
ASSERJ Conecta traz as novidades tecnológicas do varejo para o Rio de Janeiro

Os hábitos de compra estão mudando com o desenvolvimento da tecnologia e as empresas de varejo devem estar atentas às novas tendências. Por isso, a Associação dos Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ) organiza no dia 6 de junho o ASSERJ Conecta, encontro de tecnologia da ASSERJ, com palestras e exposição de soluções tecnológicas inovadoras que estão por vir e outras que já começam a aparecer, inclusive nos supermercados brasileiros.
Seja através de formas inovadoras de pagamento, compra online ou uso de aplicativos, o setor de varejo está aprendendo aos poucos novas formas de usar dados e inteligência. Em janeiro, a ASSERJ conferiu as novidades da NRF Retail´s Big Show, em Nova York e levantou algumas tendências que nortearão a programação do ASSERJ Conecta.
Cinco apostas tecnológicas do varejo para 2018Veja um resumo da apuração da Forbes na NRF Show
1) Experiências personalizadas.A personalização continua sendo um ponto focal em 2018. Tornar a experiência de compra única para aquele consumidor, naquele momento e da forma mais conveniente está no radar das empresas. Junto à personalização proporcionada pelo Big Data é preciso investir na humanização da relação empresa-consumidor.
2) Conexão das experiências físicas e onlineO varejo ‘omnichannel’ conecta os dados sobre comportamentos online e off-line. Há uma tendência da compra virtual e retirada na loja física, que em inglês é conhecida como BOPUS - “buy online, pick up in store” e isso é bem latente no caso de venda de roupas, em que experimentar uma peça é fator decisivo para a compra. O acesso virtual ao inventário das lojas da rede também é uma estratégia para evitar que o consumidor deixe a loja sem comprar o item desejado.
3) A força dos assistentes Amazon Alexa, Google Home e outros.A possibilidade de dar o comando de voz para um aparelho e ter o produto em casa deve virar rotina na vida do consumidor, especialmente para itens de consumo diário. Menos para itens mais caros e da indústria da moda. Os robôs são fontes preciosas para coleta de dados e análises (deep learning e deeper analytics).
4) A Inteligência Artificial (AI) está amadurecendo e cada vez mais o varejo adota aplicativos inteligentes.2018 é o ano de grande desenvolvimento da Inteligência Artificial e cada vez mais varejistas começarão a usar o seu poder em diversas áreas do setor e na experiência de ecommerce. Robôs e máquinas entendendo e solucionando problemas do consumidor de forma inteligente é uma tendência.
5) Personalização, mídias sociais e o Amazon Marketing Services são as aquisições mais desejadas para 2018Estratégias de marketing personalizadas para aquisição, Engajamento e retenção, estão cada vez mais viáveis com as ações de cientistas de dados para entender a gigantesca base online dos consumidores e conectá-la com o comportamento off-line. Mídias sociais estã no topo do ranking das prioridades de marketing, bem como Amazon Marketing Services, além de anúncios no Google e Facebook.
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