse por destilados de maior valor agregado com preços acessíveis, motivado por promoções sazonais. Ou seja, os episódios de intoxicação que abalam a confiança na categoria podem causar também impacto nas vendas das datas promocionais na reta final do ano. Apesar do sinal de alerta, uma pesquisa da ASSERJ apontou que a visão do consumidor carioca sobre os casos de adulteração de bebidas ainda não chegou a impactar negativamente as compras, mas desperta cautela. Segundo o levantamento, 38,8% continuam comprando, mas com mais atenção à marca e à procedência, enquanto 25,4% afirmaram ter reduzido a quantidade adquirida. Já 9% disseram estar evitando a compra de bebidas alcoólicas no momento. A pesquisa também apontou os principais cuidados adotados: 47,8% preferem marcas conhecidas, 28,4% confiam apenas em supermercados de credibilidade, e 23,9% verificam se a embalagem está intacta. Questionados se já deixaram de comprar alguma marca por desconfiança, 46,3% responderam que sim. Para as festas de fim de ano, o comportamento tende a se manter cauteloso: 40,3% pretendem comprar apenas marcas conhecidas, e 35,8% priorizarão redes de confiança (VEJA TUDO SOBRE O LEVANTAMENTO CLICANDO AQUI). Como agir? Estratégias diante da queda de confiança nos destilados O atual contexto da categoria exige atenção redobrada e estratégias assertivas por parte dos supermercadistas para tranquilizar o consumidor. A queda na confiança dos destilados, afeta as expectativas para as vendas de fim de ano. Para isso, é preciso planejamento, cuidado e, principalmente, transparência com foco na credibilidade da relação com o cliente: 1. Reforce a segurança e a procedência dos produtos: destaque a confiabilidade das marcas disponíveis nas lojas, priorize exibir, tanto nas gôndolas quanto nas comunicações de marketing, informações claras sobre origem, certificação e selos de qualidade das bebidas. Trabalhar em parceria com fornecedores reconhecidos é fundamental para garantir rastreabilidade e comunicar, de forma cristalina, o compromisso do setor com a segurança alimentar e o combate à falsificação, trazendo mais idoneidade e tranquilidade para o consumidor. 2. Ajuste de sortimento e redirecionamento de esforços: a retração na demanda de destilados, pode alavancar o protagonismo de outras categorias, como cervejas, vinhos, espumantes e bebidas fermentadas. Ampliar a visibilidade desse produtos e diversificar ações de cross-selling, com kits, ofertas combinadas e campanhas temáticas voltadas para celebrações pode ser uma estratégia para migrar a atenção do consumidor e até aumentar o ticket-médio. Além disso, o planejamento de compras deve ser ajustado para evitar excesso de estoque em produtos de menor saída momentânea. 3. Seja transparente: em momentos de instabilidade, a confiança construída ao longo de anos com o consumidor se fortalece por meio da informação. Nos canais digitais e materiais de PDV é preciso adotar uma comunicação clara, sem ruídos, reforçando o compromisso já estabelecido com o cliente e sua segurança. Promova conteúdos informativos sobre consumo responsável e dicas para identificar produtos de origem duvidosa é uma estratégia para assegurar a credibilidade, tal como utilizar especialistas em bebidas para referendar a garantia de qualidade dos produtos. 4. Antecipe o planejamento: o preparo para as grandes datas promocionais em um futuro recente já está em andamento. Para evitar transtornos, as campanhas devem valorizar a qualidade e a procedência dos produtos, mais uma vez, transmitindo segurança ao consumidor em um cenário sensível, o que pode ser decisivo no momento de compra. Investir em experiências de valor agregado, como combos premium, curadorias de itens e sugestões de celebração, também podem compensar a retração momentânea dos destilados e manter o desempenho nas vendas. 5. Monitore o comportamento de compra: é fundamental acompanhar continuamente o desenvolvimento dos hábitos de consumo no momento de queda de confiança na categoria de destilados. A inteligência de mercado, aliada ao acompanhamento dos indicadores de venda e do engajamento nas campanhas, é essencial para ajustar estratégias com decisões rápidas e embasadas. Dados de mercado e relatórios de comportamento do consumidor podem orientar decisões mais assertivas, garantindo que o sortimento e a comunicação estejam alinhados às novas demandas do público. O cenário exige prudência do varejo supermercadista, combinada com prudência estratégica e proatividade junto ao momento do consumidor. Reforçar a confiança pode impactar não apenas na mitigação de impactos negativos, mas em uma oportunidade para conquistar ainda mais relevância na relação construída com o cliente. As datas promocionais de fim de ano seguirão extremamente relevantes, mas, mais do que nunca, precisam ser sustentadas por estratégias de credibilidade e valor percebido para assegurar um desempenho positivo. Vale lembrar que a ASSERJ já preparou, assim que os primeiros casos começaram a surgir pelo Brasil, um guia completo de informações e orientações para todos os seus associados. CLIQUE AQUI E LEIA TODOS OS DETALHES.
10/10/2025
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Atualidades
Desplastifique em Teresópolis! Justiça ratifica, mais uma vez, movimento criado pela ASSERJ
A campanha "Desplastifique Já", lançada pela ASSERJ em 2019, virou referência nacional. Em seus mais de seis anos de existência, o movimento pioneiro da nossa Associação virou lei (Lei Estadual nº. 8.006/2018) e case de sucesso pelo Brasil, rompendo fronteiras e sendo implementada em diversos estados. Além disso, a ação também acumula vitórias nos tribunais. Dessa vez, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) declarou inconstitucional a Lei nº. 4.527/2025, do município de Teresópolis, que proibia estabelecimentos comerciais de cobrar o valor de custo de sacolas plásticas, inclusive nas versões biodegradáveis, compostáveis ou recicláveis. A decisão foi resultado de duas ações diretas de inconstitucionalidade apresentadas pela ASSERJ e pela Fecomércio-RJ, que contestaram a validade da norma municipal. Além de contrariar uma legislação estadual vigente, responsável por regulamentar o fornecimento das sacolas e autorizar a cobrança pelo preço de custo, também ia em caminho contrário à jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal (STF), que já declarou inconstitucionais leis que obrigavam supermercados a disponibilizar sacolas gratuitamente (CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS). "A declaração de inconstitucionalidade da Lei Municipal nº. 4.527/2025, de Teresópolis, reafirma a importância dos limites constitucionais na atuação legislativa local. A norma impunha o fornecimento gratuito de sacolas plásticas e previa sanções desproporcionais, desde multa superior a R$ 475 mil até a suspensão do alvará de funcionamento por 12 meses, configurando flagrante violação aos princípios do livre exercício de qualquer atividade econômica (art. 5º, XIII, e art. 170, parágrafo único, da Constituição Federal), da livre iniciativa e do direito de propriedade (art. 5º, XXII). A decisão do Poder Judiciário restabelece, portanto, a segurança jurídica e a proteção da atividade empresarial no varejo", destaca a Dra. Ana Paula Rosa, advogada da ASSERJ e especialista em varejo. A campanha "Desplastifique Já" e a Lei Estadual nº. 8.006/2018 foram criadas com foco no combate ao uso excessivo de sacolas plásticas e na promoção do consumo consciente, com o incentivo à adoção de alternativas mais sustentáveis. Ao longo desse período, a ação mobilizou supermercadistas, consumidores, diversas organizações (inclusive a classe política), em torno do objetivo comum de reduzir o impacto ambiental das embalagens descartáveis. Segundo a decisão do TJRJ, além da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Teresópolis terem extrapolado suas competências legislativas, criando uma regra que contrariava a política pública estadual vigente, a determinação municipal comprometia o objetivo da ação, que não possui fins lucrativos, mas de conscientização sobre o uso racional de sacolas plásticas. A Justiça do Rio também pontuou que a norma do município criava uma desigualdade entre consumidores do estado, pois somente os moradores de Teresópolis teriam direito às sacolas gratuitas, e violava os princípios da livre iniciativa e da liberdade econômica. "A ASSERJ foi pioneira no movimento de desplasticificação no estado do Rio de Janeiro, liderando um processo que uniu o varejo supermercadista, o poder público e a sociedade em torno de uma causa ambiental e de consumo consciente. Cada decisão judicial como essa confirma que traçamos o caminho certo ao orientar o setor e promover a responsabilidade compartilhada. Essa vitória reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e com a segurança jurídica dos supermercadistas fluminenses", ressalta Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ e da Associação de Supermercados das Américas (ALAS).
10/10/2025
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Black Friday 2025: consumidor confiante, planejado e mais exigente
A Black Friday completa 15 anos no Brasil em 2025, em meio a um cenário de maturidade e transformação do varejo supermercadista. Um estudo especial conduzido pela Scanntech, com análises de dados do Google Offerwise, revela o comportamento do consumidor para a data. A já tradição de um dos momentos mais esperados do ano, trouxe junto com seu desenvolvimento, um perfil de cliente cada vez mais planejado, confiante e, principalmente, atento às reais vantagens das promoções. Planejamento e confiança: motores das compras Segundo o levantamento, seis em cada dez brasileiros pretendem comprar na Black Friday 2025 e 81% dos consumidores que participaram da alguma ação promocional do período em 2024 afirmaram que repetirão o movimento neste ano. Os dados reforçam o alto nível de recorrência e fidelização que o evento vem construindo ao longo do tempo, representando uma janela de oportunidade para quem souber comunicar ações e estreitar vínculos com clientes. Dentre os principais motores de engajamento na Black Friday, a confiança nas promoções e o planejamento se destacam. Para 51% dos entrevistados, a data promocional é aguardada pelo fato de confiarem nos descontos oferecidos, e 48% dos consumidores disseram já ter uma lista pronta de produtos que desejam adquirir. Os números demonstram a racionalização do comportamento e a orientação baseada em uma intenção de compra prévia. Da "Black Fraude" à era da Inteligência Artificial Além das mudanças no comportamento de compra, outro ponto da pesquisa apresenta a profunda transformação nas estratégias das empresas ao longo de mais de uma década da trajetória da Black Friday no Brasil: 2010 — 100% online: a primeira edição foi marcada pela desconfiança e pelo foco em eletroeletrônicos, originando o termo "Black Fraude"; 2015 — Varejo físico entra em cena: consolidação da omnicanalidade e popularização da data, levanto ao aumento da confiança do consumidor; 2020 — Pandemia e novos interessados: durante a emergência sanitária global, 13 milhões de novos clientes passaram a comprar online, fortalecendo o mobile e a diferenciação das promoções para além de apenas preço; 2025 — Consolidação: mais destaque, mais espaço no calendário promocional e maior uso de IA nas estratégias de personalização de ofertas para comunicações assertivas com um consumidor focado em pesquisa e comparação de preços e vantagens. Black Friday além do preço Como principal chamariz da data, o preço segue no topo do ranking de fatores de influência na decisão de compra. Porém, outros critérios têm conquistado espaço considerável nas análises dos consumidores, reforçando, como já mencionado, a maturidade que a Black Friday vem adquirindo no calendário brasileiro. Fatores de decisão (% em importância): 1. Preços baixos: 56%; 2. Qualidade dos produtos: 48%; 3. Custo do frete: 41%; 4. Tempo de entrega: 37%; 5. Variedade de produtos: 35%; 6. Confiabilidade do vendedor: 33%; 7. Cupons de desconto: 30%; 8. Parcelamento sem juros: 24%; 9. Opções de pagamento: 19%; 10. Facilidade de trocas/devoluções: 18%. Os dados indicam que fatores ligados à confiança, logística e conveniência já têm peso comparável ao desconto em si junto ao consumidor. Em um ambiente extremamente competitivo, pontos como transparência, qualidade percebida e eficiência operacional tornam-se diferenciais essenciais para superar a concorrência e garantir a conversão. Cesta de categorias se diversifica Apesar da liderança histórica e consolidada de eletrônicos e vestuário na lista de intenções de compra, outras categorias vem ganhando a atenção dos consumidores e confirmando a expansão da Black Friday para o consumo cotidiano, o que, para o varejo supermercadista, apresenta uma grande oportunidade de alavancar ainda mais as vendas. Categoria (% em importância): 1. Eletrônicos: 71%; 2. Vestuário: 59%; 3. Beleza e cuidado pessoal: 45%; 4. Casa: 39%; 5. Alimentação: 32%; 6. Lazer: 28%; 7. Serviços: 17%; 8. Viagem: 14%; 9. Pets: 10%. Black Friday: mais que o consumidor, uma revelação para o varejo O levantamento da Scanntech indica que o consumidor aprendeu com a data e chega em 2025 mais informado, preparado e exigente. Ele pesquisa antes de comprar, compara preços, vantagens e valoriza quem entrega transparência, praticidade e confiança. Para o varejo supermercadista, a Black Friday se tornou uma oportunidade estratégica não apenas para vender, mas também para corroborar a credibilidade e a eficiência operacional do setor. O principal desafio não consiste em apenas oferecer descontos atrativos, mas no alinhamento de estratégia comercial e experiência do cliente, garantindo ofertas reais, comunicação clara e capacidade logística. Além disso, o uso de IA e de ferramentas analíticas passa a ser um diferencial competitivo fundamental para personalizar campanhas e antecipar demandas. Se o cliente aprendeu a comprar, o varejo precisa, em sintonia, aprender a vender melhor. O preço continuará sendo o ponto de partida, mas confiança, conveniência e personalização serão os pilares de sustentação. O supermercadista que souber entregar valor de forma consistente, fortalecerá a relação de longo prazo com o consumidor e poderá sair vencedor da Black Friday de 2025.
10/10/2025
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Indústria em cena
Setor no Halloween: Heinz lança maionese de alho negro temática e limitada
A Heinz surpreendeu os consumidores com uma combinação inusitada e sofisticada. Em edição limitada, a marca lançou a Heinz Mayo Halloween, uma maionese feita com alho negro — ingrediente considerado o mais caro do mundo, conhecido pelo sabor adocicado, aroma intenso e toque gourmet. Segundo Thiago Lopes, CMO da Heinz Brasil, o Halloween, embora ainda não seja uma tradição consolidada no país, tem ganhado força impulsionado pela cultura pop e pelas redes sociais, especialmente entre o público jovem. “Mais do que um produto inusitado, o lançamento reforça o olhar da marca para inovação e sua capacidade de criar conversas culturais”, afirma. A novidade chama atenção pelo visual marcante: uma maionese preta, de textura cremosa e sabor diferenciado, feita a partir da fermentação do alho tradicional. O tom escuro não vem de corantes artificiais, mas do carvão vegetal, que mantém a cor intensa sem alterar o gosto. Além do sabor, o design da embalagem segue a proposta temática e traz rótulos que brilham no escuro, em alusão à data mais sombria do ano. O resultado é uma maionese elegante, com notas levemente doces e sabor umami, que tem conquistado até quem costuma evitar temperos marcantes. A edição especial está sendo vendida em potes de 215 gramas, com preço médio de R$ 14,49, variando conforme a região e o supermercado. Nas redes sociais, o produto virou tendência: vídeos mostram o contraste da maionese preta em pães, hambúrgueres e batatas fritas, despertando curiosidade e desejo de experimentação. Muitos consumidores destacam o equilíbrio entre o toque suave do alho negro e a cremosidade tradicional da Heinz. O lançamento integra a estratégia da marca de transformar produtos clássicos em experiências criativas, conectando inovação com o calendário cultural. E é uma oportunidade dos supermercados surfarem a onda da data que vem ganhando mais espaço no imaginário popular.
10/10/2025
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Economia
Faturamento dos supermercados do Rio sobe em setembro e indulgência está em alta! ASSERJ te conta
O setor supermercadista tem registrado um 2025 de elevação no faturamento e de reforço da confiança já estabelecida com o consumidor. E em setembro, o varejo abastecedor manteve a curva de subida, com resiliência mesmo diante de eventuais turbulências econômicas. Segundo dados do Radar Scanntech, no nono mês deste ano, o desempenho mostrou leve alta de 0,8% em crescimento de vendas, na comparação com o mesmo período de 2024. No Brasil, essa elevação foi de 2,5%. Especificamente se tratando de supermercados, a subida de faturamento foi de 1,9%. No comparativo entre os três primeiros trimestres de 2025 e 2024, o avanço foi de 5,1%. Impacto de setembro: perecíveis e mercearia puxam crescimento As cestas que mais contribuíram para o avanço de faturamento registrado na comparação anual entre os meses de setembro foram perecíveis (+3,7%) e mercearia (+1,5%), com destaque para as indulgências. Em relação às categorias de maior aporte para a alta, os principais resultados ficam por conta de: Perecíveis: bovino in natura (+12,1% em faturamento); frango in natura (+5,7% em faturamento); e suíno in natura (+12,4% em faturamento e +3,5% em unidades); Mercearia: chocolate (+10,7% em faturamento); leite em pó (+7% em faturamento e +1,5% em unidades); e leite condensado (+6,6% em faturamento e 4,7% em unidades). Além desses itens, vale mencionar outros SKU's que obtiveram atuação de relevância na comparação entre setembro de 2024 e 2025: Café (+43,3% em faturamento); Óleo (+18,2% em faturamento e +7,2% em unidades); Creme Dental (+10,8% em faturamento); Kit Capilar (+6,3% em faturamento e +3,7% em unidades); Lenço Higiênico (+9,2% em faturamento e +14,9% em unidades). Missões de compra: reposição é tão importante quanto abastecimento Já em relação aos objetivos do consumidor em suas idas aos supermercados, o Radar Scanntech apresenta que, no Rio de Janeiro, as compras de reposição e de abastecimento possuem a mesma frequência, ambas com 30,1%. Juntas, elas concentram quase dois terços de todas as viagens às lojas. Porém, uma missão específica ganha força: a express, com 24,2%, acima da média nacional, que é de 22,1%. Aprofundando sobre as categorias de destaque no mês de setembro, as missões de compra envolvem: Perecíveis: abastecimento (49,7%); reposição (29,3%); express (8,6%). Mercearia: abastecimento (39,7%); reposição (30,1%); express (19%). Oportunidades: o que devemos observar? Os números de setembro reforçam um cenário de estabilidade positiva para o setor supermercadista fluminense, mas também apontam caminhos estratégicos que merecem atenção. A leve alta no faturamento, mesmo em um contexto econômico desafiador, demonstra a força do consumo recorrente e o papel fundamental das categorias de alto giro, especialmente perecíveis e mercearia, na sustentação das vendas. Nesse contexto, vale observar o desempenho expressivo dos itens de indulgência, como chocolates e produtos lácteos, que seguem ganhando espaço no carrinho. Mesmo diante do maior cuidado com o orçamento, o consumidor se permite viver momentos de prazer, o que pode abrir oportunidades para ativações e campanhas de experimentação no ponto de venda. Outro ponto de destaque está no crescimento das missões de compra express, que já representam quase um quarto das idas aos supermercados no Rio de Janeiro, acima da média nacional. Isso evidencia o dinamismo e a priorização da conveniência e agilidade no comportamento do cliente. Uma comunicação eficiente e sortimento otimizado para compras rápidas pode aumentar o ticket-médio desse tipo de jornada. O levantamento traz a conclusão: quem souber equilibrar abastecimento, reposição e conveniência, potencializará os resultados no último trimestre do ano. "Na ASSERJ, seguimos ao lado do varejo fluminense, oferecendo inteligência de mercado, apoio estratégico e iniciativas que realmente fortalecem nossos associados. O objetivo é claro: o desenvolvimento contínuo do nosso setor", enfatiza Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ e da Associação de Supermercados das Américas (ALAS).
10/10/2025
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Associados em foco
Inovação em foco! Supermarket Alvorada tem movimentação nos bastidores
Olhando para um futuro de novidades, o Grupo Alvorada, associado Supermarket, promoveu mudanças em seus cargos de liderança. Buscando se destacar no quesito inovação e assumir o pioneirismo na entrega de novidades, tanto para consumidores, quanto para o varejo supermercadista fluminense, o Alvorada voltou suas atenções para um departamento específico. E o escolhido para assumir a missão de liderar a Diretoria de Inovações foi Rodrigo Fonseca, que atuava como diretor de marketing do grupo. "Assumir a Diretoria de Inovação no Grupo Alvorada é mais do que um novo desafio, é uma oportunidade de conectar criatividade, tecnologia e propósito para impulsionar o futuro da empresa. A inovação, para mim, não é apenas sobre criar algo novo, mas sobre transformar o que já fazemos bem em algo ainda mais relevante, sustentável e conectado às pessoas. Quero fortalecer a cultura de inovação em todos os níveis, estimulando ideias, experimentação e colaboração. Esse é o caminho para manter o Grupo Alvorada na vanguarda do mercado, sempre à frente das mudanças e das necessidades do consumidor", destaca Rodrigo Fonseca. Já no departamento de marketing, quem assume a gestão é André Dias, CEO da JVG, indústria de panificação do Grupo Alvorada. Comandando a área, André Dias liderou uma nova fase de crescimento, reposicionamento estratégico e inovação. Conduziu a construção da identidade da marca, a expansão do mix de produtos e o aprimoramento dos processos. Também esteve à frente do desenvolvimento de projetos com novas marcas próprias e futuras frentes industriais. O Supermarket Alvorada tem se destacado em suas ações de marketing e inovação nos últimos anos. Oferecendo soluções que unem tecnologia e operação eficiente, sempre com foco na melhor experiência do consumidor, o grupo desponta como uma referência para o varejo supermercadista, no que tange à procura constante por inovações e melhorias de processos e serviços. A ASSERJ deseja sucesso aos novos nomeados na sequência dessa caminhada profícua.
10/10/2025
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O que impulsiona o crescimento da categoria de refrigerantes?
A categoria de refrigerantes tem grande importância para o varejo supermercadista em todo o Brasil. Mas uma linha em especial vem registrando uma forte expansão no sortimento: versão zero. É o que aponta o levantamento especial do Radar Scanntech. No acumulado até agosto, as versões sem açúcar ganharam, em 2025, 4,4 pontos percentuais de participação na categoria, passando de 17% em 2024 para 21,4% neste ano. Já os produtos com açúcar caíram de 83% para 78,6% no mesmo período. Na comparação total dos dois primeiros quadrimestres de 2025 e 2024, os refrigerantes zero cresceram 28,4% em valor de vendas, 18,8% em volume e 2,9% em volume. O avanço reflete um movimento consistente da mudança de hábito do consumidor, que busca opções mais adaptadas ao seu novo comportamento, e do aumento de oferta dos itens zero nos pontos de venda, impulsionados também pela maior distribuição dos produtos e diversificação de variedades de portfólio. O relatório também destaca que a Distribuição Numérica foi um dos principais motores de crescimento dos SKUs que se destacaram em share de volume. Entre os itens com maior ganho de importância em volume, seis versões sem açúcar figuram no top 10, confirmando que o aumento da distribuição tem sido um dos principais fatores do avanço no sortimento. Ainda segundo o levantamento, as marcas que tiveram maior crescimento foram exatamente aquelas que ampliaram distribuição e giro. Esse fato reforça a importância da execução comercial e da presença no PDV como alavancas para ganho de share. Expansão: Minas Gerais e Rio de Janeiro lideram Na análise regional, o crescimento em volume, entre janeiro e agosto deste ano, foi disseminado, mas alguns estados se destacaram crescendo acima da média nacional (+18,8%). Minas Gerais registrou a maior alta, com 24,8%, seguido pelo Rio de Janeiro, que chegou a 20,4% de avanço. Especificamente falando sobre o cenário fluminense, um dado chama a atenção. Apesar da forte elevação na variação de vendas, a contribuição em volume dos refrigerantes zero para a categoria é de 8,5%, abaixo da média brasileira de 18,8%, o que representa uma grande oportunidade de maior subida para o varejo supermercadista fluminense. Sabores favoritos do consumidor Dois sabores concentram 2/3 da importância do sortimento de refrigerantes zero: limão, com 36% tem a maior penetração, e cola, com 30%. Ou seja, somados, eles detém 66% da preferência dos consumidores no portfólio dos itens sem açúcar. Guaraná (11%), outros (6%) e laranja (3%) completam o Top-5. Em relação ao avanço dos produtos, o sabor cola detém o maior registro, com ganho de 6,4 ponto percentual em participação e uma variação de 24,7% em litros. Guaraná, com subida e 2,5 p.p e variação de 20,2% em litros, e limão, com alta de 2,4 p.p e variação de 5,1% em litros, também se destacam no quesito. Por outro lado, apesar de registrarem baixo crescimento em percentual, outros sabores e laranja recuaram em volume. Consumo consciente e execução: a força dos refrigerantes zero A consolidação dos Zero's como um dos responsáveis pelo crescimento da categoria de refrigerantes, confirma as mudanças, já apontadas, no comportamento do consumidor, que busca opções com menor teor calórico, além das estratégias assertivas de execução comercial por parte das indústrias e do varejo supermercadista. O estudo confirma que o crescimento dos produtos sem açúcar é sustentado pela expansão de distribuição, diversificação de mix e aumento de giro, com ganhos relevantes tanto em volume quanto em valor. Essa tendência de migração para versões sem açúcar não deve ser revertida, pelo contrário, sua continuidade é uma probabilidade alta, que deve ser acompanhada por uma oferta mais ampla e competitiva nas gôndolas dos supermercadistas que desejem se manter relevantes para o consumidor. Seminário Super Negócios Aliás, para entender tudo sobre Gerenciamento de Categoria (GC), você não pode perder o Seminário Super Negócios de 2025 da ASSERJ, que já está com inscrições abertas. Confirmado para o dia 29 de outubro, às 14h, no Riale Brisa Barra Hotel, na Barra da Tijuca, o encontro é voltado para compradores e profissionais de marketing e trade, trazendo uma programação cuidadosamente estruturada para impactar diretamente o dia a dia, com conteúdos práticos e aplicáveis à rotina de cada setor, abordando diversos temas, dentre eles, o GC. O keynote desta edição será Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei do Brasil e uma referência mundial em liderança. Não perca a chance de participar dessa experiência completa, que reunirá conhecimento estratégico, boas práticas e networking qualificado para impulsionar os resultados. Para mais informações, entre em contato com o SAA.
10/10/2025
3,004 Result for
Conecta
Pedidos pelo ChatGPT? Entenda oportunidades que os supermercadistas poderão adotar em breve!
Em breve, consumidores poderão fazer pedidos de supermercado apenas conversando com um chatbot. A OpenAI anunciou que o ChatGPT passará a integrar aplicativos populares, permitindo interações diretas para reservar viagens, ouvir música ou pedir comida e alimentos — tudo dentro da própria plataforma. Sete aplicativos já estão disponíveis, entre eles Expedia, Zillow e Spotify. Nas próximas semanas, entram DoorDash, Uber Eats, OpenTable e Instacart, ampliando o alcance da ferramenta no varejo e no delivery. Para usar os novos recursos, os usuários precisam conectar os aplicativos à conta do ChatGPT. Depois disso, podem chamá-los pelo nome ou receber sugestões automáticas do próprio chatbot. Um exemplo é o Uber Eats, que informou que o ChatGPT conseguirá identificar quando o usuário quiser fazer um pedido, confirmar o endereço de entrega e apresentar restaurantes e cardápios próximos. O pedido poderá ser finalizado diretamente dentro do aplicativo, sem precisar sair da conversa. Com cerca de 800 milhões de usuários no mundo, o ChatGPT cria, assim, um novo ponto de partida para pedidos de comida e compras do dia a dia — oferecendo uma experiência mais natural, conversacional e personalizada. A novidade, no entanto, traz novas dúvidas para o setor de food service. Como os restaurantes e aplicativos de entrega serão priorizados nas recomendações do ChatGPT? E quem será o dono dos dados gerados nessas interações? A OpenAI, Uber Eats e DoorDash ainda não esclareceram esses pontos. Mesmo assim, o mercado demonstra otimismo. Sachin Kansal, diretor de produtos da Uber, destacou que a empresa está animada em “levar a facilidade da Uber e do Uber Eats para mais pessoas”. “Em breve, você poderá ver faixas de preço, tempos de entrega e navegar pelos restaurantes diretamente no ChatGPT antes de concluir sua viagem ou pedido nos aplicativos da Uber”, afirmou o executivo. A DoorDash também celebrou a parceria com a OpenAI. Em nota, afirmou que a integração representa “um avanço importante para trazer ainda mais conveniência aos consumidores” e prometeu divulgar em breve mais detalhes da colaboração. Qual supermercado sairá na frente para testar esse novo formato de venda?
10/10/2025
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Associados em foco
Carrefour aposta em grandes eventos para gerar receita e fortalecer relacionamento com o público
O Carrefour Brasil vem transformando seus estacionamentos em verdadeiros polos de entretenimento e convivência. A estratégia, liderada pelo Carrefour Property, unidade de negócios responsável pela gestão imobiliária do grupo, aposta em eventos de grande porte como ferramenta para gerar novas receitas, fortalecer o relacionamento com as comunidades locais e aumentar o fluxo de clientes nas galerias comerciais. A iniciativa acompanha um movimento crescente no varejo, que tem redefinido o uso dos ativos físicos diante da queda no uso dos estacionamentos — impulsionada pela popularização dos aplicativos de transporte e pelas mudanças no comportamento do consumidor. Assim, áreas ociosas se tornam arenas versáteis para festivais gastronômicos, circos, feiras e ativações de marcas. Nos últimos meses, o Carrefour Property promoveu uma série de eventos que atraíram milhares de pessoas, como o TorresmoFest, considerado o maior festival gastronômico do país, o Patati Patatá Circo Show, o Circo dos Dinossauros e o Humberto Circus, além de feirões de veículos e feiras têxteis, como o Outlet das Malhas e a Fenacouro. Presente em 20 estados brasileiros e com mais de 250 galerias sob gestão das bandeiras Carrefour, Sam’s Club e Atacadão, o grupo oferece espaços com localização estratégica e alto fluxo diário de consumidores das classes A a D, tornando-os ideais para eventos que buscam visibilidade qualificada e alcance regional. “Nossos empreendimentos oferecem vantagens significativas para ativações e feiras ao ar livre. Além do fluxo constante de pessoas, contamos com infraestrutura controlada, segura e organizada, o que garante conforto e uma experiência positiva para os visitantes”, explica Roger Teixeira, gerente de marketing do Carrefour Property. A companhia estima crescimento de 20% a 30% no número de eventos até o fim de 2025, impulsionada pela retomada do setor. Segundo a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), o segmento registrou alta de 8,4% em relação a 2024, refletindo o aumento da demanda por entretenimento e experiências presenciais. “Os eventos realizados em nossas unidades impactam positivamente a economia local, geram incremento de vendas para os lojistas e fortalecem a conexão das nossas bandeiras com o entorno. Muitos parceiros ampliaram suas edições em nossas galerias, o que demonstra confiança no nosso modelo de ativação”, destaca Teixeira. Para garantir a qualidade das operações, o Carrefour Property adota planejamento logístico e operacional rigoroso, avaliando aspectos como acessibilidade, conveniência e segurança. “Cada evento é estruturado para manter a excelência do atendimento nas lojas e assegurar o perfeito desenvolvimento das atrações. Nosso objetivo é unir experiência e eficiência, criando valor para todos os envolvidos”, conclui o executivo.
10/10/2025
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Preço dos ovos recua e consumidor amplia compras
Pesquisa da Neogrid mostra que, após um período de alta, o preço médio dos ovos voltou a cair a partir do segundo trimestre de 2025. Enquanto em abril deste ano o preço médio do alimento foi de R$ 13,70, em agosto ficou em R$ 11,81. O levantamento aponta que o tíquete médio por compra permanece elevado, o que indica a forte presença da proteína nos lares brasileiros. Hoje, 10 de outubro, por sinal, é celebrado o Dia Mundial do Ovo. Quando os ovos estão no carrinho, o consumidor costuma realizar compras significativamente maiores: o tíquete médio chega a R$ 340,20, com cerca de 44,9 itens por cesta. O dado reforça o papel dos ovos como produto essencial no abastecimento doméstico e um dos principais impulsionadores do volume de compras no varejo supermercadista. O estudo da Neogrid ainda revela que a ruptura da categoria aumentou 1,4 ponto percentual em agosto de 2025 em relação a julho, alcançando 23% e evidenciando que a demanda pelo ovo segue aquecida. Além do ticket médio elevado e da alta na indisponibilidade nas gôndolas, a análise mostra que a compra de ovos está associada a um perfil de consumo mais amplo. Entre os shoppers que levam o produto, 41,2% também compram biscoitos, 37,2% levam pão e 32,4% adicionam leite UHT ao carrinho. Itens como frango (29,6%), refrigerantes (28,1%), óleo (27,1%) e arroz (26,1%) aparecem com frequência nas cestas que contêm ovos. “A importância do ovo na rotina dos brasileiros se deve à combinação entre versatilidade, valor nutricional e preço competitivo”, explica Anna Carolina Fercher, líder de Dados Estratégicos na Neogrid. “A queda recente no valor médio, aliada ao incremento no volume de compras, reforça a relevância desse produto na composição das refeições e no planejamento financeiro das famílias.” Recentemente fizemos uma matéria exclusiva com a participação de Leandro Pinto, fundador e presidente do conselho da Mantiqueira, destacando dados e trajetória desse alimento que saiu da base das gôndolas para virar uma importante categoria. LEIA AQUI!
10/10/2025
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Por dentro da asserj
Valorizando quem movimenta o setor! Prezunic reconhece profissionais no Dia do Açougueiro
Celebrado na última quinta-feira, 9 de outubro, o Dia do Açougueiro é mais que uma data comemorativa para profissionais da área. É também uma excelente oportunidade para valorizar uma função de suma importância para o dia a dia do varejo supermercadista. O açougue é um dos principais pontos de contato do consumidor, sendo um setor vital para a experiência de compra. Um atendimento cortês, uma peça bem fatiada ou apenas uma dúvida esclarecida com conhecimento técnico, atenção e cuidado são fundamentais para que o cliente saia da loja satisfeito, com a certeza de que ali ele é valorizado, criando assim uma relação de confiança. Ou seja, o açougueiro pode ser o determinante entre fidelizar ou perder um consumidor. Portanto, é mais do que necessário exaltar os colaboradores que se dedicam à essa missão, é estratégico. Justamente nessa intenção, o grupo Cencosud Brasil, detentora do Prezunic, dedicou o dia a reconhecer os mais de 400 colaboradores que atuam nas lojas do grupo. Um desses profissionais é Jorge Henrique Barbosa, que trabalha há 40 anos como açougueiro. Sua jornada começou ainda muito jovem, aos 14 anos, como locutor de um açougue de rua. Ganhando experiência técnica sobre carnes, cortes e melhores preparos, ele se desenvolveu na função e hoje ocupa um posto de liderança no setor dentro do Prezunic, no Rio de Janeiro, sendo responsável por treinar e capacitar os açougueiros da rede. "Para ser açougueiro é preciso, em primeiro lugar, gostar do que faz. A partir daí, além de conhecer cada tipo de carne e saber preparar os cortes, é fundamental estar atento aos detalhes, não abrir mão da qualidade e manter a vitrine sempre abastecida e bem arrumada", destaca Jorge Henrique. O açougueiro não se contenta apenas com o seu trabalho de forma individual. Ele também ressalta a alegria em ajudar na formação de novos profissionais, afinal, conhecimento represado é conhecimento perdido, ele de nada adianta se não for compartilhado: "Já formei auxiliares que se tornaram açougueiros e, depois de um tempo, chegaram a gerenciadores de setor. Fico muito feliz em poder passar minha experiência para quem está começando e contribuir para dar continuidade a essa verdadeira arte". Ser um açougueiro de qualidade é sinônimo de ser técnico, responsável, atento e atencioso. Para além disso, histórias como a de Jorge Henrique reafirmam também uma das principais características do varejo supermercadista no mercado de trabalho. Nosso setor é um celeiro de oportunidades, com claro potencial de crescimento, para aqueles que desejem aprender e se desenvolver. Nenhum outro segmento, no Rio de Janeiro, e no Brasil, recompensa mais o esforço e a dedicação do que o supermercadista.
10/10/2025
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Empregos em alta! Varejo supermercadista segue criando novas oportunidades no Rio!
2025 é um ano de recordes na geração de empregos para o varejo supermercadista fluminense (CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS). E esse movimento não será freado tão cedo. Dando sequência à onda empregatícia do nosso setor no mercado fluminense, o Guanabara abriu mais de 400 vagas para diversas lojas da rede espalhadas por todo o estado do Rio. Ao todo, são 430 postos de trabalho disponíveis, com cargos variando entre funções operacionais e administrativas. As exigências de escolaridade e experiência variam conforme o cargo, mas muitas posições não exigem experiência, o que amplia o acesso ao mercado de trabalho e destaca outro ponto forte do varejo supermercadista: um celeiro de oportunidades para todos, inclusive, para os que buscam o primeiro emprego. Também há vagas para profissionais com deficiência (PCDs), referendando a diversidade e a inclusão. Os interessados podem entregar o currículo impresso diretamente em uma das 28 lojas do Guanabara ou se candidatar pela internet. A ASSERJ exalta o atual momento do varejo supermercadista fluminense na geração de empregos e ressalta a importância do nosso setor, que para além de sua função de abastecer a população, contribui diariamente com a melhor qualidade de vida para a população fluminense, criando oportunidades de trabalho e fortalecendo a economia do estado do Rio de Janeiro.
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