conselho-asserj.jpeg

ASSERJ promove Fórum de Melhores Práticas em Recursos Humanos e fortalece capacitação no setor supermercadista

29/08/2025 • Last updated 3 Months

Por dentro da asserj
conselho-asserj.jpeg

A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) realizou, na última sexta-feira (29 de agosto), o Fórum de Melhores Práticas em Recursos Humanos, em formato online, reunindo profissionais de gestão de pessoas das redes associadas. O encontro destacou cases inspiradores e mostrou como a troca de experiências pode impulsionar a qualificação e a valorização de talentos no setor supermercadista.

Para Michelle Rodrigues, gerente de Gestão de Pessoas da ASSERJ, a iniciativa reforça o papel estratégico da entidade em promover capacitação e desenvolvimento contínuo. “Momentos como esse são fundamentais para o crescimento do setor. A troca de experiências permite que cada empresa se inspire nas soluções de outras, promovendo inovação e fortalecendo a gestão de pessoas no varejo supermercadista”, ressaltou.

Entre os cases apresentados, o Prezunic compartilhou sua experiência com as Escolas de Açougue e Panificação, que se consolidaram como referência em qualificação profissional. Segundo Milena Gaspar, consultora de RH da rede, o projeto tornou-se essencial para suprir a demanda por mão de obra especializada. “Hoje, 100% da reposição é feita por alunos dessas iniciativas. Somos formadores e, o mais interessante, é desenvolver nesses novos colaboradores a mentalidade da rede. Após uma recente onda de inaugurações, as escolas foram fundamentais para a contratação de novos profissionais”, destacou.

O case do Prezunic inspirou debates e gerou reflexões sobre como iniciativas semelhantes podem ser aplicadas em outras redes, reforçando a importância de investir em formação interna para garantir equipes qualificadas e engajadas.

Outro exemplo relevante veio do Grupo Adonai, apresentado por Bruna Domingues da Silva, analista de Recursos Humanos da rede. Ela explicou como a empresa estruturou um programa de capacitação no formato de Escola Formadora. “Os treinamentos são feitos em módulos e, com certificado, os colaboradores já iniciam suas funções nas lojas formadoras para três meses de experiência”, explicou. Quem também compartilhou seu case foi o Grupo SK. A analista de RH Luana Bonfado apresentou a Escola Formadora de Líderes da rede, destacando como a iniciativa contribui para o desenvolvimento e retenção de talentos com perfil de liderança.

Participaram do fórum, ainda, representantes do Redeconomia Bom de Preço e da rede associativa SuperMarket.

Ao encerrar o encontro, Michelle Rodrigues ressaltou também o papel da Escola ASSERJ, criada para ampliar o acesso à capacitação profissional no setor, e anunciou os próximos cursos. "O projeto da entidade visa estimular o compartilhamento de conhecimento e oferecer ferramentas de gestão mais eficazes aos supermercados associados", afirmou.

Na próxima terça-feira, 2 de setembro, o Fórum será realizado novamente, desta vez para os associados que não puderam participar nesta sexta-feira.

Com encontros como esse, a ASSERJ reafirma seu compromisso em apoiar as redes supermercadistas na valorização de talentos, na formação de equipes qualificadas e no fortalecimento da gestão de pessoas como diferencial competitivo.